Avançar para o conteúdo principal

Sérgio Sousa conquista Flèche du Sud

Sérgio Sousa conquistou hoje a geral da Flèche du Sud (2.2), dando à Team Vorarlberg a segunda vitória consecutiva da prova luxemburguesa.

A equipa austríaca chegou à edição de 2016 da Flèche du Sud com o objectivo de defender a vitória alcançada no ano transacto com o espanhol Victor de la Parte, que tinha chegado à Team Vorarlberg após um ano na lusa Efapel. A esquadra atingiu o objectivo, levando para casa a vitória da etapa rainha, da geral individual e no colectivo.

Sérgio Sousa vence etapa rainha e geral da Fléche du Sud
(foto Straus)

A vitória da etapa rainha, a quarta jornada de 157,3 km, foi alcançada através de Sérgio Sousa. Num grupo de 30 corredores, o ciclista luso atacou a 40 km do final, obtendo apenas resposta por parte de Serge Dewortelaer (Team Differdange-Losch). Novamente ao ataque, a 6 km da meta Sérgio Sousa desferiu novo golpe, desta feita sem resposta por parte do rival belga, cruzando a linha em Echternach com 29s de vantagem para o segundo classificado Dewortelaer e a mais de 1m do restante pelotão.

Esta vitória trouxe-o à liderança da prova luxemburguesa, partindo para a quinta e derradeira etapa com 14s sobre o alemão Raphael Freienstein (Team Kuota-Lotto). Sérgio Sousa defendeu os segundos de vantagem e conquistou a 67ª edição da Flèche du Sud, sendo o terceiro português a vencer a prova após Francis da Silva em 1984 e Acácio da Silva em 1980. Sérgio Sousa conta este ano com interessantes resultados como 16º na La Méditerranéenne, 16º GP Izola, 16º Porec Trophy e 22º Tour du Loire et Cher.

Esta competição ficou marcada por uma grave queda na terceira etapa, que levou ao cancelamento da mesma. Diversos ciclistas foram levados para o hospital, não correndo perigo de vida nenhum dos corredores como primeiramente foi noticiado, entre eles o português Christiano Batista (Tooltime Preizerdaul).

Nesta corrida esteve também presente o luso Fábio Silvestre (Leopard Cycling Team), iniciando com um 3º lugar a primeira etapa e finalizando com um 5º posto a última etapa, fechando na geral em 76º lugar.
 
Pódio final 67ª Flèche du Sud
(foto @DucalSports)
Team Vorarlberg vence geral individual e por equipas da Flèche du Sud
(foto @DucalSports)
Sérgio Sousa é o 3º português a conquistar
Flèche du Sud (foto Team Vorarlberg)

C. Geral Final
1º Sérgio Sousa (Por) Team Vorarlberg 11:53:39
2º Raphael Freienstein (Ger) Team Kuota-Lotto +14”
3º Serge Dewortelaer (Bel) Team Differdange-Losch +29”
4º Dion Beukeboom (Ned) Parkhotel Valkenburg CT +1:07
5º Twan Van Den Brand (Ned) Cyclingteam Jon Piels +1:11”
6º Mario Vogt (Ger) Germany National Team +1:25”
7º Patrick Schelling (Sui) Team Vorarlberg +1:25”
8º Chris Butler (USA) Cycling Academy Team +1:25”
9º Lachlan Norris (Aus) Drapac Professional Cycling +1:25
10º Sean Mackinnon (Can) Canada +1:25”
76º Fábio Silvestre (Por) Leopard Pro Cycling +21:00
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.