Avançar para o conteúdo principal

André Cardoso, de Portugal para o Mundo

Não é fácil ser ciclista, muito menos ciclista profissional. Se falamos em começar a carreira em Portugal ainda maior se torna a dificuldade de chegar ao patamar do profissionalismo, manter-se na estrada e evoluir para o pelotão internacional. O gondomarense André Cardoso conseguiu tudo isso e chegar ao topo do ciclismo mundial, mantendo-se no WorldTour pelo terceiro ano consecutivo em 2016.

André Cardoso, de 31 anos, tem construído uma carreira em constante crescendo. Um ciclista que nunca desiste dos seus objectivos, fazendo o trabalho de gregário com tal mestria, que se assemelha a um líder vencendo na meta. O percurso profissional começou em Paredes (2006-2008), seguindo-se Tavira (2009-2011), saltando posteriormente para o pelotão internacional pela Pro Continental espanhola Caja Rural (2012-2013) e evoluindo para o WorldTour na norte-americana Garmin-Sharp (2014), actualmente denominada Cannondale-Garmin (2015). Em 2016 continuará na mesma esquadra, onde tem ganho o reconhecimento dos companheiros de equipa e do director Jonathan Vaughters, sobressaindo nas mais duras batalhas pela extraordinária performance aliada ao excepcional trabalho de gregário, como tão bem se evidenciou no Giro d’Itália sob a liderança de Ryder Hesjedal numa actuação inesquecível, que repetiu na Vuelta a España sob a liderança de Andrew Talansky.


Portugal é um pequeno país no mapa do mundo e do ciclismo, mas grande em talentos das duas rodas, não fossemos nós donos de um campeão do mundo como Rui Costa ou de um ícone internacional como foi Joaquim Agostinho. Apesar da dimensão do país e dos avanços e retrocessos verificados neste desporto, a realidade dá-nos a imagem de atletas com uma enorme capacidade de se construírem e reconstruírem enquanto ciclistas, derrubando a barreira da escassez de lugares no pelotão nacional, agarrando com todas as forças a oportunidade de mostrar no escalão de formação as naturais aptidões para alcançar a sonhada entrada numa equipa profissional. Aí chegados, manter-se em competição assegurando ano após ano um lugar no pelotão mostra-se uma árdua tarefa, dado o número reduzido de equipas que o país oferece, embora hoje em dia contemos com seis esquadras continentais. O cumprir objectivos, alcançar bons resultados e sobressair no grupo de corredores tornam-se tarefas cruciais para a permanência na estrada.

André Cardoso reuniu todas estas condições no pelotão nacional, destacando-se no último ano de formação com a vitória da Volta a Portugal do Futuro de 2005, pela equipa do Sport Ciclismo S. João de Ver, e atingindo o ponto máximo enquanto profissional em 2011 ao marcar uma brilhante temporada com a vitória na 10ª etapa da Volta a Portugal, na mítica chegada à Torre, ano em que ficou em 2º na geral e a vitória pertenceu ao companheiro de equipa Ricardo Mestre, somando ainda esse ano um 10º lugar no Tour de Bulgaria.

O interesse internacional não se fez esperar e em Espanha abriram-se as portas da Caja Rural, onde ao longo de dois anos cimentou sem lugar para dúvidas o valor humano e desportivo, que lhe são característicos e que o fizeram voar para a Cannondale-Garmin do WorldTour. Quem conhece André Cardoso evidencia o carácter, simpatia e honestidade com que encara a vida e o ciclismo, desporto no qual se assinala a demarcada forma de se entregar ao trabalho, aos treinos e às exigências da competição. Nestes quatro anos de presença no pelotão internacional tem mantido a performance ao mais alto nível, seja qual for o seu papel na equipa, notabilizando o seu palmarés com destacáveis resultados, entre eles as seis participações nas grandes voltas sempre finalizando no Top 25 da geral, mais precisamente duas presenças no Giro d’Itália [2014 CG20º, 2015 CG21º] e quatro na Vuelta a España [2012 CG21º, 2013 CG16º, 2014 CG25º, 2015 CG18º].

À imagem da elevada qualidade de escalador, André Cardoso tem escalado os degraus do ciclismo com firmeza e atitude ganhadora, esperando-se uma forte temporada de 2016 com passagem pela portuguesa Volta ao Algarve, onde se estreou há dez anos com um 9º lugar em 2006.

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro