Avançar para o conteúdo principal

Bruno Pires ruma à Pro Continental suíça Roth-Skoda

Bruno Pires abraça um novo repto na carreira de ciclista. Em 2016 ruma à terra do bom chocolate, esperando uma saborosa experiência na equipa suíça Roth-Skoda, que vê na vasta experiência do ciclista luso de 34 anos o saber necessário para ajudar a esquadra naquele que será o já confirmado ano de estreia no escalão Pro Continental.

Bruno Pires assina por 2 anos pela equipa suíça Roth-Skoda
(foto facebook Roth-Skoda)

Profissional há mais de uma década, Bruno Pires entrou no mais alto escalão do ciclismo em 2011 pela Leopard-Trek, seguindo-se a Tinkoff-Saxo nos 4 anos posteriores. No final de 2015 fecha-se o ciclo com a equipa russa, mas as pedaladas do ciclista luso estão longe do fim. Apresentam-se novos desafios na sua duradoura carreira desenhada em duas das mais importantes esquadras do WorldTour, bem como anteriormente tinha integrado em Portugal as mais fortes armadas lusitanas.

O anúncio da contratação foi feito pelo próprio Bruno Pires na página oficial de facebook, mostrando-se bastante motivado com a chamada à equipa suíça em franco crescimento: “Nos próximos 2 anos farei parte do novo projecto Roth-Skoda Suíça, que solicitou a licença Pro Continental para 2016. Trata-se de um projecto que tem o objectivo de ir crescendo no ciclismo internacional e ajudar a criar e desenvolver os jovens talentos suíços. Vejo um projecto organizado e com boa estrutura, um grupo jovem mas dinâmico. Sou o corredor mais velho da equipa e, à partida, com mais experiência e é essa experiência que a equipa pede na ajuda a fazer crescer este projecto. Penso que os 12 anos de ciclista profissional e 5 nas melhores equipas do Mundo podem ser uma mais-valia para todos e acho que chegou o momento de ter esse papel, esperando que o consiga fazer. Temos competições importantes como o Tour de Romandie e o Tour de Suisse, mas penso que outras corridas importantes irão convidar a equipa para estar presente, assim como algumas provas em Portugal.”

Fundada em 2011, a Roth-Skoda surgiu com o principal objectivo de promover e desenvolver as aptidões de jovens ciclistas. Desde então, a equipa tem vindo a crescer em qualidade e na obtenção de bons resultados. A natural evolução do projecto passa assim pela licença Pro Continental confirmada pela UCI para 2016. Na bagagem guarda um ano de 2015 com importantes vitórias como o Trofeo Alcide Degasperi em Itália, a 1ª etapa de Boucles de la Mayenne em França, a 2ª etapa na austríaca Oberösterreichrundfahrt, a 2ª etapa na Ronde van Midden-Nederland na Holanda e ainda o ouro no Campeonato Nacional de Contra-relógio sub-23 da Sérvia por Milos Borisavljevic. Entre outros nomes oficialmente divulgados, a equipa suíça garantiu para 2016 a contratação de rostos experientes como o suíço Martin Kohler [ex Drapac e anteriormente corredor da BMC], o austríaco Matthias Krizek [ex Felbermayer e anteriormente Cannondale] e o espanhol David Belda [ex Burgos BH, vencedor de 2 etapas da Volta a Portugal 2014 e vencedor do Tour des Pays de Savoie 2015]. Entre os mais jovens surge o argentino Lucas Gaday [ex Unieuro Wilier Trevigiani e vencedor do Gran Premio della Liberazione 2015], estando a juventude suíça representada por Valentin Baillifard, Dimitri Bussard, Lukas Jaun, Dylan Page, Frank Pasche, Colin Stüssi e Roland Thalmann.

Bruno Pires nunca escondeu a necessidade de busca incessante de motivação, que para si passa não só pelo trabalho de gregário como também pela concretização de resultados pessoais. Como o próprio afirmou numa recente entrevista ao site Velo-Club, essa motivação não foi por si encontrada nos últimos tempos, esperando reencontrá-la na Suíça com a Roth-Skoda, equipa com a qual estará ligado nos próximos 2 anos e onde passará aos mais jovens um legado de experiência e qualidade ciclística.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.