Avançar para o conteúdo principal

Sensações da Volta ao Algarve – 4 Etapa


Mais do que descrever as sensações da quarta etapa da Volta ao Algarve, as palavras de hoje são meras frases soltas de toda a 39ª edição.

A magia do contra-relógio... o deslizar perfeito de Tony Martin até à meta, perfeita conexão entre ciclista e bicicleta.

O público nas estradas... a febre do ciclismo ainda pulsa no povo português, que demonstra a sua paixão à passagem do pelotão.

O eterno Malhão... a luta de cada herói para conquistar a montanha desencadeia um misto de paixão e admiração no espectador.

O efeito das chegadas ao sprint... o coração a pulsar de adrenalina e a torcer para ver o nosso favorito ganhar.

As sempre presentes quedas... parece que sentimos na pele o sofrimento do nosso herói. Palavra de ânimo para David Livramento, Hélder Oliveira e Bruno Silva.

As intermináveis fugas... o esforço de cara ao vento tão poucas vezes recompensado.

Os ciclistas portugueses... Rui Costa, Tiago Machado, Samuel Caldeira e Bruno Sancho estiveram no Top 10 das etapas. Sérgio Paulinho, Bruno Pires, Hugo Sabido, Sérgio Sousa, Ricardo Mestre e Nelson Oliveira lutaram para as fugas terem sucesso.

Os ciclistas estrangeiros em equipas nacionais... Tomás Metcalfe, Alejandro Marque e Arkaitz Durán mostraram as cores das esquadras portuguesas ao enfrentar jornadas em fuga.

As coloridas camisolas... Sérgio Paulinho vestiu a branca da montanha, que terminou no companheiro de equipa Manuele Boaro. Tiago Machado vestiu a rosa de melhor português, conquistada no final por Rui Costa. Hugo Sabido vestiu, lutou e conquistou a azul das metas volantes. Giacomo Nizzolo venceu os pontos e vestiu-se de verde.

As equipas... a WorldTour RadioShack-Leopard impôs-se no colectivo. A continental portuguesa Efapel/Glassdrive brilhou a nível nacional.

Os vencedores do dia... Paul Martens, Theo Bos, Sergio Henao e Tony Martin.

Volta ao Algarve... continuem a lutar pela sua existência!


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...