Avançar para o conteúdo principal

Sensações da Volta ao Algarve – 2 Etapa


Depois de ver as imagens da segunda etapa da Volta ao Algarve, há um momento que me deixou em suspenso... a passagem pelo Autódromo Internacional do Algarve. Há uns meses, quando assistia ao Tour of Utah e o pelotão fez a etapa do contra-relógio individual no Miller Motorsports Park, comentei sobre a possibilidade de uma prova portuguesa fazer o mesmo. Não foi uma etapa inteira, sei que não é inédito no nosso país, mas hoje aconteceu e foi incrível!

Não sei explicar ao certo o que provoca no olhar a passagem do pelotão e de cada bici no asfalto de um autódromo... sei que encanta e não se esquece. Eu não esqueci a luta contra o relógio de cada um dos ciclistas no autódromo americano!

Mas neste dia houve mais um momento... Bruno Sancho a conquistar o terceiro lugar na etapa. Depois de um ano de 2012 onde nem sempre pôde mostrar os seus sprints, afastado alguns meses da estrada por fractura da rótula logo no início da temporada, hoje esteve entre os melhores num pelotão internacional e lutou pela vitória de igual para igual. Um português a brilhar no meio de estrelas internacionais!

Depois de tantas incertezas sobre a sua realização, de tantas dúvidas quanto ao sucesso da 39ª edição, parece que o único pecado da Volta ao Algarve é a falta de transmissão televisiva da corrida. Sem dúvida, uma perda não poder acompanhar cada etapa em directo e ficar apenas com resumos tão pequenos de momentos grandiosos do ciclismo vivido em Portugal.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.