Avançar para o conteúdo principal

Sensações da Volta ao Algarve - 1 Etapa

Sensações que ficaram da primeira etapa da Volta ao Algarve... Posso desenhar o que senti através de dois portugueses: Sérgio Paulinho e Tiago Machado. Dois ciclistas tão distintos, que preencheram por completo o meu olhar neste dia.

O Sérgio Paulinho agarrou a corrida desde o princípio, dando luta para a fuga ter êxito, dando luta para alcançar o prémio de montanha, dando luta para mostrar, a quem não consegue ver uma corrida para além de quem sai vencedor, que ele é muito mais que um fiel gregário... ele é o melhor gregário do pelotão internacional! Entrega-se a cada corrida a 100%, seja para ajudar o seu líder ou para alcançar algo para si, porque o que conta nos dois casos é sempre a equipa. Hoje foi puro espectáculo nas estradas algarvias.

Já o Tiago Machado é a irreverência personificada em ciclista. Ataca quando muitos pensam não ser o momento exacto, coloca-se de cara ao vento quando outros se escondem no pelotão... mas sustem a respiração de qualquer aficionado quando lhes oferece cada golpe de pedal apaixonado, cada segundo que passa e ele está cada vez mais perto de ser o primeiro a cruzar a linha de meta. Como hoje, que esteve tão perto e esse segundo lugar teve o sabor de primeiro para tantos dos seus admiradores.

Mas estas são apenas sensações de quem vive o ciclismo com muita emoção...

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.