Avançar para o conteúdo principal

Pedalar em Segurança é um Direito

Sob o lema "Pedalar em Segurança é um Direito", a Federação Portuguesa de Ciclismo lançou uma campanha para chamar a atenção sobre o número cada vez maior de atropelamentos a ciclistas, tendo como rostos principais David Rosa e Rui Costa.


O tema tem sido recorrente nos últimos tempos, em Portugal e no mundo, mas nunca é demais abordar o tema com exemplos práticos. Deste modo, passo a partilhar uma experiência vivida esta semana na zona onde moro, Loures, habitualmente utilizada para o treino de ciclistas e também por cicloturistas. Apesar de ser apaixonada por bicis, nunca andei de bicicleta e o meu meio de transporte é o automóvel, o que faz com que a minha leitura deste caso seja mais objectiva.

A caminho de Lisboa, pela Nacional 115, estavam dois ciclistas na minha faixa de rodagem e entre seguia mais um automóvel. Contra a lei, os ciclistas circulavam a par... e ainda bem! O condutor que se encontrava à minha frente, impaciente com a 'baixa' velocidade a que pedalavam, por várias vezes tentou ultrapassá-los, chegando ao ponto de quase embater contra eles. No entanto, não ultrapassou... não havia espaço suficiente na estrada para proceder à manobra, porque vinha um camião de grandes dimensões na faixa contrária. Assim que o camião passou por nós, o condutor não perdeu tempo, ultrapassando os ciclistas em aceleração e não dando sequer 1 metro de distância.

Assisto a casos similares a este quase todas as semanas. As altas velocidades praticadas numa estrada nacional, a falta de respeito e a pressa existente numa grande parte dos automobilistas fazem desta campanha, lançada pela Federação, um passo primordial para a sensibilização dos cidadãos e alteração do actual Código da Estrada. Merece divulgação!

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.