Avançar para o conteúdo principal

25ª Volta a Portugal do Futuro promete emoção

A Volta a Portugal do Futuro realiza a sua 25ª edição já nos próximos dias 29 de Junho a 2 de Julho. Os 595,8 km, divididos por 4 etapas, serão o cenário de uma Volta que promete ser bem renhida entre as 12 equipas na estrada.

“A participação exclusiva de equipas com corredores que aspiram chegar à Elite do ciclismo pode proporcionar autênticas reviravoltas classificativas até à meta, em Alcains. Acredito que estejam garantidas as condições para um excelente espectáculo desportivo, assim o empenho e a irreverência do jovem pelotão o permita”, disse Joaquim Gomes, director da prova e vencedor da 1ª edição em 1993.

Percurso completo, aqui.

Dia 29/Junho
Et1, Oliveira de Azeméis » Oliveira do Hospital 146,1 km

A etapa inaugural parte às 11h40 de Oliveira de Azeméis, passando pela Serra do Caramulo a cerca de 70 km do final da jornada. A chegada a Oliveira do Hospital prevê-se para as 15h45, ao final de 146,1 km.

Dia 30/Junho
Et2, Arganil » S. Pedro do Sul (S. Macário) 150,9 km

A Volta apresenta a estreia de Arganil na partida para a segunda jornada, às 11h20 no Parque Urbano do Sub-Paço. Neste dia de etapa rainha, os jovens ciclistas percorrem a jornada mais longa desta edição, 150,9 km com as dificuldades montanhosas da Serra do Buçaco, ao km 60, e o final na categoria especial da Serra de S. Macário, a 996m de altitude, onde se prevê a chegada pelas 15h40.

Dia 01/Julho
Et3, Tondela » Sabugal 150,6 km

O pelotão parte de Tondela, às 11h30, para um total de 150,6 km nesta terceira etapa com passagem pela Serra da Estrela. Na vertente Gouveia – Penhas Douradas, os Sub-23 superam uma 1ª categoria ao km 75, encontrando posteriormente à falta de 13 km para a meta a 3ª categoria na Aldeia Histórica da Sortelha, terminando o dia no Sabugal por volta das 15h40.

Dia 02/Julho
Et4, Sabugal » Alcains 148,2 km

A quarta e última etapa leva os jovens promissores numa viagem de 148,2 km. A partida é dada no Sabugal às 11h45, Município Embaixador do Ciclismo, estando a chegada prevista para as 15h30 na vila de Alcains, em Castelo Branco.

Equipas e Camisolas
Na 25ª Volta a Portugal do Futuro estão em disputa 4 camisolas: Amarela Liberty Seguros pela classificação geral, Preta Kia pela classificação por pontos, Castanha Delta Cafés pela classificação da montanha e Branca RTP pela classificação da juventude.

Na estrada vão estar 12 equipas, com o mínimo de cinco corredores e o máximo de oito, entre os 19 e os 23 anos, feitos até 1 de Janeiro de 2017:
Jorbi-Team José Maria Nicolau (Por)
Liberty Seguros-Carglass (Por)
Maia (Por)
Miranda-Mortágua (Por)
Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade (Por)
Sicasal-Constantinos-Delta Cafés (Por)
Aldro Team (Esp)
Cafés Baqué-BH (Esp)
Fundación Euskadi (Esp)
Equipo Lizart (Esp)
Delko Marseille (Fra)
Selecção Sub-23 Luxemburgo (Lux)

Palmarés da Volta a Portugal do Futuro
2016 Wilson Enrique Rodríguez (Col) Boyacá Raza de Campeones
2015 Julen Amezqueta (Esp) Cafés Baqué
2014 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros-Feira-KTM
2013 António Carvalho (Por) LA Alumínios-Antarte
2012 Rafael Silva (Por) Liberty Seguros-Feira-Specialized
2011 Joni Brandão (Por) Liberty Seguros-Sta. Maria da Feira
2010 Alexander Ryabkin (Rus) Caja Rural
2009 Marco Cunha (Por) Aluvia
2008 João Benta (Por) S. Maria da Feira
2007 José Mendes (Por) Benfica
2006 Filipe Cardoso (Por) Sta. Maria da Feira
2005 André Cardoso (Por) S. João de Ver
2004 João Cabreira (Por) S. João de Ver
2003 Daniel Moreno (Esp) Alcosto
2002 Pablo de Pedro (Esp) Gondomar CC
2001 Marco Morais (Por) Barbot-Torrié
2000 Pedro Costa (Por) Barbot-Torrié
1999 Oscar Pereiro (Esp) Águas Mandariz
1998 José Azevedo (Por) Maia-Cin
1997 Matias Cagicas (Esp) Estepona
1996 José Luis Rebollo (Esp) Porcelanatto
1995 Quintino Rodrigues (Por) Sicasal-Acral
1994 Paulo Ferreira (Por) Sicasal-Acral
1993 Joaquim Gomes (Por) Recer-Boavista


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.