Avançar para o conteúdo principal

Sam Bennett conquista primeira vitória WorldTour para BORA-hansgrohe

Sam Bennett, companheiro do campeão nacional José Mendes, conquistou para a BORA-hansgrohe a primeira vitória WorldTour da temporada na terceira etapa da competição francesa Paris-Nice. No final ao sprint, o ciclista irlandês deixou atrás de si o norueguês Alexander Kristoff (Katusha-Alpecin) e o alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo).

O triunfo de Sam Bennett em Chalon-Sur-Saône (© BORA-hansgrohe / Stiehl Photography)

A jornada decorreu entre Chablis e Chalon-Sur-Saône, ao longo de 190 km, com uma fuga que chegou a ter perto de 8 minutos de vantagem. Assim que as equipas dos sprinters tomaram o comando do pelotão, essa vantagem foi sendo reduzida para 4 minutos na primeira subida em Côte de Grandmont (km 128) e para 1 minuto na segunda e última escalada em Côte de Charrecey, a 25 km do final. Nos decisivos 3 km, a fuga já tinha sido alcançada, rumando o pelotão para um final ao sprint.

A esquadra BORA-hansgrohe pedalou arduamente para alcançar a vitória, primeiramente com o trabalho de Michael Kolar e depois Juraj Sagan, culminando com Patrick Konrad a 500m. Sam Bennett finalizou o trabalho dos companheiros com o definitivo ataque a 200m da linha, que o fez obter a sua primeira vitória WorldTour.

“Perseguia essa primeira vitória WorldTour há já algum tempo e sinto agora um grande alívio. Os rapazes fizeram um trabalho incrível. Primeiro, Michael e Juraj trouxeram-me para a frente e depois, à falta de 500m, Patrick veio com muita velocidade. Consegui ficar na sua roda e nesse momento fiquei perfeitamente posicionado à falta de 300m. Lancei o meu sprint a 200m e sempre senti que podia ganhar. É óptimo ter essa vitória. Sofri imenso o ano passado no Tour de France, depois da minha queda na primeira etapa, mas aguentei e fui até Paris. Penso que terminar esse Grand Tour trouxe-me para outro nível”, declarou Sam Bennett.

José Mendes encontra-se com a equipa BORA-hansgrohe na competição francesa, oucpando após a terceira etapa o 155º lugar na geral. Paris-Nice termina no próximo dia 12 e é liderada até ao momento pelo francês Arnaud Démare (FDJ).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.