Mário Costa e Joana Monteiro vencem 1ªprova Taça de Portugal CX

A prova de abertura da Taça de Portugal de Ciclocrosse foi ganha pelos vice-campeões nacionais Mário Costa e Joana Monteiro, elites da equipa ASC-Focus Team-Vila do Conde. Estiveram presentes na manhã deste domingo um total de 133 atletas das diversas categorias.

Vouzela recebeu a primeira das cinco provas pontuáveis da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Num circuito de cerca de 2 km, a corrida masculina de elites foi bastante renhida, mostrando-se mais forte Mário Costa ao agarrar o triunfo por 11s sobre o campeão nacional Vítor Santos (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão). Em 3º terminou Fábio Ribeiro (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep), a 31s. Em prova esteve também o ciclista de estrada Fábio Mansilhas (Anicolor), que terminou no 13º lugar a 5m46s.

Na corrida de elites femininas, a campeã nacional de XCO Joana Monteiro conquistou o triunfo com a larga vantagem de 1m56s sobre Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) e 2m59s de Ana Vale (Batotas-Ponte de Lima).

Na prova que une sub-23 e juniores femininas, a campeã nacional sub-23 Marta Branco (Maiatos-Reabnorte-BikeZone) saiu vitoriosa desta primeira prova, seguindo-se na meta Jéssica Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) a 30s e Cláudia Costa (Maiatos-Rabnorte-BikeZone) a 3m23s.

Entre os juniores masculinos, o mais forte na meta foi Carlos Salgueiro (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep). Em 2º cruzou a linha Hélder Gonçalves (Seiisa-MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact), a 30s, e em 3º Abel Alvarez (Maceda CC), a 1m01s.

Na prova de cadetes, o triunfo sorriu a Tiago Sousa (ASC-Focus Team-Vila do Conde), deixando a 1m05s Lucas Braga (Seissa-MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact) e a 1m06s o companheiro Pedro Silva. Nas femininas, Ana Santos (ASC-Focus Team-Vila do Conde) foi a vencedora diante de Daniela Campos (BTT Loulé-BPI), a 52s, e Rafaela Ramalho (Escola BTT Matosinhos), a 2m37s.

Em master 30, o campeão nacional Rúben Nunes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) agarrou a vitória, deixando a 2m06s Paulo Soares (Individual) e a 2m11s Hélder Nogueira (Santa Cruz-Bicicastro). Também em master 40 a vitória recaiu sobre o campeão nacional António Sousa (ProRebordosa-Garrafeira Gomes-Oforsep), deixando a 42s Marco Macedo (Saertex Portugal-Edaetech) e a 1m00s Rui Torpes (Individual). Em master 50, o triunfo pertenceu a Rodolfo Lopes (EDV-VianaCycles-EntrePortas-MyPharma), a 1m10s de António Marques (Azuribike Mangualde Team) e a 1m32s de Arlindo Silva (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão).

Em master femininas, a vitória sorriu a Marina Leitão (Vasconha BTT Vouzela), deixando a 25s Montserrat Alonso (CC Rias Baixas) e a 33s Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde).

Não pontuando para o ranking da Taça, também os juvenis estiveram presentes a fim de cativar os mais novos para a vertente do Ciclocrosse. A vitória ficou nas mãos de João Cruz (ASC-Focus Team-Vila do Conde), por 33s sobre Miguel Pedroso (Tomatubikers-Toyota-Macedo & Macedo) e 1m14s sobre Tomás Midão (IdealKorpus-Penafiel Bike Clube).

Na categoria promoção, venceu Mauro Silva (Vasconha BTT Vouzela) diante do companheiro Rui Fernandes, a 48s, e Pedro Martins (Clube do Pessoal EDP-Seia), a 1m09s.

A segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse realiza-se a 27 de Novembro, em Torre de Dona Chama (Mirandela).

Resultados completos aqui
 
Mário Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde)
(foto FPC)
______
Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário