Liliana Jesus: “Estou muito feliz por sagrar-me vencedora da Taça”

Liliana Jesus (5Quinas-Município de Albufeira) sagrou-se a grande vencedora em elite da Taça de Portugal Femininas. A última prova em Setúbal viu triunfar na meta a campeã nacional Daniela Reis (DN17 Poitou-Charentes).

Setúbal recebeu a quarta e última prova da Taça de Portugal Femininas 2016. Com partida e chegada no centro da cidade, elites e juniores pedalaram 68,1 km, cadetes e masters 38,2 km.

Em elites, Daniela Reis repetiu o triunfo alcançado na prova inaugural e triunfou isolada na meta, seguindo-se no pódio da jornada Celina Carpinteiro (5Quinas-Município de Albufeira) e Rita Soares (Quinta da Arcas-Jetclass-Xarão-Santa Cruz).

Nas contas finais da Taça elites, Liliana Jesus brilhou no lugar mais alto do pódio, ficando em segundo Daniela Reis e em terceiro Irina Coelho (5Quinas-Município de Albufeira).

ÁLBUM COMPLETO AQUI

Pódio Taça elites: 1ª Liliana Jesus,
2ª Daniela Reis, 3ª Irina Coelho

No final do dia, Liliana Jesus mostrou-se satisfeita com esta importante vitória: “Esta quarta prova foi aqui na minha cidade. Estou muito feliz por sagrar-me vencedora da Taça, apesar de hoje não ter vencido a etapa. Mas hoje não era esse o objectivo. O objectivo era ajudar a minha colega, foi conseguido e estou muito feliz”, afirmou ao Cycling & Thoughts.

Liliana fez-nos uma análise das provas disputadas: “A primeira prova foi muito bem organizada, em Cascais. Foi uma prova muito rolante e quem venceu na altura foi a Daniela Reis. Depois tivemos uma em Roriz, foi aquela que eu menos gostei atendendo ao percurso seleccionado. Penso que merecemos cada vez melhores percursos, porque o nosso ciclismo feminino está a crescer e convém olharmos para os percursos para motivar cada vez mais mulheres a participar. A terceira prova foi na Trofa, uma prova muito completa e muito bem organizada.”

A equipa 5Quinas-Município de Albufeira tem-se mostrado um projecto com bons alicerces no que respeita à aposta no ciclismo feminino. Liliana Jesus afirma: “A 5Quinas foi um projecto que se iniciou o ano passado, por muito amor à camisola, muito amor a este desporto. Eu acompanho as fundadoras [Celina Carpinteiro e Orieta Oliveira] desde o seu início e sei bem o amor que elas lhe têm. Acho que a nossa equipa nos tem dado muita visibilidade e tem incentivado cada vez mais mulheres a aparecer, o que é fundamental. Precisamos de mais mulheres a correr e que o nosso ciclismo cresça, para quando somos confrontadas com provas fora de Portugal não recebermos uma surpresa e estarmos melhor preparadas e ao nível das outras ciclistas.”

“Desde que comecei a andar de bicicletas, noto um crescimento cada vez maior. Nós próprias criamos visibilidade. A minha equipa fez muito, tem trabalhado muito nesse sentido e realmente começa-se a ver um pouco de olhar sobre nós. Ainda temos muito percurso a percorrer, há muito trabalho, que passa por melhorar os percursos e aumentar o número de provas, porque só temos quatro e se compararmos com outros países são poucas. Precisamos de mais competitividade, mais provas, melhores percursos, melhores cuidados para com as nossas provas”, concluiu Liliana Jesus em entrevista ao Cycling & Thoughts.

A equipa 5Quinas-Município de Albufeira venceu em praticamente todos os escalões, com Raquel Silva e Lisa Torpes a triunfarem na meta e na geral da Taça, respectivamente em cadetes e masters. O escalão júnior foi a excepção, com o triunfo da jornada e da geral da Taça a pertencer a Soraia Silva (Bairrada).


Resultados completos aqui

Pelotão feminino a postos para a partida da última prova
da Taça de Portugal Femininas 2016

Cadete Raquel Silva e master Lisa Torpes triunfam nos seus escalões

Daniela Reis triunfa na meta em elites

Soraia Silva agarra o triunfo em Juniores

Pódio cadetes 4ª prova: 1ª Raquel Silva,
2ª Jéssica Costa, 3ª Nádia Henriques

Pódio masters 4ª prova: 1ª Lisa Torpes,
2ª Liliana Lopes, 3ª Orieta Oliveira

Pódio juniores 4ª prova: 1ª Soraia Silva,
2ª Beatriz Lopes, 3ª Ana Marçal

Pódio elites 4ª prova: 1ª Daniela Reis,
2ª Celina Carpinteiro, 3ª Rita Soares

Pódio cadetes Taça: 1ª Raquel Silva,
2ª Nádia Henriques, 3ª Jéssica Costa

Pódio masters Taça: 1ª Lisa Torpes,
2ª Liliana Lopes, 3ª Filomena Paulo

Pódio juniores Taça: 1ª Soraia Silva,
2ª Beatriz Lopes, 3ª Maria Martins

5Quinas-Município de Albufeira domina Taça de Portugal 2016

______
Resultados completos aqui

2 comentários:

  1. Helena muito obrigada pela reportagem e foto reportagem, juntos cresceremos em grande qualidade. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns a toda a equipa pela vitória e por todo o trabalho de crescimento do ciclismo feminino luso. Beijinhos!

      Eliminar