Avançar para o conteúdo principal

Liliana Jesus: “Estou muito feliz por sagrar-me vencedora da Taça”

Liliana Jesus (5Quinas-Município de Albufeira) sagrou-se a grande vencedora em elite da Taça de Portugal Femininas. A última prova em Setúbal viu triunfar na meta a campeã nacional Daniela Reis (DN17 Poitou-Charentes).

Setúbal recebeu a quarta e última prova da Taça de Portugal Femininas 2016. Com partida e chegada no centro da cidade, elites e juniores pedalaram 68,1 km, cadetes e masters 38,2 km.

Em elites, Daniela Reis repetiu o triunfo alcançado na prova inaugural e triunfou isolada na meta, seguindo-se no pódio da jornada Celina Carpinteiro (5Quinas-Município de Albufeira) e Rita Soares (Quinta da Arcas-Jetclass-Xarão-Santa Cruz).

Nas contas finais da Taça elites, Liliana Jesus brilhou no lugar mais alto do pódio, ficando em segundo Daniela Reis e em terceiro Irina Coelho (5Quinas-Município de Albufeira).

ÁLBUM COMPLETO AQUI

Pódio Taça elites: 1ª Liliana Jesus,
2ª Daniela Reis, 3ª Irina Coelho

No final do dia, Liliana Jesus mostrou-se satisfeita com esta importante vitória: “Esta quarta prova foi aqui na minha cidade. Estou muito feliz por sagrar-me vencedora da Taça, apesar de hoje não ter vencido a etapa. Mas hoje não era esse o objectivo. O objectivo era ajudar a minha colega, foi conseguido e estou muito feliz”, afirmou ao Cycling & Thoughts.

Liliana fez-nos uma análise das provas disputadas: “A primeira prova foi muito bem organizada, em Cascais. Foi uma prova muito rolante e quem venceu na altura foi a Daniela Reis. Depois tivemos uma em Roriz, foi aquela que eu menos gostei atendendo ao percurso seleccionado. Penso que merecemos cada vez melhores percursos, porque o nosso ciclismo feminino está a crescer e convém olharmos para os percursos para motivar cada vez mais mulheres a participar. A terceira prova foi na Trofa, uma prova muito completa e muito bem organizada.”

A equipa 5Quinas-Município de Albufeira tem-se mostrado um projecto com bons alicerces no que respeita à aposta no ciclismo feminino. Liliana Jesus afirma: “A 5Quinas foi um projecto que se iniciou o ano passado, por muito amor à camisola, muito amor a este desporto. Eu acompanho as fundadoras [Celina Carpinteiro e Orieta Oliveira] desde o seu início e sei bem o amor que elas lhe têm. Acho que a nossa equipa nos tem dado muita visibilidade e tem incentivado cada vez mais mulheres a aparecer, o que é fundamental. Precisamos de mais mulheres a correr e que o nosso ciclismo cresça, para quando somos confrontadas com provas fora de Portugal não recebermos uma surpresa e estarmos melhor preparadas e ao nível das outras ciclistas.”

“Desde que comecei a andar de bicicletas, noto um crescimento cada vez maior. Nós próprias criamos visibilidade. A minha equipa fez muito, tem trabalhado muito nesse sentido e realmente começa-se a ver um pouco de olhar sobre nós. Ainda temos muito percurso a percorrer, há muito trabalho, que passa por melhorar os percursos e aumentar o número de provas, porque só temos quatro e se compararmos com outros países são poucas. Precisamos de mais competitividade, mais provas, melhores percursos, melhores cuidados para com as nossas provas”, concluiu Liliana Jesus em entrevista ao Cycling & Thoughts.

A equipa 5Quinas-Município de Albufeira venceu em praticamente todos os escalões, com Raquel Silva e Lisa Torpes a triunfarem na meta e na geral da Taça, respectivamente em cadetes e masters. O escalão júnior foi a excepção, com o triunfo da jornada e da geral da Taça a pertencer a Soraia Silva (Bairrada).


Resultados completos aqui

Pelotão feminino a postos para a partida da última prova
da Taça de Portugal Femininas 2016

Cadete Raquel Silva e master Lisa Torpes triunfam nos seus escalões

Daniela Reis triunfa na meta em elites

Soraia Silva agarra o triunfo em Juniores

Pódio cadetes 4ª prova: 1ª Raquel Silva,
2ª Jéssica Costa, 3ª Nádia Henriques

Pódio masters 4ª prova: 1ª Lisa Torpes,
2ª Liliana Lopes, 3ª Orieta Oliveira

Pódio juniores 4ª prova: 1ª Soraia Silva,
2ª Beatriz Lopes, 3ª Ana Marçal

Pódio elites 4ª prova: 1ª Daniela Reis,
2ª Celina Carpinteiro, 3ª Rita Soares

Pódio cadetes Taça: 1ª Raquel Silva,
2ª Nádia Henriques, 3ª Jéssica Costa

Pódio masters Taça: 1ª Lisa Torpes,
2ª Liliana Lopes, 3ª Filomena Paulo

Pódio juniores Taça: 1ª Soraia Silva,
2ª Beatriz Lopes, 3ª Maria Martins

5Quinas-Município de Albufeira domina Taça de Portugal 2016

______
Resultados completos aqui

Comentários

  1. Helena muito obrigada pela reportagem e foto reportagem, juntos cresceremos em grande qualidade. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns a toda a equipa pela vitória e por todo o trabalho de crescimento do ciclismo feminino luso. Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.