Avançar para o conteúdo principal

José Gonçalves, vitória inédita na Turquia

O português José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) alcançou este domingo a vitória inédita do 52º Presidential Cycling Tour of Turkey (2.HC). Aos 27 anos, Gonçalves entra para a história como o primeiro ciclista luso a conquistar a geral da prova por etapas na Turquia.

Criado em 1963 sob a designação Marmara Tour, apenas para participação nacional, o Presidential Cycling Tour of Turkey ganhou dimensão na primeira edição internacional de 1965, tomando desde 1968 a actual designação. Nunca nas suas 51 edições anteriores um português tinha conquistado o mais alto lugar do pódio. José Gonçalves entra assim para a história, sucedendo no palmarés da prova ao croata Kristijan Durasek (Lampre-Merida).

Ao longo das oito etapas da edição de 2016, entre o tiro de partida em Istambul e o cair do pano em Selcuk, a espanhola Caja Rural-Seguros RGA funcionou como um bloco coeso e bastante forte, impondo-se no primeiro lugar da classificação por equipas no final dos 1265,7 km, finalizando com quatro corredores no Top 10 da geral. O trio luso da esquadra espanhola terminou, para além da vitória de José Gonçalves, com Ricardo Vilela em 11º e Domingos Gonçalves em 36º, imprescindíveis no apoio à conquista da geral.

A equipa dos irmãos Gonçalves e de Vilela esteve na liderança da prova turca desde o final da terceira etapa, em Konya. Primeiramente com Pello Bilbao e de seguida com José Gonçalves desde o final da sexta etapa, em Elmali. O grupo somou ainda duas vitórias em etapas, com os espanhóis Pello Bilbao e Jaime Rosón.

José Gonçalves continua deste modo a impôr o seu nome e o seu valor no pelotão internacional, onde entrou em 2013 com a francesa La Pomme Marseille e permanece desde 2015 com a Caja Rural-Seguros RGA.
 
José Gonçalves conquista Tour of Turkey
(foto www.tourofturkey.org.tr/ENG)
Caja Rural-Seguros RGA na Turquia
(foto www.tourofturkey.org.tr/EN)

C. Geral Final
1º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA 32:31:35
2º David Arroyo (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +18”
3º Nikita Stalnov (Kaz) Astana City +56”
4º Lluís Mas (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +2:13”
5º Adam Hansen (Aus) Lotto Soudal +4:46”
6º Gregory Henderson (Aus) Lotto Soudal +6:46”
7º Stig Broeckx (Bel) Lotto Soudal +9:22”
8º Gert Dockx (Bel) Lotto Soudal +12:46”
9º Jaime Rosón (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +12:58”
10º Mauro Finetto (Ita) Unieuro Wilier +13:08”
11º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +13:34”
36º Domingos Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +39:25"
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.