Et3 GP Beiras: etapa rainha e geral para Joni Brandão

Joni Brandão (Efapel) venceu a etapa rainha no alto das Penhas da Saúde e conquistou o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. Sergio Pardilla (Caja Rural-Seguros RGA) e Edgar Pinto (Selecção Nacional) completaram o pódio da etapa e da geral.

Joni Brandão, grande vencedor do
GP Beiras e Serra da Estrela (© HelenaDias)

A terceira e última jornada ligou a Guarda às Penhas da Saúde em 194,1 km. A etapa rainha serviu ao pelotão de 103 corredores duas primeiras categorias bem conhecidas de quem pedala ou acompanha a Volta a Portugal: a subida à Torre (km 119,5) e às Penhas da Saúde, esta a coincidir com a meta.

A fuga do dia formou-se logo aos primeiros quilómetros com o primeiro camisola amarela desta edição inaugural Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), juntamente com Thomas Baylis (One Pro Cycling), Diego Milan (Inteja-MMR) e os ciclistas das equipas lusas David de la Fuente (Sporting CP-Tavira), Ricardo Vale (Rádio Popular-Boavista) e Samuel Caldeira (W52-FC Porto).

Como se esperava, a primeira escalada do dia transformou por completo a corrida, levando ao fim da fuga. Na frente destacou-se o internacional luso José Mendes, da Bora-Argon18 a correr pela Selecção Nacional, que coroou o alto isolado na frente, com pouco mais de um minuto para os perseguidores, entre eles o líder da geral Luca Wackermann (Nasr-Dubai). Restavam 74 km e a dura subida final até à meta.

Pelo terceiro dia consecutivo, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) destacou-se pela persistência de estar na frente, chegando a José Mendes a 46 km do final e seguindo em solitário à falta de 25 km.

Ao longo da derradeira subida Alarcón viu chegar à sua companhia Sergio Pardilla (Caja Rural-Seguros RGA), Heiner Parra (Boyaca Raza de Campeones), Joni Brandão e Henrique Casimiro (Efapel).

Nas rampas das Penhas da Saúde, a luta foi cerrada com Joni Brandão a ganhar uma curta vantagem sobre Pardilla, seguido de Edgar Pinto (Selecção Nacional).

Joni Brandão aguentou a perseguição ao longo dos 3 km finais, mantendo uma vantagem suficiente para triunfar isolado na meta da etapa rainha e agarrar também a vitória da geral individual da 1ª edição do GP Beiras e Serra da Estrela. A estrela da Efapel junta a esta vitória o pódio inédito alcançado esta temporada na Vuelta Castilla y León.

O 2º lugar do pódio ficou para Sergio Pardilla (Caja Rural-Seguros RGA) e o 3º lugar ficou nas mãos do internacional Edgar Pinto, da Skydive Dubai-Al Ahli Club a correr com as cores da Selecção Nacional. O italiano Luca Wackermann (Nasr-Dubai) pisou o risco em 6º, descendo da liderança para o mesmo 6º lugar na geral final.

Nas classificações secundárias, Rui Vinhas triunfou na montanha, o companheiro Raúl Alarcón nas metas volantes e a equipa de ambos W52-FC Porto venceu no colectivo, seguida da Caja Rural-Seguros RGA e LA Alumínios-Antarte. Entre os mais jovens, Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) agarrou a camisola branca da juventude, seguido de Roller Camilo Diagama (Boyacá Raza de Campeones), dos lusos ao serviço da Selecção Rui Oliveira, Tiago Ferreira, Venceslau Fernandes e a fechar no 6º lugar Júlio Gonçalves (Sporting CP-Tavira).

Do pelotão inicial de 112 corredores terminaram 62, sendo o lanterna vermelha o ucraniano Yehor Dementyev (ISD-Jorbi Continental Team).

Resultados Et3
1º Joni Brandão (Por) Efapel 5:19:49
2º Sergio Pardilla (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +37”
3º Edgar Pinto (Por) Selecção Nacional +1:29”
4º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +2:19”
5º Heiner Parra (Col) Boyaca Raza de Campeones +2:33”
6º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai +2:53”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:02”
8º Danilo Celano (Ita) Amore & Vitta-Selle SMP +3:07”
9º Henrique Casimiro (Por) Efapel +3:10”
10º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +3:34”

C. Geral Final
1º Joni Brandão (Por) Efapel 13:40:58
2º Sergio Pardilla (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +43”
3º Edgar Pinto (Por) Selecção Nacional +1:37”
4º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +2:31”
5º Heiner Parra (Col) Boyaca Raza de Campeones +2:45”
6º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai +2:53”
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +3:14”
8º Henrique Casimiro (Por) Efapel +3:21”
9º João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +3:46”
10º Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +3:47”
Resultados completos aqui
______

Sem comentários:

Enviar um comentário