Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Diogo Barbosa: “Correr o Tour de France é a minha maior ambição”


O corredor Diogo Barbosa corre, pelo segundo ano consecutivo, na Caja Rural-Seguros RGA amateur. Na equipa espanhola tem ganho novos horizontes e tem também acumulado a experiência de correr no pelotão internacional sub-23. Com apenas 19 anos, é uma das promessas do ciclismo luso, que procura vingar e construir uma carreira a nível internacional.
 
(© Facebook Diogo Barbosa)

Em termos competitivos, Diogoainda não deu a pedalada de saída ao ano de 2020: “Este ano ainda não fiz nenhuma corrida, porque no dia 3 de Dezembro de 2019 tive um acidente enquanto treinava. Fui atropelado por um carro e estive parado a recuperar até ao final de Fevereiro.”

Os primeiros meses do ano ficaram marcados pelo surgimento do novo coronavírus, que levou à paragem de todas as competições e ao decretamento do ‘Estado de Emergência’ em diversos países, incluindo Portugal, levando a uma mudança de comportamento por parte da população e os ciclistas não foram excepção. Sobre este tema, Diogo Barbosa refere que “Estou situado no Norte do país, no Porto. Estou um pouco inseguro e desconfortável, visto que o futuro está muito incerto. Enquanto ciclista, estou a treinar com todas as devidas precauções. É a única coisa que me faz sair de casa: sair para treinar.”

Como muitos seguidores da modalidade sabem, Diogo é filho de um dos maiores ciclistas portugueses de todos os tempos, Cândido Barbosa, que actualmente é um exímio organizador de algumas corridas profissionais e granfondos. Com a obrigatória paragem de todas as actividades desportivas, Diogo manifesta que “Esta fase é complicada para todos nós. É normal que o meu pai acabe por ser 100% afectado com isto, porque todos os seus eventos desportivos foram suspensos. Mas penso que, nesta fase, isso não é o mais importante.”
 
Diogo com o pai Cândido (©Facebook Diogo Barbosa)

Nesta que é a segunda época ao serviço da equipa espanhola, Diogo faz-nos um pequeno balanço: “Até ao momento, está a ser uma experiência que, para o meu futuro, penso que irá ajudar-me bastante. Sendo este o meu segundo ano na Caja Rural-Seguros RGA, tenho uma responsabilidade maior e outros objectivos. Um deles é o Giro d’Italia sub-23... o mesmo que ainda não se sabe se se irá realizar.”

Sobre os planos para este ano a nível de competição, Diogo confessa que “Após o acidente, os meus planos mudaram. Tive que estar parado alguns meses, tendo em vista começar apenas a correr a meados de Maio. Após me ser dada mais responsabilidade por parte dos directores desportivos, tinha como objectivos lutar por algumas corridas em Espanha, ir ao Giro e também o objectivo pessoal dos Campeonatos Nacionais.”

Quanto às maiores ambições no ciclismo, dispara: “Sem dúvida alguma, correr o Tour de France é a minha maior ambição. Mas algo mais próximo, adoraria ir correr para a Hagens Berman Axeon”, desvenda Diogo Barbosa.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.