Avançar para o conteúdo principal

Ricardo Marinheiro e Ana Rita Vigário triunfam em Capela

O campeão nacional Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte) e a vencedora da Taça de Portugal 2016/2017 Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) venceram em elites a prova inaugural do Open Sentir Penafiel de Ciclocrosse, em Capela.


O Troféu, constituído por três provas pontuáveis, abriu com uma primeira corrida celebrada no Parque de Merendas de Capela, num circuito delineado em 2,5 km. Em prova estiveram 11 escalões, num total de 108 atletas.

Em Elite/Sub-23, Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte) imperou sobre a dupla Vítor Santos e Bruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), a 37 e 55 segundos. Do lado feminino, Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) estreou a camisola verde e branca com uma vitória isolada, a 3 minutos de Cecília Araújo (Individual).

Nota para a participação dos ciclistas de estrada, o campeão nacional de fundo sub-23 Francisco Campos (Miranda-Mortágua), 8º na meta, o companheiro Jorge Magalhães, em 10º lugar, e Márcio Barbosa (ACDC Trofa), que finalizou em 12º.

Nos escalões mais jovens, a vitória ficou na equipa ASC/Focus Team-Vila do Conde. Em júnior com Ricardo Pereira e a Jéssica Costa, em cadetes com João Cruz e Ana Santos.

Em master 30, a equipa de Vila do Conde continuou a senda de vitórias com Rúben Nunes, ficando em terceiro o companheiro de equipa Manuel Lopes e em segundo Rogério Matos (Rompe Trilhos- APCar).

Em master 40, a vitória coube a Hugo Moreira (Pódio), seguido de José González (Codigo Atlantico) e António Sousa (Individual).

Em master 50, o triunfo foi espanhol pelos pedais de Mario Solla (CC Padronés Cortizo-Anova), completando o pódio António Moreira (Custoiascycling) e Javier Carrera (Spol).

Em master femininas, Marina Leitão (VasconhaBTT/Vouzela) imperou sobre Montserrat (Saertex Edaetech Portugal) e Adelaide Lopes (Jonis Bike Team).

Em juvenis, correndo em simultâneo masculinos e femininas, venceu Tomás Carvalho (Maiatos-Reabnorte), seguido de Rafael Sousa (BMC/Sram/Póvoa de Varzim) e Mariana Líbano (Maiatos-Reabnorte).

A segunda prova do Troféu Open Sentir Penafiel, de Ciclocrosse, realiza-se em Santiago a 5 de Novembro.


Vencedores da 1ª prova do Open Sentir Penafiel (© Facebook da prova)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...