Avançar para o conteúdo principal

Revelado percurso do Tour de France 2018

A 105ª edição do Tour de France foi hoje apresentada no Palácio dos Congressos, em Paris, perante uma plateia de cerca de 4000 convidados. Repleta de novidades, a prova será disputada de 7 a 29 de Julho de 2018.


Entre os ilustres convidados estiveram presentes Alberto Contador, Romain Bardet, Mark Cavendish, Warren Barguil, Thibaut Pinot, Arnaud Démare e Chris Froome, vencedor de quatro edições. Pela primeira vez entregue na apresentação do Tour, o ciclista britânico recebeu o Vélo d’Or 2017, troféu da Vélo Magazine votado por um júri internacional de 18 jornalistas. Froome arrecadou mais votos, tendo Tom Dumoulin e Peter Sagan completado o Top 3.

Voltando ao percurso da Grande Boucle, a entidade organizadora ASO preparou inúmeras novidades e dificuldades para 2018: passagem pelo pavé de Roubaix em 21,7km; subida de Plateau des Glières na etapa de Grand-Bornand; regresso a Alpe d’Huez; entrada nos Pirenéus com curta etapa de 65km; contra-relógio individual de 31km nas inclinadas estradas do País Basco ao penúltimo dia. No total, serão pedalados 3329km em 21 etapas, fazendo desta uma das edições mais curtas em quilometragem do século XXI.

De acordo com o director da prova, Christian Prudhomme: “Quisemos enfatizar a variedade de etapas e de percursos que podem ser decisivos, combinando simultaneamente subidas lendárias com novas ascensões ou formatos ultra-dinâmicos, a fim de proporcionar uma visão moderna e inspiradora do ciclismo.”

A 105ª edição contará com um pelotão mais reduzido, de 176 corredores, que partirá a 9 de Julho da região de Pays de Loire, em Vendée, surgindo na terceira etapa o único contra-relógio por equipas, de 35km, em Cholet. Nesta primeira semana, o Tour passa pela região da Bretanha, terminando a quinta etapa em Quimper, antes de pisar por duas vezes o Mûr-de-Bretagne ao final da sexta etapa. Antes do dia de descanso, será a vez de enfrentar o empedrado de Roubaix com 15 sectores.

A segunda semana entra nos Alpes, finalizando a décima etapa em Le Grand Bornand, seguida da chegada a La Rosiére e a 12ª etapa no regressado Alpe d’Huez, onde já triunfou Joaquim Agostinho, em 1979. Um etapa plana com final em Valence e de chegada em alto a Mende antecedem o segundo dia de descanso, em Carcassone.

Na terceira e derradeira semana, espera-se uma verdadeira batalha nos Pirenéus. A 16ª jornada chega a Bagnères-de-Luchon, seguida de etapa explosiva de somente 65km com final no estreante Col de Portet (2212m). Pau recebe o final da 18ª etapa, seguindo-se uma jornada de 200km entre Lourdes e Laruns, passando por Col du Tourmalet e Col d’Aubisque. O contra-relógio individual no penúltimo dia, entre Saint-Pée-sur-Nivelle e Espelette, servirá para acabar com qualquer dúvida sobre quem o vencedor da 105ª edição, que será coroado no dia seguinte, no final da 21ª etapa nos famosos Campos Elísios, em Paris, a 29 de Julho. 


PERCURSO TOUR DE FRANCE 2018
Etapa 1, 7/Julho: Noirmoutier-en-l’Ile / Fontenay-le-Comte, 189km
Etapa 2, 8/Julho: Mouilleron-Saint-Germain / La Roche-sur-Yon, 183km
Etapa 3, 9/Julho: Cholet / Cholet (TTT), 35km
Etapa 4, 10/Julho: La Baule / Sarzeau, 192km
Etapa 5, 11/Julho: Lorient / Quimper, 203km
Etapa 6, 12/Julho: Brest / Mûr de Bretagne Guerlédan, 181km
Etapa 7, 13/Julho: Fougères / Chartres, 231km
Etapa 8, 14/Julho: Dreux / Amiens Métropole, 181km
Etapa 9, 15/Julho: Arras Citadelle / Roubaix, 154km
Descanso, 16/Julho: Annecy
Etapa 10, 17/Julho: Annecy / Le Grand Bornand, 159km
Etapa 11, 18/Julho: Albertville / La Rosière, 108km
Etapa 12, 19/Julho: Bourg-Saint-Maurice Les Arcs / Alpe d’Huez, 175km
Etapa 13, 20/Julho: Bourg d’Oisans / Valence, 169km
Etapa 14, 21/Julho: Saint-Paul-Trois-Châteaux / Mende, 187km
Etapa 15, 22/Julho: Millau / Carcassonne, 181km
Descanso, 23/Julho: Carcassonne
Etapa 16, 24/Julho: Carcassonne / Bagnères-de-Luchon, 218km
Etapa 17, 25/Julho: Bagnères-de-Luchon / Saint-Lary-Soulan (Col de Portet), 65km
Etapa 18, 26/Julho: Trie-sur-Baïse / Pau, 172km
Etapa 19, 27/Julho: Lourdes / Laruns, 200km
Etapa 20, 28/Julho: Saint-Pée-sur-Nivelle / Espelette (ITT), 31km
Etapa 21, 29/Julho: Houilles / Paris Champs Elysées, 115km












Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro