Avançar para o conteúdo principal

CC José Maria Nicolau define equipa para 2018

O Clube de Ciclismo José Maria Nicolau deu a conhecer os 12 ciclistas sub-23, que compõem o grupo na temporada de 2018. A equipa continua a designar-se Jorbi-Team José Maria Nicolau, mantendo a aliança com a marca portuguesa de bicicletas pelo oitavo ano consecutivo.

O presidente e director desportivo José Nicolau mantém aquele que foi um dos ciclistas sub-23 mais regulares do pelotão em 2017. André Ramalho [entrevista] permanece pelo quarto ano ao serviço da equipa do Cartaxo, tendo-se destacado na presente época com a vitória da montanha no Challenge Vuelta a Sevilla, 6º no contra-relógio e 10º na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais, 11º na Volta a Portugal do Futuro e por dez vezes Top 10 de melhor jovem nas competições com os ciclistas profissionais.

Continuando a formação no Clube, renovam os nomes de Sandro Branco, Nuno Marques, André Cunha, Cláudio Sousa, Micael Vitorino e Bernardo Gonçalves.

Da equipa júnior do Clube sobem João Silva, Rafael Espadinha e o luso-francês Paul Ferreira, que este ano estagiou alguns meses no grupo do escalão júnior.

Em estreia com as cores do Cartaxo, sendo também o primeiro ano em sub-23, chegam António Rodolfo, do ACD Milharado, e Francisco Ramalho, do CC Aldeia de Paio Pires, irmão de André Ramalho.

A equipa conta ainda com a ciclista sub-23 Rita Soares, vinda da Anipura/GDM/EC Alexandre Ruas.

De saída estão Fábio Leaça, Germano Arroyo, João Ribeiro e Jorge Marques.

Jorbi-Team José Maria Nicolau
Bicicletas Jorbi
Director Desportivo José Nicolau
André Cunha (Por 02/12/1998)
André Ramalho (Por 11/03/1996)
António Rodolfo (Por 14/05/1999 ACD Milharado) 
Bernardo Gonçalves (Por 13/08/1998)
Cláudio Sousa (Por 20/05/1998)
Francisco Ramalho (Por 24/08/1999 CC Aldeia Paio Pires)
João Silva (Por 14/11/1999 CCJMN júnior)
Micael Vitorino (Por 23/10/1998)
Nuno Marques (Por 15/05/1997)
Paul Ferreira (Por 22/03/1999)
Rafael Espadinha (Por 06/07/1998 CCJMN júnior)
Sandro Branco (Por 30/07/1998)
*Rita Soares (Por 15/03/1999 Anipura/GDM/EC Alexandre Ruas)
 
Jorbi-Team José Maria Nicolau no Circuito da Moita (© Helena Dias)
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.