Avançar para o conteúdo principal

GPJN: W52-FC Porto vence crono e Amaro Antunes veste amarela em Viseu

A W52-FC Porto entrou a ganhar no Grande Prémio Jornal de Notícias. A equipa defensora do título venceu o contra-relógio colectivo nocturno e vestiu a primeira camisola amarela com Amaro Antunes.

A cidade de Viseu, na região centro de Portugal, recebeu na noite desta quarta-feira o contra-relógio por equipas de 5,9 km, que teve o tiro de partida às 21h. À partida para o prólogo inaugural da 27ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias estiveram 15 equipas, 12 nacionais e 3 estrangeiras.

A W52-FC Porto, que venceu o Grande Prémio em 2016 com Rafael Reis (actualmente na Caja Rural-Seguros RGA) e em 2015 com António Carvalho, chegou à edição de 2017 com uma poderosa equipa apresentando três vencedores da Volta a Portugal. Rui Vinhas, Gustavo Veloso e Ricardo Mestre partiram para o contra-relógio tendo a seu lado o vencedor do Grande Prémio de 2015 António Carvalho, o recente vencedor da Vuelta Asturias e Vuelta a Madrid Raúl Alarcón, o vencedor no Malhão da Volta a Algarve 2017 Amaro Antunes, o 8º na geral da Vuelta a Castilla y León Joaquim Silva e o experiente sprinter Samuel Caldeira. No comando desportivo Nuno Ribeiro, também ele um vencedor da Volta a Portugal.

A esquadra azul e branca agarrou o triunfo da jornada inaugural com um tempo de 7m01s, batendo por apenas 1s a RP-Boavista e 3s a Efapel.

Amaro Antunes foi o primeiro a cruzar a linha, sendo o primeiro líder do Grande Prémio Jornal de Notícias. Com esta vitória, a W52-FC Porto totaliza 7 triunfos esta temporada.

Entre os mais jovens do pelotão, o colombiano Mateo García (Efapel) lidera a classificação da juventude, seguido da dupla lusa Iúri Leitão e Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua).

Amanhã, a primeira de cinco etapas irá ligar Ovar à Maia em 138,1 km, contendo dois prémios de montanha de 2ª categoria.

Amaro Antunes é o primeiro líder do GPJN (© @SpcaTeam)

W52-FC Porto à partida do contra-relógio do GPJN (© @SpcaTeam)

Resultados Prólogo
1º W52-FC Porto (Por) 0:07:01 [50,451 km/h]
2º RP-Boavista (Por) +1s
3º Efapel (Por) +3s
4º Sporting-Tavira (Por) +7s
5º LA Alumínios-Metalusa-BlackJack (Por) +8s
6º Miranda-Mortágua (Por) +10s
7º Liberty Seguros-Carglass (Por) +14s
8º Louletano-Hospital de Loulé (Por) +21s
9º Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade (Por) +26s
10º Sicasal-Constantinos-Delta Cafés (Por) +29s
11º Aluminios Cortizo (Esp) +33s
12º Equipo Bolivia (Bol) +33s
13º Maia (Por) +36s
14º ACDC Trofa (Por) +40s
15º Kuota-Construcciones Paulino (Esp) 40s

Classificação Geral [resultados completos]
1º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto 0:07:01
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto mt
3º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto mt
4º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto mt
5º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
6º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto mt
7º António Carvalho (Por) W52-FC Porto mt
8º João Benta (Por) RP-Boavista +1s
9º Pablo Guerrero (Esp) RP-Boavista +1s
10º Egor Silin (Rus) RP-Boavista +1s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.