Avançar para o conteúdo principal

GPJN: Raúl Alarcón vence Grande Prémio JN, Daniel Mestre bisa em Valongo

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) sagrou-se este domingo grande vencedor da 27ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias. O ciclista espanhol foi segundo na meta em Valongo, onde Daniel Mestre (Efapel) repetiu o triunfo da etapa anterior.

A quarta e última jornada correu-se em Valongo, casa da equipa W52-FC Porto do camisola amarela Raúl Alarcón, estando presente o presidente do Futebol Clube do Porto Pinto da Costa.

Neste derradeiro dia, o pelotão de 93 corredores fez-se à estrada para percorrer 130 km, com partida e chegada em Valongo, uma etapa marcada pelas subidas de 1ª categoria no Estádio Lordelo (km 23,4) e em Canelas (km 84,2) e a 3ª categoria em Cruzeiro de Vila Cova (km 117).

Raúl Alarcón partiu para a última etapa com uma vantagem de 18s para o seu mais directo adversário, João Benta (RP-Boavista) em 2º da geral. A equipa boavisteira atacou desde cedo a jornada, colocando na frente Luís Gomes e David Rodrigues. O duo teve a companhia de Omar Mendoza (Equipo Bolivia), mas o ritmo imposto pela W52-FC Porto no comando do pelotão não deu hipótese ao trio em fuga, alcançando-os na subida de Canelas, à falta de 45 km para o final.

A RP-Boavista tentou novamente tomar a frente de corrida, primeiro com Domingos Gonçalves e depois Rui Sousa, iniciativas anuladas pela força do pelotão.

Nos derradeiros quilómetros, formou-se um grupo de cerca de 20 corredores liderado pela Efapel, que disputou a meta ao sprint, com Daniel Mestre a repetir o triunfo da etapa anterior, seguido na linha em Valongo pelo conquistador do Grande Prémio Raúl Alarcón e pelo segundo da geral João Benta.

Nas contas finais do Grande Prémio Jornal de Notícias, Raúl Alarcón subiu ao primeiro lugar do pódio da geral, deixando a 20s João Benta e a 23s o companheiro de equipa Rui Vinhas (W52-FC Porto).

A W52-FC Porto soma assim 10 vitórias esta temporada, das quais 6 são de Raúl Alarcón. A equipa veio para este Grande Prémio com um grupo bastante forte e também triunfou por equipas, fechando com quatro corredores no Top 10, seguindo-se a Alarcón em 3º Rui Vinhas, 5º Amaro Antunes e 6º António Carvalho.

Nas classificações secundárias, Raúl Alarcón (W52-FC Porto) venceu também a camisola por pontos, Márcio Barbosa (ACDC Trofa) as metas volantes e César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) a montanha. A W52-FC Porto triunfou por equipas, seguida da RP-Boavista e Efapel.

Entre os mais jovens do pelotão, Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua) venceu a camisola da juventude, seguido de Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) e o campeão nacional sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass).

Pódio final do Grande Prémio JN com vitória de Raúl Alarcón (© Helena Dias)

Daniel Mestre bisa na última etapa em Valongo (© Helena Dias)
W52-FC Porto imperou no Grande Prémio JN com presença do presidente do FCP Pinto da Costa (© Helena Dias)

Resultados Et4
1º Daniel Mestre (Por) Efapel 3:16:59 [39,597 km/h]
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto mt
3º João Benta (Por) RP-Boavista mt
4º António Carvalho (Por) W52-FC Porto mt
5º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto mt
6º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Delta Cafés mt
7º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto mt
8º César Fonte (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
9º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
10º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira mt

Classificação Geral Final [resultados completos]
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 13:27:39
2º João Benta (Por) RP-Boavista +20s
3º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +23s
4º Daniel Mestre (Por) Efapel +29s
5º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +31s
6º António Carvalho (Por) W52-FC Porto +39s
7º Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira +49s
8º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +1:00s
9º Jorge Magalhães (Por) Miranda-Mortágua +1:02s
10º Henrique Casimiro (Por) Efapel +1m15s
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.