Avançar para o conteúdo principal

Segundo triunfo internacional de João Almeida

João Almeida conquistou este sábado em Itália a segunda vitória internacional ao serviço da equipa Unieuro Trevigiani-Hemus 1896, depois alcançar a semana passada o primeiro triunfo na Turquia.

 
João Almeida no triunfo em Itália (© Team Unieuro)

O jovem corredor de 18 anos encontra-se a cumprir a primeira temporada no pelotão internacional e a sua estreia não podia ser mais positiva. João Almeida chegou à primeira vitória do ano na terceira etapa do Tour of Mersin (2.2), fechando a prova turca em 8º da geral.

Hoje, na prova italiana de três jornadas Toscana Terra di Ciclismo Eroica (2.2U), chegou ao segundo triunfo da temporada na derradeira etapa. “Não esperava conseguir vencer uma etapa tão complicada, a chave estava em ficar nas primeiras posições para enfrentar com menos problemas possíveis os trechos de sterrato. Neste sentido, a equipa esteve super, estou realmente feliz. Dedico este resultado à equipa, em particular aos nossos patrocinadores e ao staff que nos apoia e também a Chad Young, jovem companheiro de pelotão, que nos deixou em consequência de uma terrível queda de que foi vítima no domingo passado, numa descida da última etapa do Tour of the Gila”, comentou João Almeida no final da jornada.

Ao longo dos dois dias de competição na Toscana Terra di Ciclismo Eroica, João Almeida terminou o contra-relógio colectivo inaugural na 2ª posição, foi 6º na etapa em linha que se seguiu e fechou com brilhantismo a competição ao arrecadar a segunda vitória da temporada na derradeira etapa, que ligou Foiano della Chiana a Buonconvento em 147,5 km, um triunfo que deixou em segundo na meta o campeão europeu sub-23 Alexandr Riabushenko (Team Palazzago Amaru).

Os primeiros lugares da geral também não fugiram ao jovem corredor, vigente campeão nacional júnior, fechando no Top 10 (4º lugar a 51s) a competição italiana ganha pelo australiano Jai Hindley (Austrália).

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.