Avançar para o conteúdo principal

Presidente da APCP Joaquim Andrade: “Adam Hansen tem dado um grande contributo à CPA”

O Cycling & Thoughts entrevistou em exclusivo Joaquim Andrade, presidente da APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e director desportivo da equipa sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, do clube de formação Sport Ciclismo São João de Ver.

Na entrevista concedida aquando da realização da Volta àsTerras de Santa Maria, Joaquim Andrade falou ao Cycling & Thoughts sobre o crescente papel assumido pela CPA – Cyclistes Professionnels Associés e pela APCP no ciclismo; o calendário português de estrada e as recentes subidas de escalão de provas como a Volta ao Algarve e a Volta ao Alentejo; as razões da não subida de escalão da Volta a Portugal; a qualidade do pelotão nacional e a entrada de ciclistas lusos no pelotão internacional; o comando desportivo do Sport Ciclismo São João de Ver; os objectivos que quer ver cumpridos num futuro próximo no ciclismo.



A CPA tem aumentado o seu raio de acção no ciclismo, intervindo num maior número de questões relativamente aos direitos dos ciclistas bem como à sua segurança em prova. Joaquim Andrade revelou o nome de um dos máximos responsáveis por esta mudança.

“O papel da CPA tem vindo a crescer, principalmente pela entrada de novos países e por uma maior colaboração com os ciclistas no activo, em particular Adam Hansen [ciclista australiano de 35 anos da Lotto Soudal], que tem sido interlocutor e tem tido um papel activo na CPA. O programa que temos de auscultação na CPA, para saber a opinião dos ciclistas, foi criado por Adam Hansen e é ele quem faz a gestão desse programa, onde todas as perguntas têm um carácter anónimo. Nem sequer na CPA se sabe quem respondeu e tem uma precisão notável, porque cada ciclista só pode responder uma vez e tem completa confiança que ninguém vai saber que foi ele quem respondeu. Isso acaba por lhes dar outra liberdade, porque a opinião dos ciclistas na imprensa muitas vezes não tem nada a ver com o que eles pensam na realidade, porque são pagos por essas marcas e numa questão de defesa não podem estar a dizer coisas que podem ir contra aquilo que a marca quer. Principalmente na questão dos travões de disco, onde os ciclistas nem sempre dizem aquilo que pensam. Cada vez mais vemo-los a afirmarem-se, mas muitas vezes há interesses que colidem e esse programa é uma forma de contornar essa prisão a que os ciclistas estão sujeitos, porque são profissionais e pagos por empresas. O Adam Hansen empenhou-se a sério nesse sistema e tem dado um grande contributo.”

Na actualidade, o papel da CPA tem sido mais visível em questões como o protocolo das condições meteorológicas extremas, os travões de disco e a colocação de delegados representantes dos ciclistas em todas as corridas WorldTour. Mas há muito mais em curso.

“Há muitos outros assuntos. Um que tem estado muito em voga é o Acordo Paritário para as Equipas Continentais e WorldTour. As coisas estavam bem encaminhadas, mas a Associação de Equipas não quis aceitar e ficámos num impasse. Não sei como vai terminar, mas tem sido uma grande batalha. O Acordo Paritário tem a ver com as condições de trabalho dos ciclistas dessas equipas, desde salários ao pagamento de deslocações que têm de fazer, ao nível dos seguros e a cobertura a que estão sujeitos. Tem vindo sempre a incrementar e o último grande objectivo era aumentar um pouco essas condições, mas não foi possível, porque a Associação de Equipas não quis aceitar. Esperemos que as coisas possam ir no bom caminho e que possamos chegar a consenso.”

Como presidente da APCP, Joaquim Andrade fez um trabalho notável a nível internacional, entre outros temas, no que toca à Regra dos 28 anos, bastante castradora para um país como Portugal, que tem visto um número de ciclistas terminar as suas carreiras de forma precoce por não ter lugar no pelotão. Joaquim Andrade batalhou nas instâncias internacionais para fazer cair essa Regra, conseguindo-o fazer, embora a Federação Portuguesa de Ciclismo ainda não tenha deixado cair a Regra este ano.

“Não caiu este ano e eu percebo um pouco as razões pelas quais não tenha caído. Embora não concorde com elas, tem a ver essencialmente com o caso de Espanha ter mantido a mesma Regra. Foi um pouco como uma defesa para que os ciclistas espanhóis, que não conseguem colocação lá, não venham todos aqui parar a Portugal, impedindo que alguns ciclistas portugueses possam ter um lugar nas equipas. Tem um pouco a ver com isso, embora publicamente as pessoas não o tenham dito directamente. Penso que Espanha tem de dar um passo em frente e acabar com essa Regra. Estou convencido que no próximo ano essa Regra terá que cair por terra, até porque no fundo é anti-regulamentar e não tem de ser aceite. Se uma equipa quiser inscrever os ciclistas, a Federação não pode fazer nada, porque eles têm todo o direito já que a UCI não impede que esses ciclistas sejam inscritos.”

Joaquim Andrade é um dos maiores conhecedores do estado do ciclismo nacional. Tem um olhar atento sobre o panorama actual e o calendário de estrada, que este ano já viu serem canceladas as duas primeiras competições da Taça de Portugal, troféu que este ano volta a reunir Elites e Sub-23, tendo este escalão de formação perdido a sua Taça exclusiva.

“A nível profissional, este ano o calendário teve uma melhoria, está melhor desenhado. Contudo, a nível Sub-23 está mais pobre e esse é um ponto que tem de ser melhorado. Na próxima época, os Sub-23 têm de ter alguma competição entre eles, principalmente pelos mais jovens. Este ano houve uma grande quantidade de ciclistas a ascenderem do escalão de Juniores para Sub-23, acabando por serem praticamente massacrados no tipo de provas que tem havido este ano. As equipas profissionais, por força desse mesmo calendário exigente, apresentaram-se numa condição muito superior à que tinham apresentado nos outros anos.”

“A grande maioria dos ciclistas Sub-23, se calhar 80% deles, são estudantes, têm a sua vida académica, os Sub-23 de 1º ano normalmente estão no ano que entram na Universidade e não é fácil baterem-se de igual para igual com ciclistas superiores, com outra preparação, que são profissionais e só fazem aquilo. Eles não, eles têm de dividir a sua vida na fase de formação e isso faz com que alguns acabem por abandonar prematuramente. Se houver mais algumas provas… e não tem de ser uma Taça Sub-23, até porque o ano passado não funcionou muito bem, competiram mas não é uma prova que deixe grandes lembranças às equipas nem aos ciclistas. Mas têm de se encontrar soluções. A nossa vizinha Espanha, principalmente a Galiza, vive quase o mesmo problema que nós. Na Galiza só há duas corridas para o escalão Sub-23 e mais duas corridas de um dia. Eu sei que na nossa apresentação da equipa de S. João de Ver houve conversações entre o presidente da Federação Galega e o presidente da Federação Portuguesa para tentarem chegar a um entendimento, que possam conciliar de forma a tirarem partido os dois dessa lacuna que tem existido e que é importante colmatar.”

O calendário nacional contou com algumas novidades em 2017, nomeadamente as subidas de escalão da Volta ao Algarve e da Volta ao Alentejo, tendo a subida da Algarvia reunido mais consenso do que a da Alentejana, prova que acabou por não trazer as equipas internacionais esperadas e retirou as equipas de clube lusas do pelotão.

“Sinceramente, acho que quando se sobe de escalão é sempre positivo e benéfico para as equipas portuguesas e para os ciclistas portugueses, porque quando conseguem vitórias têm uma pontuação maior. O que seria importante era ter encontrado uma solução para os Sub-23 não terem aquele período tão grande sem competição. Normalmente, a Volta ao Alentejo é uma prova onde os ciclistas Sub-23 têm o objectivo de tentar aguentar e chegar até ao fim. Retirando essa prova, se houvesse uma competição menor, nem que fosse só de um dia só para eles, acabava por ser positivo e não se notava a paragem. Assim, foi um espaço muito grande e, claro, a seguir a esse espaço ter de competir com ciclistas profissionais, já com uma rodagem bem maior, acabou por se notar ainda mais as diferenças existentes. Estou de acordo com a subida de escalão, estou de acordo como foram encaixadas no calendário, não estou tanto de acordo com os Sub-23 terem estado tanto tempo sem competir.”

A Volta a Portugal também tentou subir de escalão, o que não foi conseguido. Joaquim Andrade apontou as razões.

“Primeiro, tem muito a ver com o número de dias que a competição tem. A União Ciclista Internacional não é muito apologista e não quer este tipo de corridas com tantos dias. A Volta a Portugal, na minha opinião bem, quer manter o número de dias. Outro facto tem a ver com um dos argumentos que a UCI deu, respeitante à Volta ter de ter um pelotão com mais qualidade. É impossível ter um pelotão com mais qualidade quando naquelas datas há uma série de corridas em que as equipas WorldTour têm de estar presentes. Mesmo que queiram vir à Volta a Portugal, não conseguem ter corredores para estarem aqui presentes. Claro, uma coisa leva a outra e não podemos ter um pelotão mais competitivo se as equipas que poderiam tornar esse pelotão mais competitivo têm outras provas em que são obrigados a competir.”

“Inclusive a Volta a Colômbia, este ano sinceramente não verifiquei no calendário, o ano passado foi alterada e coincidiu com a Volta a Portugal, onde vinha sempre alguma equipa colombiana e também eles não puderam vir. Acho que para podermos ter um pelotão mais competitivo é preciso haver uma salvaguarda da Volta a Portugal e que não coloquem tantas provas na mesma data da Volta, porque assim é impossível.”

Falando em qualidade, o pelotão nacional tem sofrido um aumento de qualidade nos mais recentes anos com vários rostos visíveis, entre eles os de Amaro Antunes e Joni Brandão. Os ciclistas portugueses têm conseguido fazer valer essa qualidade e, alguns deles, encontrar um espaço no pelotão internacional. Será agora mais fácil sair de Portugal para o mundo?

“Nunca é fácil dar o salto para as grandes formações, mas nunca houve uma quantidade tão grande de ciclistas a conseguir dar o salto. E agora cada vez mais jovens, o que é um ponto positivo. Penso que isso será um crescendo, porque está mais que visto que em Portugal há muita qualidade, só não vê isso quem não quer ver.”

“Em Portugal, o número de Sub-23 deve rondar os 60 a 70 ciclistas, enquanto em Espanha devem ser 1000 ou mais. A percentagem de ciclistas que conseguimos meter no WorldTour, apesar de diminuta, é muito grande principalmente tendo em linha de conta que não temos nenhuma equipa do escalão Profissional Continental nem WorldTour, além do calendário ser muito caseiro. Esta quantidade de ciclistas que temos a nível internacional é uma quantidade muito grande e cada ciclista português que dá o salto nunca defrauda as equipas por onde tem estado. Lembro-me há uns anos atrás, também eu fiz algumas tentativas com alguns directores para que ciclistas pudessem ir para essas equipas e lembro-me que ficavam sempre muito apreensivos e não tinham grande confiança no ciclismo português. Agora isso inverteu-se por completo e cada vez mais os resultados obtidos pelos ciclistas portugueses têm sido muito bons.”

“É pena que, além da Volta a Portugal do Futuro, não tenhamos a nível de Sub-23 mais uma prova internacional. Seria muito positivo e uma maneira de dar a conhecer o valor que há na formação, porque um ciclista que não faça parte da Selecção Nacional, dificilmente consegue estar nas provas que são a montra do ciclismo de formação. Numa Volta a França do Futuro, quando temos entrada, correm seis corredores e é difícil, porque nós temos mais do que esses corredores com qualidade, mas normalmente essas equipas quando procuram um ciclista andam um pouco à procura dos resultados desse tipo de provas. A Volta a Portugal do Futuro, apesar de ser internacional, acaba por não ter ainda grande peso e, por essa razão, gostava que houvesse mais uma prova internacional… Quem sabe um dia a Volta às Terras de Santa Maria consiga também ascender a esse escalão, é um sonho que iremos tentar a breve prazo e seria uma forma de dar a conhecer a boa qualidade que existe em Portugal.”

Com uma larga experiência como director desportivo no escalão de formação, Joaquim Andrade chegou há poucos anos ao Sport Ciclismo S. João de Ver e fez-nos um balanço da estadia iniciada em 2015.

“Tem sido bastante positivo. Encontrei bastantes dificuldades, encontrei uma equipa completamente desbaratada, onde os melhores valores que existiam saíram todos. Mas tenho vindo a construir ciclistas, que ninguém conhecia, e que quando chega ao fim do ano fico sem eles outra vez. É bom sinal, é sinal que as coisas têm funcionado bem e quando as pessoas acreditam no trabalho que fazemos normalmente chegam longe. O difícil é fazê-las convencer disso, mas vamos dando um passo de cada vez. Temos um grande projecto a nível de escolas, onde há uma grande qualidade por trás de todos os escalões que temos e é um trabalho que tenho feito em conjunto. Ao contrário do que acontecia anteriormente, agora há uma maior interacção entre nós e penso que deste leque de 50 ou 60 ciclistas, que tem passado quase todos os anos por nós, uma grande percentagem deles serão daqui a uns anos nomes maiores do nosso ciclismo.”

Uma estrutura como o Sport Ciclismo S. João de Ver, iniciado em 1995 e que abarca todas as camadas de formação desde Escolinhas a Sub-23, requer muito empenho e trabalho para se manter na estrada ao longo de tantos anos. Joaquim Andrade falou-nos sobre as maiores dificuldades em manter as equipas no activo.

“As maiores dificuldades são financeiras. Nós temos onze viaturas sempre na estrada e quem tem carro sabe o que isso custa, desde combustível, portagens, seguros, só aí vai uma grande quantidade de dinheiro. Se quiséssemos desistir de alguns escalões e concentrarmo-nos num só escalão, se calhar tínhamos a melhor equipa do país, mas o nosso objectivo não é esse. O nosso objectivo é fazer com que haja um grande número de jovens que sonham ser ciclistas que o possam ser e, se não forem ciclistas, pelo menos que vivam a fase da adolescência feliz e que sirva de escola para o resto da vida.”

“Constantemente, encontramos ex-ciclistas nossos que agora estão noutras funções e a grande maioria deles estão muito bem encaminhados na vida. Todos reconhecem que o tempo aqui passado contribuiu em muito para esse facto e isso é o que nos faz continuar a lutar, tentar melhorar as condições financeiras e conseguir mais apoios, o que não é fácil dada a visibilidade de uma equipa de formação não ser assim tanta. Apesar de estarmos no norte, centro e sul do país, como aconteceu ainda na semana passada, nós estamos mais concentrados a nível local. As empresas que têm trabalhado connosco, como a Moreira Congelados, não se têm queixado, porque têm tido uma grande visibilidade, principalmente agora que a Moreira é o nome principal da equipa, acabando por reconhecer que temos dado um grande contributo para o crescimento que têm tido na empresa.”

Joaquim Andrade tem uma ligação de vários anos ao ciclismo, passando pelo pai Joaquim Andrade vencedor da Volta a Portugal em 1969, até ao próprio Joaquim manter o recorde do Guinness com o maior número de Voltas a Portugal disputadas (21). Apesar das dificuldades que enfrentou ao longo da sua carreira de ciclista profissional e actualmente como director desportivo e presidente da APCP, o laço de ligação permanece forte ao ciclismo e explicou-nos o porquê.

“É a paixão, o gostar de ciclismo. Quando nos metemos numa coisa, e toda a minha vida fui assim, não gosto de deixar a meio. Se conseguisse acabar tudo o que tenho em mente, todos os projectos, se calhar chegava ao fim e podia parar. A maior parte dos objectivos que tracei não foram cumpridos e é essa persistência de tentar chegar lá, de tentar alcançar a maioria deles. Mas acima de tudo é a paixão pelo ciclismo, que desde muito pequenino me tem acompanhado.”

A finalizar a entrevista, quisemos desvelar alguns desses objectivos ainda não cumpridos.

“São muitos… acima de tudo, o principal, gostaria de dar o último passo neste clube e fazer com que venha a ter também uma equipa continental, que poderá ser com uma grande maioria de ciclistas jovens e que façam a ponte e a travessia de Sub-23 para Profissional. Também ter a nossa Volta às Terras de Santa Maria na categoria internacional do escalão Sub-23 e muitos mais... Há muitas coisas que nos vão surgindo no dia-a-dia, vamos idealizando e que de um dia para o outro mudam, mas temos de andar conforme a corrente.”


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.