Avançar para o conteúdo principal

Antonio Angulo: “Foi muito especial conseguir a vitória”

Antonio Angulo chegou esta temporada a Portugal pela mão da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack. Foi precisamente o corredor espanhol de 25 anos que premiou a equipa com a primeira vitória da temporada, conferindo-lhe o estatuto de líder da Taça de Portugal em elite.


Antonio 'Chava' Angulo veste a camisola de líder da Taça de Portugal a uma prova do final (© Helena Dias)

‘Chava’, como é conhecido em homenagem ao seu ídolo ‘Chava’ Jiménez (Banesto), assumiu o papel de protagonista nos dois últimos anos em Espanha ao vencer em elite a Taça de Espanha em 2016, tendo ganho o troféu no ano anterior em sub-23 e sendo o segundo corredor da história espanhola a alcançar esse feito. Em 2015 viveu uma curta passagem pela Academy Cycling Team, de Peter Sagan, regressando à equipa espanhola Gomur até ao final de 2016.

Chegado ao pelotão português em 2017, Antonio Angulo obteve a primeira vitória da temporada no mês de Abril, triunfando na última etapa da Volta à Bairrada e levando consigo a camisola amarela desta primeira prova da Taça de Portugal.

À partida para a segunda prova pontuável no Grande Prémio Mortágua, Antonio Angulo falou ao Cycling & Thoughts sobre a vitória alcançada dias atrás: “Foi muito especial conseguir a vitória para a equipa, a primeira. Reflecte o bom ambiente que temos e a confiança que depositam em mim. Agora, é continuar a tentar.”

Contudo, mostrou-se cauteloso quanto à possibilidade de vencer a geral da Taça: “A equipa está motivada a trabalhar para consegui-lo, mas sabemos que é muito difícil. No ciclismo tudo muda de um dia para o outro e, primeiramente, vamos tentar lutar hoje.” Angulo fechou em 4º lugar a jornada em Mortágua, conservando a liderança da Taça para a terceira e última prova a disputar no Grande Prémio do Dão, nos dias 13 e 14 de Maio.

A aposta do director desportivo José Augusto Silva mostrou-se assim certeira na contratação de Antonio Angulo para a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, uma oportunidade surgida no final da temporada transacta. “No final do ano passado obtive resultados muito bons e, através do meu representante, consegui o contacto com a equipa e desde o primeiro momento transmitiram-me que queriam contar comigo, sendo logo tudo tratado.”

As equipas portuguesas têm sido ao longo dos anos a janela de oportunidade para os ciclistas espanhóis singrarem neste duro desporto. Antonio Angulo reconhece esse facto, não só para ciclistas mais experientes como também para os jovens em formação. “No que toca à formação, em Espanha está um pouco difícil em comparação com o resto da Europa. Estamos um pouco atrasados, mas vão saindo bons corredores e muitos espanhóis estão aqui em Portugal em busca de se estabelecer no campo profissional e continuar a crescer.”

Nesse percurso de crescimento em território lusitano, Antonio Angulo tem no seu horizonte a Volta a Portugal, que cumpre 90 anos de existência a 26 de Abril. “Ainda faltam alguns meses para chegar à Grandíssima. Já ouvi falar dela, mas não tive oportunidade de corrê-la. Se tudo correr bem, este ano estarei lá e há que preparar-se muito duro. Mas a equipa mantém a tranquilidade e a confiança”, concluiu Antonio Angulo.

O Cycling & Thoughts acrescenta que poderá chegar um reforço à equipa LA Alumínios-Metalusa-BlackJack para a restante temporada.

LA Alumínios-Metalusa-BlackJack na partida do GP Mortágua: César Fonte, Luís Afonso, Zulmiro Magalhães, Antonio Angulo, Samuel Blanco e João Matias (© Helena Dias)
Antonio 'Chava' Angulo (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.