Avançar para o conteúdo principal

Rui Vinhas conquista primeira grande vitória profissional

A primeira vitória profissional de Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa) chegou aos 28 anos no Grande Prémio do Dão, um triunfo marcante na edição de estreia da prova que une o ciclismo à promoção da região vinhateira do Dão.
 
Rui Vinhas, vencedor do Grande Prémio do Dão
(foto W52-Quinta da Lixa)

Um pelotão de 79 corredores disputou este fim-de-semana um total de 277 km divididos por duas etapas de montanha. No sábado pedalaram 146 km entre Nelas e Mangualde, no domingo 131 km de Penalva do Castelo a Viseu. Entre as 12 equipas presentes destacaram-se duas continentais lusas, a W52-Quinta da Lixa e a Efapel, agarrando ambas a vitória de uma jornada.

Mais forte no primeiro dia, a W52-Quinta da Lixa teve na frente de corrida o jovem Joaquim Silva, que lutou pelo êxito da fuga juntamente com Ricardo Mestre (Team Tavira) e Óscar González (Efapel). Este trio viu a aventura terminar a 25 km da meta, quando os ataques no pelotão fizeram chegar à fuga um grupo de corredores, onde imperava em número de elementos a equipa de Sobrado. Rui Vinhas destacou-se e venceu isolado na meta, a 19s do companheiro Delio Fernández e 23s de Bruno Sancho (Anicolor).

No segundo dia, a Efapel mostrou-se mais forte através das pedaladas de Alejandro Marque. Desde o início em fuga com dois corredores da equipa Supermercados Froiz, o galego vencedor da Volta a Portugal 2013 conseguiu levar a aventura com Roberto Vázquez até à meta. Na discussão da linha pela vitória, Marque foi mais forte triunfando com 2s de vantagem sobre Vázquez e 12s sobre o companheiro de equipa Óscar González.

Integrado no pelotão, Rui Vinhas cruzou a meta no 10º lugar, assegurando a vitória final da camisola amarela. O corredor, que se tem destacado no pelotão pelo trabalho exemplar em prol dos seus líderes, alcançou desta forma o primeiro grande triunfo profissional. Este ano já tinha saboreado três vitórias de camisolas secundárias em provas da Taça de Portugal, nomeadamente a montanha e a meta autarquias na Volta a Albergaria e a montanha no Memorial Bruno Neves. Somou ainda um destacável 7º lugar na geral do Tour do Rio, ganho pelo companheiro Gustavo Veloso, bi-campeão da Volta a Portugal.

A completar o pódio do Grande Prémio do Dão ficou Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) a 19s e Bruno Sancho (Anicolor) a 23, sendo este o melhor corredor de equipas de clube. Além da vitória da última etapa, Alejandro Marque (Efapel) agarrou a camisola dos pontos. A W52-Quinta da Lixa imperou na geral individual, no colectivo e com Joaquim Silva na montanha.

Entre os mais novos, na primeira jornada Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros-Carglass) vestiu a camisola da juventude, mas neste último dia desceu para 3º da geral desta classificação, ficando o 1º lugar nas mãos de João Rodrigues (Team Tavira) e em 2º Rui Carvalho (Anicolor).

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-Quinta da Lixa 7:24:15
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +19”
3º Bruno Sancho (Por) Anicolor +23”
4º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +33”
5º Filipe Cardoso (Por) Efapel +33”
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +35”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +35”
8º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +52”
9º Joaquim Silva (Por) W52-Quinta da Lixa +54”
10º Moisés Dueñas (Esp) Louletano-Ray Just Energy +1:10”
Resultados completos aqui

CG Juventude
1º João Rodrigues (Por) Team Tavira
2º Rui Carvalho (Por) Anicolor
3º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass
4º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
5º Roberto Vázquez (Esp) Supermercados Froiz
6º Renato Macedo (Por) Anicolor
7º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
8º Antonio Rodriguez (Esp) Supermercados Froiz
9º Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
10º Augusto Vitorino (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM

Resultados Et2
1º Alejandro Marque (Esp) Efapel 3:41:49 [35,435 km/h]
2º Roberto Vázquez (Esp) Supermercados Froiz +2”
3º Óscar González (Esp) Efapel +12”
4º João Rodrigues (Por) Team Tavira +13”
5º Bruno Sancho (Por) Anicolor +56”
6º Antonio Rodriguez (Esp) Supermercados Froiz +56”
7º Luís Mendonça (Por) ACDC-Trofa-CC Spol +56”
8º Rafael Silva (Por) Efapel +56”
9º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +56”
10º Rui Vinhas (Por) W52-Quinta da Lixa +56”

Resultados Et1
1º Rui Vinhas (Por) W52-Quinta da Lixa 3:41:30 [39,549 km/h]
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +19”
3º Bruno Sancho (Por) Anicolor +23”
4º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +32”
5º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +33”
6º Filipe Cardoso (Por) Efapel +33”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +35”
8º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +35”
9º Joaquim Silva (Por) W52-Quinta da Lixa +43”
10º Moisés Dueñas (Esp) Louletano-Ray Just Energy +1:10”

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...