Avançar para o conteúdo principal

Rui Carvalho e João Almeida conquistam Volta dos Campeões

O Município de Valongo recebeu três dias de Volta dos Campeões, competição destinada às camadas jovens. Rui Carvalho (Anicolor) abraçou a vitória final em sub-23 e João Almeida (Sport Clube Bombarralense) em juniores.
Pódio Sub-23 Volta dos Campeões
(© Cycling Team Mortágua)
Na sexta-feira disputou-se o contra-relógio por equipas nocturno de 3,6 km. A Anicolor venceu em sub-23 com um tempo de 4m57s a uma média de 43,344 km/h. Seguiu-se a Maia-Ribeiro’s Bike Shop e a Moreira Congelados-Feira-KTM, ambas a 2s. Entre as equipas juniores, a Bairrada triunfou com 4m56s a 43,783 km/h, terminando a 2s o CC Avidos/Metalização A. Lemos e a 4s o Sport Clube Bombarralense.

No sábado, a primeira etapa em linha ligou em 115 km Sobrado a Valongo. A Anicolor continuou na senda dos triunfos, desta feita por Rui Carvalho, que venceu isolado no alto de Santa Justa após 3h02m03s. André Ramalho (CC José Maria Nicolau) e Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM) cruzaram a meta em seguida a 35s. Em juniores, a vitória também isolada pertenceu a João Almeida (Sport Club Bombarralense) ao final de 3h01m52s, a 28s de Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e a 57s de João Rocha (Bairrada).

Pela manhã de domingo viveu-se o contra-relógio individual de 5,1 km e de tarde o circuito final de 80 km, ambos em Gondomar. No esforço individual matinal, o campeão nacional sub-23 da especialidade José Neves (Anicolor) fez jus ao título vencendo em 6m59s a 43,819 km/h, gastando mais 7s o companheiro de equipa Rui Carvalho e mais 18s André Ramalho (CC José Maria Nicolau). Entre os juniores venceu o medalha de prata dos Nacionais João Almeida (Sport Clube Bombarralense) com 7m07s a 43,000 km/h, a 2s de José Sousa (Bairrada) e 12s de Daniel Silva (Sport Clube Bombarralense).

Nas pedaladas da última jornada, a Anicolor voltou a ser mais forte nos sub-23 com a vitória a pertencer novamente a José Neves, que cruzou isolado a meta ao final de 2h00m42s. O companheiro de equipa João Fernandes terminou em seguida a 1m10s, o mesmo tempo de Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM). Entre os juniores a vitória pertenceu a Gonçalo Leaça (LA Alumínios/SGR Ambiente/CC A. Paio Pires) ao final de 2h01m19s, a 8s de Daniel Viegas (Sport Clube Bombarralense) e 33s de Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Nas contas finais da Volta dos Campeões, o vencedor da Taça de Portugal sub-23 Rui Carvalho (Anicolor) venceu a geral com o companheiro José Neves e André Ramalho (CC José Maria Nicolau) a finalizarem no pódio. A Anicolor imperou por equipas, seguida da Moreira Congelados-Feira-KTM e Maia-Ribeiro’s Bike Shop.

Em juniores, João Almeida (Sport Clube Bombarralense) agarrou o triunfo completando o pódio José Sousa (Bairrada) e Daniel Silva (Sport Clube Bombarralense). Por equipas triunfou o Sport Clube Bombarralense, seguido da Bairrada e da Moreira Congelados-Feira-KTM.

Geral Final Sub-23
1º Rui Carvalho (Anicolor) 5:15:58
2º José Neves (Anicolor) +28”
3º André Ramalho (CC José Maria Nicolau) +56”
4º Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM) +59”
5º João Maio (Anicolor) +1:08”
6º João Fernandes (Anicolor) +1:09”
7º Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-KTM) +1:25”
8º José Silva (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) +1:47”
9º Hugo Nunes (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) +2:00”
10º Xavier Silva (Anicolor) +6:14”
11º João Santos (Moreira Congelados-Feira-KTM) +9:50”
12º Pedro Pinto (ACDC Trofa-Concello Porriño-Abanca) +11:14”
13º Armindo Carvalho (ACDC Trofa-Concello Porriño-Abanca) +11:19”
14º Hélder Silva (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) +11:24”

Geral Final Juniores
1º João Almeida (Sport Clube Bombarralense) 5:15:51
2º José Sousa (Bairrada) +1:11”
3º Daniel Silva (Sport Clube Bombarralense) +1:16”
4º André Carvalho (CC Avidos-Metalização A.Lemos, Lda) +1:37”
5º Gonçalo Carvalho (Bairrada) +1:45”
6º João Rocha (Bairrada) +1:58”
7º Miguel Duarte (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact) +2:47”
8º Diogo Ferreira (Bairrada) +3:12”
9º Pedro Preto (Bairrada) +3:18”
10º António Rocha (Moreira Congelados-Feira-KTM) +3:35”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.