Avançar para o conteúdo principal

David de la Fuente vence GP Abimota

O espanhol David de la Fuente (Efapel) é o senhor que se segue no palmarés do Grande Prémio Abimota, uma das provas mais tradicionais do calendário português de estrada.

O pelotão nacional disputou este fim-de-semana a 36ª edição do Grande Prémio Abimota, duas etapas com montanha e oito camisolas por conquistar ao final de 354,4 km. As 6 equipas continentais lusas juntamente com as 8 equipas de clube lusas dividiram o asfalto com 5 formações espanholas, compondo o pelotão um total de 135 corredores.

Sábado correu-se a primeira etapa, que ligou em 186,4 km Proença-a-Nova à Figueira da Foz. Neste dia inaugural, a fuga teve êxito pelo esforço e bom entendimento de dois dos seus elementos. Surpreendentemente, o pelotão deixou escapar na aventura os dois homens fortes do fim-de-semana passado, David de la Fuente (Efapel) e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), que no recente GP Beira Baixa tinham ganho cada um uma etapa e ainda a geral pelo ciclista português. Desta feita, os dois chegaram à meta na Figueira da Foz com poucos segundos de vantagem para o pelotão, mas suficientes para discutir a vitória entre si. David de la Fuente agarrou a segunda vitória da temporada ao superar na linha Amaro Antunes. Segundos mais tarde chegou em terceiro Jose de Segovia (Louletano-Ray Just Energy).

As bonificações na meta fizeram com que David de la Fuente partisse para a segunda etapa com 4s de vantagem sobre Amaro Antunes e 12s de Jose de Segovia. Ao longo da jornada de domingo, a Efapel esteve atenta a qualquer movimentação que pudesse perigar a amarela do seu líder. No final dos 168 km entre a Figueira da Foz e Águeda, a vitória discutiu-se ao sprint com o triunfo a ter novamente sabor espanhol pelos pedais de Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), mais forte na linha do que Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Daniel Freitas (Anicolor).

David de la Fuente terminou este último dia em quinto na meta, com o mesmo tempo do vencedor e, deste modo, assegurou a conquista final do Grande Prémio Abimota, sucedendo no palmarés da prova ao seu compatriota Eduard Prades. Além da camisola amarela, somou o triunfo da camisola verde dos pontos. O pódio final ficou completo pela dupla lusa Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) a 4s e Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) a 11s.

A Efapel demonstrou ser a mais forte armada no asfalto, reflectindo-o na vitória da classificação por equipas. Na montanha, Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) defendeu a camisola azul desde a primeira etapa. Igual mérito para Daniel Freitas (Anicolor) com a camisola encarnada de melhor corredor de equipa de clube e Hugo Nunes (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) com a camisola branca da juventude. A camisola rosa das metas volantes ficou nas mãos de Ángel Sánchez (W52-Quinta da Lixa) e a xadrez da meta autarquias em Rafael Apolinário (Liberty Seguros-Carglass). A camisola das bolinhas ficou com o experiente Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista). 

Vencedores das camisolas do 36º GP Abimota
(foto Ribeiro's Bike Shop)
Numa época tão conturbada financeiramente para o país e para o ciclismo, é de louvar a persistência organizativa deste Grande Prémio Abimota, que conta já com 36 edições na estrada. Por esta razão, aqui ficam os patrocinadores das diversas camisolas disputadas pelos heróis do pelotão:
Amarela (Clas. Individual) – Rodi
Verde (Clas. Pontos) – Solintellysys
Azul (Clas. Montanha) – Pecol
Rosa (Clas. Metas Volantes) – M. Rodrigues
Encarnada (Clas. Melhor Corredor Equipa Clube) – Sram
Xadrez (Clas. Meta Autarquias) – Irbal
Branca (Clas. Juventude) – Universidade de Aveiro
Bolinhas (Clas. Meta Bolinhas) – Miranda & Irmão

CG Final
1 David de la Fuente (Esp) Efapel 9:05:00
2 Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +4”
3 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +11”
4 Jose de Segovia (Esp) Louletano-Ray Just Energy +12”
5 Daniel Freitas (Por) Anicolor +13”
6 Domingos Gonçalves (Por) Efapel +17”
7 Filipe Cardoso (Por) Efapel +17”
8 Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop +17”
9 Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +17”
10 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +17”
Resultados completos aqui

CG Juventude
1 Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
2 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass
3 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
4 Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
5 Rui Carvalho (Por) Anicolor
6 João Maio (Por) Anicolor
7 Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
8 Tiago Ferreira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
9 Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass
10 Carlos Cobos Marquez (Esp) Diputación de León-Arte en Tranfer

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.