Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Luís Fernandes, líder em Abril do Ranking Equipier (APCP)

Luís Fernandes (by Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Desde o começo da presente temporada, Luís Fernandes tem ocupado o 1º lugar do Ranking Equipier do Ano, promovido pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. Aos 26 anos, o corredor luso da OFM-Quinta da Lixa demonstra a cada corrida, segundo a opinião dos companheiros de pelotão, que as suas aptidões no apoio ao chefe-de-fila são fundamentais para o sucesso e cumprimento dos objectivos da equipa.

Luís Fernandes falou com a APCP sobre o importante trabalho de um ciclista em prol do seu líder, as corridas disputadas até ao momento e futuras ambições da formação dirigida por José Barros.

Conta-nos sobre o trabalho de gregário que tens realizado dentro da equipa.

O trabalho de gregário que tenho realizado é o de abdicar do sucesso pessoal para servir a equipa e o líder… colocar a cara ao vento, neutralizar fugas, carregar bidons e ainda alimentos. Deixar todas as minhas forças na estrada com o dever cumprido, para que no final a equipa vença!

A OFM-Quinta da Lixa tem-se destacado em todas as provas do calendário português, finalizando sempre com corredores nos primeiros dez lugares, além de somar já quatro vitórias. Que balanço fazes até ao momento, não só a nível da equipa como também a nível pessoal?

Se o ano de 2013 foi um sucesso, o que dizer do ano 2014! O balanço é bem positivo para a equipa como pessoalmente.

Em Portugal, tivemos apenas duas provas em Abril. Em que medida o número reduzido de corridas afecta o rendimento que podes ter ou não na estrada? Superas a falta de competição com treinos?

Ao longo dos últimos anos, o nosso ciclismo tem vindo a assistir a várias alterações, tanto na estrutura das equipas como nos orçamentos disponibilizados pelos patrocinadores, o que se reflecte no calendário português. A falta de corridas em Portugal afecta o rendimento de um ciclista e a forma de tentar combater esta lacuna é fazendo meio-fundo.

Na prova terminada há dias, o GP Liberty Seguros, subiste ao pódio como equipa vencedora no colectivo. Soube a pouco depois de estar os primeiros dias de amarela com o Ricardo Vilela?

Sim, podemos dizer que soube a pouco. Queríamos a vitória final com o Ricardo Vilela ou o Nuno Ribeiro, mas deixámos tudo na estrada e não foi possível. O Rafael Silva estava muito forte e foram ganhando segundos todos os dias. Temos que dar os parabéns à Efapel.

Embora não contando para o Ranking nacional, participaste em Espanha na Klasika Primavera Amorebieta. Como correu essa experiência?

É sempre uma boa experiência. Posso dizer que foi uma corrida de loucos, toda a ‘full gás’. Foi uma corrida à Moto GP, com a equipa do Valverde a controlar a Klasika.

Olhando às próximas competições do calendário nacional, quais as principais ambições da equipa face a essas provas?

Onde vai, a OFM-Quinta da Lixa é sempre para tentar ganhar! Temos vários atletas bons, com qualidades para podermos estar bem em todas as provas do calendário nacional.

______
Entrevista realizada para APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.