Avançar para o conteúdo principal

Sensações da Volta ao Alentejo – 2 Etapa


Planícies sem fim, a natureza em estado puro. As imagens não mentem, o Alentejo é uma das mais belas regiões de Portugal e ainda mais bela se torna com a passagem do pelotão. Sobre o dia de hoje, as palavras desenham não o vencedor da etapa, mas o rei do prémio de montanha em Monsaraz...

Há uma década a fazer do ciclismo português a sua casa, o galego Alex Marque (OFM-Quinta da Lixa) é uma referência no pelotão nacional. Ontem esteve na frente da corrida e hoje, depois da primeira tentativa, conseguiu marcar presença na derradeira fuga. A sua luta deu-lhe o quarto lugar na etapa e a escalada da quinta para a terceira posição da geral. Além disso, ainda podemos vibrar com o seu arranque no início da subida para Monsaraz, deixando à distância os companheiros de fuga e oferecendo-nos um espectáculo de leveza na forma como pedalou até à meta de montanha.

Um pequeno momento, que faz toda a diferença nesta 2ª etapa da bela ‘Alentejana’.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.