Avançar para o conteúdo principal

Sensações da Volta ao Alentejo – 1 Etapa


O que tantos esperavam aconteceu... a bela ‘Alentejana’ começou com uma saborosa vitória portuguesa. O pelotão nacional tem talentosos trepadores, mas ver o triunfo no alto do Marvão sorrir a Daniel Silva é a imagem perfeita para se ficar deste dia. Os momentos finais prendem a respiração a cada pedalada rumo à vitória.

No ciclismo, cada corredor faz diferença. Cada um tem a sua forma de correr, de conquistar os aficionados pelo seu carisma ou simplesmente pelo modo como se entrega a cada corrida. No pelotão nacional encontram-se vários ciclistas que, numa mescla de simpatia e duro empenhamento a este desporto, fazem com que o ciclismo português se torne ainda mais apaixonante, valorizando o interesse das corridas lusas em relação a muitas corridas internacionais. Daniel Silva, da Rádio Popular-Onda, é um dos heróis que contribuem para esta realidade.


Quando se perde o olhar pelo final da etapa [por escassos minutos a que temos direito de ver ciclismo na televisão portuguesa], há dois nomes que também não passam despercebidos... David Livramento, o rosto da Carmim-Tavira que levou para a subida ao Marvão toda a garra de querer voltar a ver o povo tavirense vibrar com as vitórias da equipa. Alex Marque, o galego que já nos habituou ao longo dos anos à sua sagacidade na estrada, hoje mostrou que continua igual a si próprio na OFM-Quinta da Lixa.

Uma perda para qualquer espectador... não ter a oportunidade de ver o cruzar da meta do 15º corredor. Frederico Figueiredo, um jovem de 21 anos em crescente evolução na Liberty Seguros/Feira/KTM, que terminou esta etapa exactamente no mesmo lugar alcançado na recente Clássica Aveiro-Fátima.

Curtas sensações da curta transmissão televisiva. O ciclismo merecia mais atenção e respeito, não só na estrada, mas também nos meios de comunicação social.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.