Avançar para o conteúdo principal

O mundo das bicis


Um mundo que, por vezes, parece fechar-se aos ‘forasteiros’, mas que provoca surpresa e maior encantamento quando os recebe de braços abertos, fazendo sentir que este pode também ser o mundo de quem demonstra muito respeito, admiração e, diria mesmo, adrenalina por cada herói que nos faz sonhar a cada quilómetro pedalado.

Disseram... é uma simples apresentação de uma equipa, não é uma corrida. Não se sente na pele o fervor de se saber onde está o pelotão, se o teu favorito vai ganhar, apesar de no final, ganhe quem ganhar, tudo tem o mesmo sabor, porque para os aficionados do ciclismo todos são heróis até ao último a cruzar a linha de meta. Voltamos à apresentação... não é uma corrida, mas podem-se viver surpresas igualmente inesquecíveis. O visionamento de um vídeo que, ao sabor de uma simples música, leva a viver as sensações que o próprio herói viveu nos Jogos Olímpicos. Uma sentida homenagem a um Director Desportivo, que ajuda a perceber que formar jovens tem muito mais arte do que simplesmente colocar ciclistas na estrada a pedalar. O brilho no olhar de um ou outro jovem por estar na sua equipa de sonho para progredir e tornar-se, um dia mais tarde, a imagem e semelhança do seu ídolo dos pedais.

A apresentação de uma equipa pode não ter a chama de uma corrida, mas tem outros pontos de interesse que, ao olhar de uma apaixonada pelo ciclismo, ajudam a perceber mais intrinsecamente todo este mundo fascinante das bicis. Afinal, o ciclismo não se limita à arte de pedalar. Toda a envolvência, a preparação de uma temporada, a esperança e ilusão de cada corredor e membro da equipa... todos os pormenores contam neste desporto singular.

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.