Avançar para o conteúdo principal

Chapeau Tiago Machado!


Tiago Machado (RadioShack-Leopard) esteve estes dias a participar na corrida belga Driedaagse van West-Vlaanderen com Nelson Oliveira. Três dias de muito trabalho para a dupla lusa, que conseguiu terminar a prova com um excelente resultado.

Logo no primeiro dia, Tiago Machado surpreendeu com um grande desempenho no prólogo de 7 km em contra-relógio individual. O segundo melhor tempo alcançado proporcionou-lhe ser considerado pela equipa como o líder para os dias seguintes, segurando a segunda posição na primeira etapa de 175,4 km e terminando no último dia no quarto lugar da geral, ao fim dos 181,8 km da segunda etapa.

O ciclista do Minho tem vindo a demonstrar que esta pode ser, verdadeiramente, uma temporada para recordar. Nas provas realizadas em Portugal, alcançou o Top 10 na Prova de Abertura, pela Selecção Nacional, e na Volta ao Algarve. Em ambas as corridas podemos observar o Tiago atacante de sempre, característica da sua forma de correr, embora estejamos a notar, desde 2012, uma progressiva mudança nessa mesma forma de atacar... mais coerente, mais pensada, com um olhar observador em relação aos adversários e ao momento de o fazer. Nas provas internacionais os resultados são igualmente brilhantes neste início de ano... 9º no Tour Down Under e o 4º lugar hoje em Flandres, muito devido ao extraordinário contra-relógio efectuado. Neste ponto, Tiago tem ganho bastante com a evolução técnica ganha nas últimas temporadas. Torna-se evidente, através dos resultados alcançados, todo o trabalho que tem desenvolvido em matéria de contra-relógio. Observamos a sua transformação para um corredor cada vez mais completo, que pode vir a disputar o pódio de uma grande Volta, se tiver a seu lado uma equipa focada nesse objectivo desde o início das três semanas. Uma prova desta natureza não se ganha sozinho ou sem um líder predefinido.

Se somarmos a estes resultados o facto de liderar no mês de Fevereiro o Ranking de Ciclista do Ano da APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, podemos dizer: “chapeau” Tiago Machado!

Resultados Driedaagse van West-Vlaanderen:
Prólogo:
1.Kristof Vandewalle (Omega Pharma-Quick Step) 0h08m09s
2.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) a 08s
32.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) a 26s

Etapa 1:
1.Danilo Napolitano (Accent Jobs-Wanty) 4h06m12s
77.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) m.t.
114.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) m.t.

Etapa 2:
1.Gerald Ciolek (MTN-Qhubeka) 4h19m01s
49.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) m.t.
63.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) m.t.

Geral Final:
1.Kristof Vandewalle (Omega Pharma-Quick Step) 8h33m22s
2.Tobias Ludvigsson (Team Argos-Shimano) a 06s
3.Niki Terpstra (Omega Pharma-Quick Step) a 07s
4.Tiago Machado (RadioShack-Leopard) a 08s
21.Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) a 27s

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...