Avançar para o conteúdo principal

Pedro Lopes e Alcobaça CC, uma história de sucesso

Pedro Lopes (27/01/1999) é o mais recente vencedor da Taça de Portugal de Juniores 2017. Ao serviço da equipa de formação Alcobaça CC/Crédito Agrícola, o jovem de 18 anos conquistou o troféu mais almejado numa temporada que já conta com outras importantes vitórias.

Natural de Leiria, Pedro Lopes é federado desde 2012, ano em que entrou para o Alcobaça Clube de Ciclismo, casa onde tem pedalado todos estes anos de formação. Com este Clube vestiu em 2015 a camisola de campeão nacional de contra-relógio no escalão de cadetes, obtendo em 2016 no escalão de juniores o título de vice-campeão nacional de fundo, ano em que conquistou a camisola da juventude (júnior de 1º ano) na Volta a Portugal de Juniores, sendo 3º na geral, agarrando a mesma camisola na Volta a Loulé, uma das principais provas deste escalão.
 
Pódio final da Taça de Portugal de Juniores: 1º Pedro Lopes 2º Pedro Teixeira 3º Carlos Salgueiro (© FPC)

Na presente temporada de 2017, Pedro Lopes continua a demonstrar uma notável progressão na estrada tendo já assegurado a vitória do 32º Circuito de Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, e o importante triunfo da etapa inaugural na Volta a Loulé, na qual finalizou em 2º da geral, a 1 escasso segundo do vencedor Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins).

Sob o comando desportivo de Aurélio Sardinha, tornou-se no ciclista mais regular ao longo das cinco provas da Taça de Portugal de Juniores. Pedro Lopes conquistou a vitória do troféu com 250 pontos, completando o pódio Pedro Teixeira (Maia) com 211 e Hugo Garcez (Silva & Vinha/Adrap/Sentir Penafiel) com 207 pontos.

A sua regularidade revelou-se na permanente obtenção de lugares cimeiros em todas as provas pontuáveis da Taça. A primeira prova disputou-se em Alcobaça, sendo 6º no final dos 111,9 km, finalizando no grupo que cruzou a meta a 1m06s do vencedor Francisco Moreira (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact).

Na segunda prova, um contra-relógio individual de 23,4 km na Zambujeira do Mar, Pedro Lopes pedalou o 3º melhor tempo, gastando mais 22 segundos do que o vencedor Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda). E no final da terceira prova vestiu a liderança da Taça, ao finalizar os 129 km entre Vila Nova de Mil Fontes e Odemira no 4º lugar, a 10 segundos do vencedor José Sousa (Silva & Vinha/Adrap/Sentir Penafiel).

Nas duas derradeiras provas, Pedro Lopes foi 6º classificado em ambas. Na quarta prova, ao final dos 95 km em Penafiel, ficou a 1m09s do vencedor Victor Ocampo (Bairrada). Na quinta prova ficou a 1m14s do vencedor Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), ao final dos 110,4 km disputados no Circuito de Palmeira, em Braga.

O Alcobaça Clube de Ciclismo tornou-se desta forma na equipa com mais Taças de Portugal em Juniores alcançadas, somando-se ao mais recente triunfo de Pedro Lopes a vitória em 2012 com André Bessa, em 2010 com Rafael Reis (actual ciclista da equipa Profissional Continental espanhola Caja Rural-Seguros RGA) e em 2008 com Amaro Antunes (actual ciclista da Continental lusa W52-FC Porto).

A qualidade demonstrada no decorrer das temporadas faz de Pedro Lopes uma escolha do Seleccionador Nacional José Poeira para integrar a Equipa Portugal de Junioresque vai estar esta semana no Tour du Pays de Vaud, entre os dias 25 e 28 de Maio na Suíça. Nesta prova pontuável da Taça das Nações, Pedro Lopes fará parte do grupo constituído por Afonso Silva (Sporting-Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), Francisco Moreira e Pedro Miguel Lopes (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), João Dinis (RP-Boavista) e Pedro Teixeira (Maia).

Estando desde sempre a formar-se no Alcobaça Clube de Ciclismo, Pedro Lopes é um dos rostos de sucesso deste clube de formação, que nasceu a 14 de Janeiro de 2003. Ao longo da sua existência, focou-se no ciclismo de formação desde Escolas, Cadetes e Juniores, mas houve anos em que o Clube foi para além dos mais jovens escalões.

Através do patrocínio da Riberalves, nos anos de 2005 (equipa Riberalves-Goldnutrition) e 2006 (Riberalves-Alcobaça), o clube brilhou na estrada com uma equipa profissional, tendo como director desportivo o ex-ciclista Vítor Gamito. Foram temporadas de êxitos importantes, alcançando a vitória da quarta etapa na Volta a Portugal de 2005 com Rui Lavarinhas, o campeonato nacional de fundo em 2015 com Joaquim Andrade (director desportivo da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e Presidente da APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e o campeonato nacional de contra-relógio em 2006 com Hélder Miranda (director desportivo da equipa Sicasal-Constantinos-Delta Cafés e treinador da ciclista internacional Daniela Reis da Lares-Waowdeals)o contra-relógio da Vuelta a Extremadura em 2006 com Andrei Zintchenko e, no mesmo ano, a terceira etapa da Volta do Estado de São Paulo com Pedro Soeiro.

Em 2012 e 2013, o clube abriu as portas ao Paraciclismo com Carlos Santos a sagrar-se campeão nacional de pista e campeão nacional de estrada e de contra-relógio em 2013, vencendo também nesse ano a Taça de Portugal de Paraciclismo.

Pelo Alcobaça Clube de Ciclismo passaram destacáveis nomes do pelotão nacional e internacional.

O espanhol Daniel Moreno venceu a Volta a Portugal do Futuro em 2003 e Ricardo Martins foi campeão nacional com a camisola alcobacense em 2004 no escalão sub-23. Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) sagrou-se em 2008 campeão nacional de pista júnior em perseguição individual, velocidade e perseguição por equipas. Também em 2008 foi Amaro Antunes (W52-FC Porto) o rosto júnior vencedor no nacional de fundo e de contra-relógio, conquistando ainda a Volta a Portugal de Juniores. Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) sagrou-se com o clube em júnior campeão nacional de contra-relógio em 2009, ano em que venceu a Volta a Portugal de Juniores, voltando a conquistar o título nacional de fundo e de contra-relógio em 2010, ano em que também venceu a Taça de Portugal. Rúben Guerreiro (Trek-Segafedo) conquistou pelo clube em 2012 o nacional de fundo em juniores, sendo também do clube a vitória nesse ano da Taça de Portugal de Juniores com André Bessa.

O Alcobaça Clube de Ciclismo é ainda responsável pelo histórico Circuito de S. Bernardo, realizado todos os anos no final da temporada e unindo no mesmo pelotão os profissionais das equipas continentais e os jovens sub-23 das equipas de clube [ver fotografias do Circuito de S. Bernardo em 2016, 2015 e 2014].

Os mais jovens ciclistas do Alcobaça Clube de Ciclismo com o Presidente do Clube Joaquim Marques no Circuito de S. Bernardo, em Alcobaça (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.