Avançar para o conteúdo principal

Rinaldo Nocentini, Amaro Antunes e Edgar Pinto abrem temporada em destaque

O que aconteceu nos primeiros dois meses de 2017 com as equipas portuguesas continentais e de clube? Podemos afirmar que muitas estiveram em evidência, não só em Portugal como em Espanha. Janeiro e Fevereiro marcaram os primeiros quilómetros na estrada e o Cycling & Thoughts relembra os principais momentos vividos pelos protagonistas do pelotão nacional.

Sporting-Tavira no pelotão do Troféu Joaquim Agostinho 2016 (© Helena Dias)

Enquanto o pelotão se preparava em Janeiro para entrar com a máxima força nas competições do calendário nacional apenas em Fevereiro, já o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) se batia com a camisola da Selecção Espanhola pelos quatro troféus da Challenge Mallorca. O saldo foi extremamente positivo, com De Mateos a fechar quatro dos três troféus entre os dez primeiros da geral, destacando-se o pódio alcançado no Trofeo Serra de Tramuntana, onde apenas a dupla WorldTour da Lotto Soudal o superou, ocupando os primeiros lugares Tim Wellens e Louis Vervaeke.

Entrando em Fevereiro, os primeiros dias mostraram uma fortíssima W52-FC Porto na competição espanhola Volta a la Comunitat Valenciana, pronta para deixar a sua marca entre as grandes equipas do pelotão internacional. Nas etapas ao sprint, a luta esteve entregue a Samuel Caldeira, velocista com provas dadas há diversos anos e que demonstrou poder estar na linha da frente com nomes como Bryan Coquard (Direct Energie), Nacer Bouhanni (Cofidis) ou Magnus Cort Nielsen (Orica-Scott), com quem disputou a chegada a Riba-Roja de Túria, finalizando em 6º na meta. Já nas mais duras chegadas em alto, o nome de Amaro Antunes brilhou entre as estrelas WorldTour, alcançando na etapa rainha o pódio, apenas superado na meta localizada no alto de 1ª categoria de Llucena del Cid por Merhawi Kudus (Dimension Data) e pelo vencedor do dia e da geral Nairo Quintana (Movistar Team).

Após as competições internacionais, deu-se início à competição em território nacional, que contou em Fevereiro com três corridas: Prova de Abertura – Região de Aveiro, Volta ao Algarve e Volta ao Alentejo.

As equipas de clube apenas puderam participar na Prova de Abertura, o que provocou o hiato de um mês entre a próxima competição, calendarizada para 5 de Março. Apesar deste facto negativo, os sub-23 entraram com o pé direito na temporada de 2017. No pelotão recheado de profissionais, foi o jovem sub-23 Francisco Campos (Miranda-Mortágua) quem arrasou na meta em Ovar, batendo ao sprint não apenas jovens como César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) ou Ivo Oliveira (pela Selecção Nacional || Axeon Hagens Berman), mas também Fábio Silvestre (Sporting-Tavira), Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) ou Rafael Silva (Efapel).

No que toca às equipas sub-23, mais nomes sobressaíram neste primeiro duelo como João Santos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e André Ramalho (Jorbi-Team José Maria Nicolau), estando mais em evidência a Liberty Seguros-Carglass, equipa vencedora no colectivo sub-23 e 2ª geral, tendo nos primeiros lugares César Martingil, André Crispim, Venceslau Fernandes e Rafael Lourenço.

Quanto às equipas continentais, anteviu-se estarem dispostas a marcar a temporada desde o seu início. Precisamente na Volta ao Algarve, três equipas destacaram-se no pelotão de estrelas WorldTour: LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, Sporting-Tavira e W52-FC Porto fecharam a competição 2.HC no Top 10 da geral ganha pelo esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo). Através de Amaro Antunes (5º CG), Rinaldo Nocentini (9º CG) e Edgar Pinto (10º CG), as equipas portuguesas estiveram em destaque na luta pela geral e não só.

Se Amaro Antunes (W52-FC Porto) tinha estado perto do triunfo em Valência, já em território bem seu conhecido esteve novamente perto do triunfo no Alto da Fóia (4º), não deixando escapar a vitória no Alto do Malhão, derrubando nomes como o campeão do mundo de 2014 Michal Kwiatkowski (Team Sky). Nesta derradeira etapa, também Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) voltou a destacar-se com o 2º lugar na meta.

Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) protagonizou bons desempenhos nas chegadas em alto, terminando na Fóia e no Malhão entre os primeiros, 5º e 6º respectivamente. Já Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) também mostrou a sua qualidade na montanha, sendo 9º na Fóia e 13º no Malhão.

No pelotão da Algarvia, há ainda a destacar o nome de Alejandro Marque (Sporting-Tavira) em 13º da geral e o de Xuban Errazkin, que em ano de estreia no pelotão profissional fechou a prova em 9º da juventude.

Na Volta ao Alentejo, dois nomes voltaram a mostrar as cores das suas equipas nos lugares cimeiros da geral. Nocentini ficou-se pelo 2º lugar a 16 segundos da camisola amarela de Carlos Barbero (Movistar Team), tendo ganho a etapa inaugural em Castelo de Vide e estando perto da vitória em mais três etapas. Edgar Pinto fechou em 7º da geral, estando perto do triunfo em duas jornadas.

Na Alentejana, há ainda a destacar as performances de Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé), que por duas vezes esteve perto de brilhar na meta; Rafael Silva (Efapel), que esteve perto de uma vitória em etapa e fechou em 12º na geral; Luís Gomes (RP-Boavista), que se estreia como profissional esta temporada e fechou em 14º da geral e 6º da juventude.

Os resultados conquistados nas provas do calendário nacional levaram Rinaldo Nocentini a abrir na liderança o Ranking nacional Ciclista do Ano, elaborado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais (APCP), ranking que premeia o ciclista mais regular ao longo da temporada. O 2º e 3º lugares foram ocupados por Amaro Antunes e Edgar Pinto, seguindo-se em 4º o melhor sub-23 Francisco Campos.

O pelotão faz-se de individualidades que completam a força de uma equipa e, por essa razão, queremos sublinhar a importância de todos os elementos de cada esquadra na conquista dos resultados obtidos pelos líderes. Precisamente no colectivo, a fechar o mês de Fevereiro destacou-se a esquadra Sporting-Tavira no comando do Ranking Equipa do Ano, tabela que premeia a equipa com os cinco ciclistas melhor colocados na tabela individual. Seguiu-se em 2º e 3º lugares a W52-FC Porto e a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.

O Ranking APCP completo pode ser consultado, aqui.

Seguem-se os mais destacados resultados de Janeiro e Fevereiro, alcançados pelas equipas lusas continentais e de clube:

Efapel
Rafael Silva CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
10º Rafael Silva Et3 Volta ao Alentejo
12º Rafael Silva CG Volta ao Alentejo
18º Daniel Mestre CG Volta ao Alentejo

LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
Edgar Pinto Et1 Volta ao Alentejo
Edgar Pinto Et4 Volta ao Alentejo
Edgar Pinto CG Volta ao Alentejo
Edgar Pinto Et2 Volta ao Algarve
10º Edgar Pinto CG Volta ao Algarve
17º César Fonte CG Volta ao Alentejo

Louletano-Hospital de Loulé
Vicente de Mateos Et5 Volta ao Algarve
Vicente de Mateos CG Trofeo Serra de Tramuntana (c/ Sel.Espanha)
David de la Fuente Et1 Volta ao Alentejo
Luís Mendonça CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Luís Mendonça Et3 Volta ao Alentejo
Luís Mendonça Et2 Volta ao Alentejo
10º Vicente de Mateos CG Trofeo Andratx (c/ Sel.Espanha)
10º Vicente de Mateos CG Trofeo Porreres (c/ Sel.Espanha)
10º David de la Fuente Et5 Volta ao Algarve
20º David de la Fuente CG Volta ao Alentejo

RP-Boavista
Equipa CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Luís Gomes *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Luís Gomes *Juventude Volta ao Alentejo
Daniel Sánchez CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Xuban Errazkin *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Luís Gomes CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
9º Xuban Errazkin *Juventude Volta ao Algarve
14º Luís Gomes CG Volta ao Alentejo

Sporting-Tavira
Rinaldo Nocentini Et1 Volta ao Alentejo
Mario González *Montanha Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Rinaldo Nocentini CG Volta ao Alentejo
Fábio Silvestre CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Equipa CG Volta ao Alentejo
Rinaldo Nocentini Et2 Volta ao Algarve
Rinaldo Nocentini Et3 Volta ao Alentejo
Rinaldo Nocentini Et4 Volta ao Alentejo
Rinaldo Nocentini Et5 Volta ao Algarve
Rinaldo Nocentini Et5 Volta ao Alentejo
Rinaldo Nocentini CG Volta ao Algarve
13º Alejandro Marque CG Volta ao Algarve
13º Alejandro Marque CG Volta ao Alentejo

W52-FC Porto
Amaro Antunes Et5 Volta ao Algarve
Amaro Antunes Et4 Volta Valenciana
Amaro Antunes Et2 Volta ao Algarve
Amaro Antunes CG Volta ao Algarve
Amaro Antunes Et2 Volta Valenciana
Samuel Caldeira Et3 Volta Valenciana
Samuel Caldeira Et5 Volta ao Alentejo
20º Amaro Antunes CG Volta Valenciana

Jorbi-Team José Maria Nicolau
10º André Ramalho *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros

Liberty Seguros-Carglass
Equipa Sub-23 CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
César Martingil CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
César Martingil *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Equipa CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
André Crispim *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Venceslau Fernandes *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Rafael Lourenço *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros
10º André Crispim CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros

Miranda-Mortágua
Francisco Campos CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Francisco Campos *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros
Equipa Sub-23 CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros

Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade
Equipa Sub-23 CG Prova Abertura / Troféu L.Seguros
João Santos *Juventude Prova Abertura / Troféu L.Seguros

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.