Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et9 VoltaPortugal: O tempo voa

No contra-relógio individual, último reduto para os principais rivais tentarem mudar a história da Volta a Portugal, o galego e líder da amarela Gustavo Veloso (OFM) não deixou qualquer margem para dúvida sobre a sua superioridade, queimando no asfalto os 28,9 km em 35m07s, a uma média de 49,378 km/h, conquistando a sua primeira vitória nesta edição. O mais próximo, a 55s, foi Victor de la Parte (EFG), que parecia agarrar a segunda vitória numa Volta onde tem brilhado dia após dia.

O luso Rui Sousa (BOA) defendeu o 2º lugar da geral no esforço individual no qual não é especialista, confessando que este pódio tem um sabor mais especial do que o do ano passado pela vitória alcançada na etapa rainha. Já outro galego, Delio Fernández (OFM), subiu a 3º da geral, destronando para a 5ª posição o luso Edgar Pinto (LAA), que lutou com todas as forças que se permitiu ainda ter após tantas quedas ao longo da prova, incluindo hoje no reconhecimento do percurso.

A 76ª Volta a Portugal termina com um pódio luso-espanhol, igual ao Top 10. Restando a última etapa de consagração do vencedor, destaca-se o facto das seis equipas continentais portuguesas ocuparem os primeiros lugares da geral, além de conquistarem as camisolas da montanha e da juventude, estando ainda em aberto a dos pontos na posse de Gustavo Veloso. Não só António Carvalho (LAA) agarra a camisola de melhor trepador, como David Rodrigues (SEL) faz uma estreia inesquecível na Volta ao ser o melhor jovem em prova.

Mas não foram apenas estes valores lusos a destacarem-se na prova rainha do calendário nacional. A par de Joni Brandão (EFG), Ricardo Vilela (OFM) e Vergílio Santos (BOA), nos lugares cimeiros desvendam-se dois rostos a afirmar-se no pelotão: Sandro Pinto (LDD) protagonizou excelentes actuações nas etapas de montanha, bem como Amaro Antunes (BBC) chamou a atenção no contra-relógio com o 7º melhor tempo.

E por falar em tempo, esse voa… Um prólogo e nove etapas depois, a Volta a Portugal está prestes a encerrar a sua 76ª edição. O palco eleito é a capital lisboeta, que irá receber para a festa final do pódio o grande vencedor da camisola amarela Gustavo Veloso (OFM).

Gustavo Veloso (Foto Helena Dias)
Resultados Et9 VoltaPortugal (Helena Dias)
CG após Et9 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)

______
Opinião Et8 VoltaPortugal: Entre a glória e o sofrimento
Opinião Et7 VoltaPortugal: Uma bela lição de ciclismo
Opinião Et6 VoltaPortugal: Os derradeiros desafios
Opinião Et5 VoltaPortugal: Sotaque espanhol na Volta
Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Sigo com atenção tudo o que tem escrito e as suas opiniões sobre ciclismo e dou-lhe os parabéns pela maneira positiva é construtiva como vê este desporto. Era bom que mais o fizessem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Gosto de transmitir tudo o que de bom este desporto tem e o enorme trabalho e dedicação dos seus heróis, os ciclistas.

      Eliminar
  2. Gracias Helena por el reportaje y por tus comentarios diarios en twiter. Gracias a ellos pude seguir a volta a Portugal. Segunda patria para los ciclistas Españoles y sobretodo Gallegos.
    Muy bonita a Grandisima.....
    Parabens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias a ti por leerme y seguir la Volta y sus protagonistas. Ha sido una gran carrera con bonita victoria de Gustavo Veloso!

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.