Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et6 VoltaPortugal: Os derradeiros desafios

Avizinha-se o dia de descanso na Volta a Portugal. Em Viseu, as equipas irão aproveitar o merecido dia de folga para afinar os últimos detalhes, as últimas estratégias para mudar a liderança detida por Gustavo Veloso (OFM). A tarefa não parece simples, já que o galego mostrou até ao momento ser o mais forte. Mas será nas decisivas jornadas?

Depois de amanhã chegam os derradeiros desafios, começando desde logo pelo maior de todos. A etapa rainha da tradicional subida à Torre, na Serra da Estrela, pode ajudar Veloso a consolidar a liderança ou, pelo contrário, apagar as diferenças existentes para os rivais mais próximos Luis León Sánchez (CJR), Edgar Pinto (LAA) e Ricardo Mestre (EFG). Nestas contas há ainda a expectativa de perceber o que pode Rui Sousa (BOA) fazer para anular o 1m07s que o separam do seu grande sonho de vencer a Volta a Portugal. A etapa da Torre é o cenário possível para virar o jogo. No menu terá 172,5 km e as subidas às Penhas da Saúde, Penhas Douradas e Alto da Torre para escalar na geral.

Há também que contar com a segunda linha de algumas equipas e que se encontram bem colocados na geral: Delio Fernández (OFM), Joni Brandão (EFG) e Rúben Fernández (CJR). Uns e outros terão de dar o máximo no contra-relógio individual da penúltima etapa, que poderá ter um papel fundamental se a Torre não produzir os objectivos desejados. Por essa razão, não colocamos entre os favoritos David Belda (BUR), pois esta especialidade do esforço individual é o seu ‘calcanhar de Aquiles’.

Numa Volta profundamente marcada pela montanha, no meio de tão importantes jornadas os sprinters terão ainda uma oportunidade à 8ª etapa para brilhar em Castelo Branco, além da derradeira chegada a Lisboa. Hoje, pela segunda vez protagonista nesta edição o jovem Phil Bauhaus (STG) repetiu em Viseu o triunfo fantástico ao sprint alcançado anteriormente na Maia. Perto ficou Davide Vigano (CJR) de também ele alcançar a sua segunda vitória nesta edição.

Contudo, este dia ficará na memória pela cena protagonizada pelo 3º e 4º a cruzar a linha. No final da etapa, Vicente De Mateos (LDD) respondeu à agressão de Asbjorn Kragh (CTO), acabando ambos os corredores expulsos da Volta pelo colégio de comissários. [Mais tarde, organização da Volta informou que o corredor da Christina Watches em causa foi Enrico Rossi].

As metas da Grandíssima têm sido generosas para os corredores estrangeiros e Portugal continua à espera de um sprint com sabor luso. O máximo favorito é Manuel Cardoso. Estará o campeão da Banco BIC-Carmim a guardar um final feliz para a capital Lisboeta?

Vitória de Phil Bauhaus em Viseu (Foto Podium)
Vicente De Mateos e Asbjorn Kragh (Foto Helena Dias)

Resultados Et6 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
CG após Et6 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
______
Opinião Et5 VoltaPortugal: Sotaque espanhol na Volta
Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

O calvário de André Domingues: “Assim que recuperar, voltarei!”

No final da época passada, o jornal desportivo O JOGO intitulava um dos seus artigos no «Anuário de Ciclismo 2021»: “André Domingues tem muita qualidade” . Natural de Pousos, Leiria, o ciclista de apenas 21 anos, acabados de celebrar a 14 de Dezembro, viu-se arredado da competição desde o final do mês de Janeiro de 2022, devido a problemas de saúde. André Domingues ainda conseguiu estrear-se com as cores da ProTeam Burgos BH, mas na terceira prova do Challenge de Mallorca, o Trofeo Andratx, não conseguiu resistir ao que o corpo lhe pedia há muito tempo, para parar, acabando por desistir antes de chegar à linha de meta.   André Domingues no Challenge de Mallorca (foto: Álvaro García) Com o início de 2022, chegou o sonho de correr num nível acima ao que pedalava em Portugal. A ProTeam espanhola Burgos BH abriu as portas do sonho internacional a André Domingues , após uma temporada de êxito na equipa continental Efapel, com a qual venceu em 2021 a Volta a Portugal do Futuro, o Campeo...