Avançar para o conteúdo principal

Iúri Leitão brilha na estrada e em pista

Iúri Leitão não desiludiu nesta que foi a sua época de estreia na Caja Rural-Seguros RGA. O ciclista de 24 anos foi uma peça importante no puzzle da ProTeam espanhola, garantindo o lugar em importantes corridas internacionais, conquistando a segunda etapa na prova francesa Ronde de l’Oise e repetindo, pela segunda vez na sua carreira, o título de campeão europeu de pista em scratch com a Selecção Nacional, em Munique, na Alemanha, onde ainda foi quarto no madison em dupla com Diogo Narciso (LA Alumínios/Credibom/MarcosCar).
 
Iúri Leitão na vitória em Ronde de l'Oise (foto: Charly Vélo)

Quando Iúri Leitão foi apresentado pela esquadra espanhola como reforço para a época de 2022, o seu nome surgiu para somar velocidade à Caja Rural-Seguros RGA. Com uma qualidade comprovada nas vertentes de pista e de estrada, depressa o jovem natural de Santa Marta de Portuzelo, freguesia do concelho de Viana do Castelo, começou a retribuir a confiança depositada em si ao conquistar, no início do ano, dois títulos nacionais em pista: medalha de ouro em scratch e em madison, nesta disciplina em dupla com João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).
 
O calendário de estrada repartiu-se por corridas em Espanha, Portugal, Turquia, Hungria, Noruega, França e Polónia. A primeira vitória podia ter ocorrido logo em Março, quando foi segundo na primeira etapa da Volta ao Alentejo (2.2), secundando o companheiro venezuelano Orluis Aular na chegada a Sines, vencedor do dia e que acabaria por conquistar a 39.ª edição.
 
Na prova seguinte, em Abril, Iúri Leitão esteve entre os melhores na terceira etapa da Volta à Turquia (2.Pro), selando o dia com um sétimo lugar no sprint disputado em Izmir e ganho pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck). Seguiu-se em Maio a Volta à Hungria (2.1), onde esteve novamente na luta pela vitória ao ser nono na terceira etapa com chegada a Nyiregyhaza, onde triunfou o neerlandês Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl).
 
Iúri Leitão festeja vitória da segunda etapa (foto: facebook Ronde de l'Oise)

Mas foi em Junho que chegou a ambicionada vitória na Ronde de l’Oise (2.2). A prova por etapas francesa correu de feição a Iúri Leitão, com o português a vencer a segunda etapa, a mais exigente de sobe e desce constante, num total de 205 quilómetros e oito contagens de montanha entre Le Plessis-Belleville e Ribecourt-Dreslincourt, conseguindo superar as dificuldades ao longo da jornada e guardando forças para o sprint final. Sem dúvida, esta foi a corrida onde foi mais feliz ao finalizar entre os primeiros dez nas quatro etapas, fechando em sexto na classificação geral e segundo na luta pela camisola dos pontos.
 
Depois de participar na Volta a Polónia, única de categoria WorldTour onde esteve presente, viu a época de estrada chegar ao fim com uma queda e abandono à quinta etapa no Tour Poitou-Charentes (2.1).
 
Sprinter de gabarito, tem pautado a sua jovem carreira com uma forte presença em pista, vertente na qual amealhou 12 medalhas nos últimos três anos. Aos títulos de campeão europeu em scratch, conquistados em 2020 e 2022, somou oito medalhas de prata e duas de bronze.
 
Iniciado no ciclismo aos 6 anos de idade, Iúri Leitão começou na escola Tensai/Santa Marta e continuou a sua formação em sub-23 nas equipas lusas Miranda-Mortágua e Sicasal-Constantinos-DeltaCafés, com a qual triunfou na sexta etapa da Volta a Portugal do Futuro de 2018. Em 2020 passou pela espanhola Super Froiz e regressou no ano seguinte a Portugal pela Tavfer-Measindot-Mortágua, com a qual conquistou três vitórias, duas etapas na Volta ao Alentejo e uma etapa no Grande Prémio Douro Internacional, despoletando a atenção da Caja Rural-Seguros RGA e com a qual tem contrato até 2023.
 
Vitórias em Estrada
Ano
Atleta
Etapa
Competição
País
2022
Iúri Leitão
2.ª - Dreslincourt
Ronde de l’Oise (2.2)
França
2021
Iúri Leitão
3.ª - Mora
Volta ao Alentejo (2.2)
Portugal
2021
Iúri Leitão
2.ª - Sines
Volta ao Alentejo (2.2)
Portugal
2021
Iúri Leitão
2.ª - Miranda do Douro
GP Douro (2.12)
Portugal
2018
Iúri Leitão
6.ª - Santarém
Volta a Portugal do Futuro (2.13)
Portugal
 
Medalhas em Pista (eventos internacionais)
Ano
Atleta
Medalha
Disciplina
Competição
País
2022
Iúri Leitão
Ouro
scratch
Europeu Elite
Munique, Alemanha
2021
Iúri Leitão
Prata
eliminação
Mundial Elite
Roubaix, França
2021
Iúri Leitão
Prata
corrida pontos
Europeu Elite
Grenchen, Suíça
2021
Iúri Leitão
Prata
omnium
Etapa Taça Mundo Elite
São Petersburgo, Rússia
2021
Iúri Leitão e João Matias
Prata
madison
Etapa Taça Mundo Elite
São Petersburgo, Rússia
2021
Iúri Leitão e Rui Oliveira
Bronze
madison
Europeu Elite
Grenchen, Suíça
2020
Iúri Leitão
Ouro
scratch
Europeu Elite
Plovdiv, Bulgária
2020
Iúri Leitão
Prata
eliminação
Europeu Elite
Plovdiv, Bulgária
2020
Iúri Leitão
Prata
scratch
Europeu Sub-23
Fiorentuola d’Arda, Itália
2020
Iúri Leitão
Prata
corrida pontos
Europeu Sub-23
Fiorentuola d’Arda, Itália
2020
Iúri Leitão
Prata
eliminação
Europeu Sub-23
Fiorentuola d’Arda, Itália
2020
Iúri Leitão
Bronze
omnium
Europeu Elite
Plovdiv, Bulgária
 
Iúri Leitão sagrou-se em 2022 campeão europeu de pista em scratch (foto: FPC)

Vitória na 3.ª etapa da Volta ao Alentejo 2021 (foto: Helena Dias)

Vitória em Sines na 2.ª etapa da Volta ao Alentejo 2021 (foto: Helena Dias)


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.