Avançar para o conteúdo principal

Sofia Gomes e a Volta a Portugal Feminina: “Vai ser um desafio ainda maior”

Para gaudio dos fãs de ciclismo, a segunda edição da Volta a Portugal Feminina (2.15) é uma realidade e vai estar na estrada entre 16 e 19 de Junho. A prova que junta elites, sub-23 e juniores de 2.º ano no mesmo pelotão terá como uma das favoritas a jovem lusa Sofia Gomes (Massi Tactic), que na primeira edição sagrou-se vencedora da camisola da juventude e terminou em segundo lugar na classificação geral.
 
Sofia Gomes, equipa Massi Tactic (foto: facebook atleta)

Prestes a completar 19 anos de idade, a 12 de Agosto, Sofia Gomes estreou-se esta temporada na Massi Tactic, equipa catalã de categoria UCI, alcançando já este ano a vitória da Taça de Portugal Feminina em sub-23. Neste primeiro ano de adaptação, confessa que “o ritmo no estrangeiro é completamente diferente e o nível das corridas, que tenho tido oportunidade de ir, é muito elevado. Nem sempre é possível terminar, mas o meu objectivo este ano é ganhar o máximo de experiência e ritmo. A maneira como me abordam na equipa é sempre sem meterem pressão e a dar a atender que estou ali para aprender. Não estão à espera que obtenha um resultado específico, querem que vá aprendendo a fazer várias coisas durante as corridas, como por exemplo a forma de trabalhar em equipa. Nós falámos de um contrato de um ano, mas o meu objectivo é ficar na equipa mais alguns anos, porque estou a sentir que estou a aprender imenso.”
 
Sofia Gomes reparte o seu tempo entre o ciclismo e os estudos. “Estou na Universidade de Coimbra a estudar Farmácia Biomédica. Gosto de conseguir conciliar o que estou a aprender com aquilo que aplico nos treinos, o que já sei do exercício físico e relacionar todos os processos também me ajuda. A verdade é que a Universidade de Coimbra ajuda-me imenso, muitas vezes estou fora do país e não consigo estar presente nos exames, eles ajudam-me a alterar datas. Tenho a facilidade de viver em Coimbra com os meus pais, o que é menos um problema, pois não tenho de estar preocupada em fazer as refeições e o tempo de transporte é curto. Consigo aproveitar o tempo ao máximo. O mais difícil é encaixar o descanso, mas tenho conseguido e está a correr bem.”
 
Na primeira edição da Volta a Portugal Feminina, Sofia não só esteve presente com a equipa Vesam/Blok como deixou para sempre a sua marca na história da estreante prova feminina lusa ao vencer a camisola da juventude e destacar-se no segundo lugar da geral, ficando a 35 segundos da vencedora Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team). “Não estava à espera de ganhar a juventude, muito menos fazer segundo na geral. Nunca tinha feito uma corrida com tantas etapas e sabia que a concorrência era muito elevada. Fiquei muito contente, lembro-me de ter ficado extremamente surpreendida quando me chamaram ao pódio pela camisola da juventude. Até estava a aquecer nos rolos, porque não fazia ideia! A partir daí, dia após dia fui acreditando mais um bocadinho até conseguir o resultado que consegui no final.”
 
Sofia Gomes na conquista da camisola da juventude na 1.ª Volta a Portugal Feminina (foto: Helena Dias)

Na segunda edição, a Volta contará com um pelotão mais composto, passando de 14 para 17 equipas, das quais 10 portuguesas e sete estrangeiras. Para Sofia, “vai ser uma Volta ainda mais dura, vai ser um desafio ainda maior. Tenho ideia que o ano passado já foi competitivo, mas este ano vai ser diferente. As equipas que vêm, e posso falar também pela minha Massi Tactic, têm um nível muito bom. Vi que a Selecção Nacional vai estar presente e isso também ajuda a aumentar o nível da competição.”
 
O percurso conta igualmente com novidades. Mantém os quatro dias de prova, mas sai da área metropolitana de Lisboa rumo à Região Centro do país. Desta feita, serão percorridos 273,3 quilómetros repartidos pelo prólogo e três etapas. Ao contrário da edição anterior, que teve um contra-relógio em subida de 11,1 quilómetros em Vila Franca de Xira, para esta edição a organização desenhou um crono mais curto, de 2,9 quilómetros em Loures.
 
“Gostei do percurso do ano passado, pois o contra-relógio a subir era perfeito para as minhas características. No entanto, fico contente que este ano consigamos abranger mais zonas do país e ir até Anadia, que é o sítio principal do ciclismo em Portugal”, refere Sofia Gomes aludindo ao Centro de Alto Rendimento, palco do Velódromo Nacional e Centro Satélite Continental do Centro Mundial de Ciclismo UCI. “O percurso vai ser duro pelo calor que vai fazer. O contra-relógio é muito rolante e, sendo curto, vai ser explosivo. Não é bem para as minhas características, mas sei que vou ter de dar o meu máximo”, afirma.
 
Ao contra-relógio individual inicial, segue-se a primeira etapa de 87,6 quilómetros entre Vila Franca de Xira e Torres Vedras, com uma contagem de montanha de 3.ª categoria, em Vilar (km 39,3). A segunda etapa liga Monte Redondo (Leiria) a Ourém em 78,1 quilómetros, com uma montanha de 2.ª categoria em Alto do Reguengo (km 55,6). A terceira e derradeira etapa parte de Aveiro rumo a Anadia e é a mais longa desta edição com 104,7 quilómetros, incluindo duas passagens intermédias pela meta (km 60,5 e km 82,6) e quatro subidas, duas vezes a 2.ª categoria de Alto de Algeriz (km 70,3 e km 92,4) e duas vezes a 3.ª categoria de Monte Crasto (km 79,4 e km 101,5).
 
Os objectivos da jovem ciclista lusa para esta edição ainda estão a ser delineados pela equipa Massi Tactic. “Tenho ideia que continuo a contar para a camisola da juventude, porque irão juntar as sub-23 com as juniores nessa classificação. Esse é um objectivo que posso ver com a minha equipa. No entanto, uma vez que este ano estou integrada numa equipa com uma organização diferente, vai depender daquilo que me disserem que tenho de fazer”, conclui Sofia Gomes.
 
 
ETAPAS:
(percurso completo)
16/06, Prólogo: Loures| 2,9 km (CRI)
Partida: Rua Alfredo Duarte Pinto, 16h
Chegada: Rua Alfredo Duarte Pinto, 16h04
17/06, Etapa 1: Vila Franca de Xira » Torres Vedras| 87,6 km
Partida: Praça Afonso de Albuquerque, 12h30
Chegada: Rua António Leal D’Ascensão, 15h03
18/06, Etapa 2: Leiria (Monte Redondo) » Ourém| 78,1 km
Partida: Rua da Fonte Cova, 12h45
Chegada: Praça Município Ourém, 15h03
19/06, Etapa 3: Aveiro » Anadia| 104,7 km
Partida: Rua da Pega, 12h15
1ª/2ª Passagem Meta: 14h05 / 14h40
Chegada: Pavilhão de Desportos de Anadia, 15h15
 
EQUIPAS:
 
Equipas lusas:
5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ
Cantanhede Cycling/VESAM
Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço
Korpo Activo/Penacova
Maiatos
Sicasal/Glassdrive
 
Equipas lusas mistas:
Paredes/Alenquer/Mato-Cheirinhos/D'Helvetia
Proteu/Retorta/Efapel
Velo Performance/Extremosul
Selecção Nacional Juniores e Sub-23
 
Equipas estrangeiras:
Kiwi Atlántico Louriña (ESP)
Massi Tactic Women's Team (ESP)
Zaaf Cycling Team (ESP)
Seleccion Catalana (ESP)
RFDA (GBR)
Team LDN/Brother UK (GBR)
Team Groupe Abadie Le Boulou (FRA)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.