Avançar para o conteúdo principal

João Almeida 7º no Ranking Mundial UCI liderado por Primoz Roglic

A excelente performance de João Almeida (Deceuninck-Quick Step) no recente UAE Tour, nos Emirados Árabes Unidos, valeu-lhe a subida ao sétimo lugar do Ranking Mundial UCI. Ao finalizar em terceiro lugar na classificação geral da competição emiradense, o corredor português angariou 215 pontos, totalizando no ranking 1583.33 pontos a 2 de Março, dia em que foi actualizada a tabela da União Ciclista Internacional.
 
João Almeida (© Wout Beel / Deceuninck-Quick Step)

No primeiro lugar do Ranking Mundial UCI surge o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), com 4237 pontos, seguido do conterrâneo e vencedor do UAE Tour Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), com 3135, e a fechar o pódio o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), com 2660. Mais abaixo, na 66ª posição encontra-se o luso Rui Costa (UAE Team Emirates) com 584 pontos, 25 dos quais adquiridos com o 12º lugar na geral da recente Faun-Ardèche Classic, e em 121º lugar Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) com 313 pontos, 12 dos quais adquiridos no UAE Tour, onde finalizou em 27º da geral.
 
No Ranking Mundial por Equipas, a liderança pertence à formação belga de João Almeida, a Deceuninck-Quick Step com 1671 pontos, seguida da britânica Ineos Grenadiers, com 974, e no terceiro lugar a francesa AG2R Citroen Team, com 856 pontos.
 
No Ranking Mundial por Nações, o comando pertence à França, com 8990 pontos, seguida da Eslovénia, com 8817, e da Bélgica, com 8018. Portugal surge na 13ª posição, com 3175.33 pontos.
 
O Ranking Mundial UCI é não só importante para definir as quotas para os Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos (no que toca ao Ranking por Nações), como também para garantir um lugar nas provas UCI WorldTour (no que toca à melhor formação do Ranking por Equipas), distinguindo ainda o corredor com maior consistência a nível de resultados ao longo de todo o ano competitivo (no que toca ao Ranking Individual).
 
Dois dos três Rankings, Individual e por Nações, são baseados numa classificação contínua de 52 semanas. Por exemplo, quando se disputa o Paris-Nice em 2021, os pontos ganhos pelos corredores nessa corrida em 2020 são substituídos pelos do presente ano. O Ranking por Equipas é baseado apenas nos pontos atribuídos individualmente aos corredores de cada equipa numa única temporada.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

João Matias triunfa no Bombarral: “Faltava-me uma vitória como esta a nível profissional”

João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) venceu o 2º Circuito do Bombarral – Circuito da Pêra Rocha Liberty Seguros. O ciclista de 26 anos, que envergou por diversos dias a liderança da camisola da montanha na recente Volta a Portugal, superou ao sprint toda a concorrência, completando o pódio Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) e Daniel Freitas (W52-FC Porto). Ao Cycling & Thoughts , João Matias mostrou-se muito satisfeito com esta especial vitória: “Depois da excelente Volta a Portugal que fiz, sentia-me muito bem e faltava-me uma vitória como esta a nível profissional. Há muito tempo que procurava. É a primeira vez que levanto os braços a nível individual e é muito especial. Sinto-me muito bem, muito contente e muito agradecido a toda a equipa da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack.”