Avançar para o conteúdo principal

João Almeida 7º no Ranking Mundial UCI liderado por Primoz Roglic

A excelente performance de João Almeida (Deceuninck-Quick Step) no recente UAE Tour, nos Emirados Árabes Unidos, valeu-lhe a subida ao sétimo lugar do Ranking Mundial UCI. Ao finalizar em terceiro lugar na classificação geral da competição emiradense, o corredor português angariou 215 pontos, totalizando no ranking 1583.33 pontos a 2 de Março, dia em que foi actualizada a tabela da União Ciclista Internacional.
 
João Almeida (© Wout Beel / Deceuninck-Quick Step)

No primeiro lugar do Ranking Mundial UCI surge o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), com 4237 pontos, seguido do conterrâneo e vencedor do UAE Tour Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), com 3135, e a fechar o pódio o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), com 2660. Mais abaixo, na 66ª posição encontra-se o luso Rui Costa (UAE Team Emirates) com 584 pontos, 25 dos quais adquiridos com o 12º lugar na geral da recente Faun-Ardèche Classic, e em 121º lugar Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) com 313 pontos, 12 dos quais adquiridos no UAE Tour, onde finalizou em 27º da geral.
 
No Ranking Mundial por Equipas, a liderança pertence à formação belga de João Almeida, a Deceuninck-Quick Step com 1671 pontos, seguida da britânica Ineos Grenadiers, com 974, e no terceiro lugar a francesa AG2R Citroen Team, com 856 pontos.
 
No Ranking Mundial por Nações, o comando pertence à França, com 8990 pontos, seguida da Eslovénia, com 8817, e da Bélgica, com 8018. Portugal surge na 13ª posição, com 3175.33 pontos.
 
O Ranking Mundial UCI é não só importante para definir as quotas para os Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos (no que toca ao Ranking por Nações), como também para garantir um lugar nas provas UCI WorldTour (no que toca à melhor formação do Ranking por Equipas), distinguindo ainda o corredor com maior consistência a nível de resultados ao longo de todo o ano competitivo (no que toca ao Ranking Individual).
 
Dois dos três Rankings, Individual e por Nações, são baseados numa classificação contínua de 52 semanas. Por exemplo, quando se disputa o Paris-Nice em 2021, os pontos ganhos pelos corredores nessa corrida em 2020 são substituídos pelos do presente ano. O Ranking por Equipas é baseado apenas nos pontos atribuídos individualmente aos corredores de cada equipa numa única temporada.

Comentários

Artigos Mais Lidos

David Rodrigues vence prova da Taça em Mortágua

Uma fuga de sucesso deu à equipa RP-Boavista a primeira vitória da temporada pelos pedais de David Rodrigues no 17º Grande Prémio Mortágua. Sobre a linha de meta bateu ao sprint o companheiro de fuga Joaquim Silva (W52-FC Porto) e a 5 segundos chegou o pelotão a alta velocidade com Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a fechar o pódio da jornada. Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) segurou o comando da Taça de Portugal em Elite e Xuban Errazkin (RP-Boavista) em Sub-23.

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).