Este domingo, deu-se o tiro de partida à época lusa de estrada e, tal como no ano passado, foi a Selecção Nacional quem agarrou a vitória da Prova de Abertura – Região de Aveiro. O internacional de 22 anos Rui Oliveira, que este ano faz a sua estreia no WorldTour com a equipa emiradense UAE Team Emirates, conquistou a meta em Estarreja, após um sprint a alta velocidade, que deixou nos demais lugares do pódio César Martingil (Sporting-Tavira) e Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista).
Rui Oliveira teve uma pré-época bastante ocupada pelas competições de pista, não só em Portugal, como também nas Taças do Mundo, importantes para a qualificação do país para os Jogos Olímpicos de 2020. Tanto em território nacional como além-fronteiras, o prodígio da pista brilhou no velódromo, sagrando-se campeão nacional de omnium e ficando à porta do pódio na disciplina olímpica de madison em Hong Kong, na Taça do Mundo, onde fechou em quarto lugar em dupla com João Matias (Vito-Feirense-Pnb), exactamente o mesmo lugar feito hoje em Estarreja pelo corredor da equipa feirense.
Após iniciar a época de estrada no Challenge Mallorca com a UAE Team Emirates, onde correu dois dos quatro troféus (Palma e Ses Salines), Rui Oliveira voltou a integrar a Selecção, desta feita de estrada, para disputar a Prova de Abertura. Com um início bastante chuvoso, a jornada de 162,4 quilómetros, entre Sever do Vouga e Estarreja, fez-se a um ritmo de 42,157 km/h, rumo a uma chegada ao sprint. Uma fuga ainda foi tentada, terminando a cerca de 20 quilómetros do epílogo.
Com a vitória nos pedais, Rui Oliveira fez questão de destacar nas redes sociais o agradecimento ao trabalho dos companheiros de Selecção: o irmão Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Miguel do Rego (CM Aubervilliers) e os betetistas José Dias e Tiago Ferreira (DMT Racing Team), que em 2016 conquistou o título mundial de maratonas.
“Aquela sensação de vitória. É muita emoção conseguir a vitória na corrida de abertura da época de estrada aqui em Portugal. Obrigado aos meus incríveis companheiros por cuidarem de mim o dia todo. Espero manter estas boas sensações ao longo do ano”, publicou Rui Oliveira no Instagram.
Classificação Geral:
1º Rui Oliveira (Equipa Portugal) 3h51m08s
2º César Martingil (Sporting-Tavira) mt
3º Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista) mt
4º João Matias (Vito-Feirense-Pnb) mt
5º Leonel Coutinho (Aviludo-Louletano) mt
6º Francisco Rus (Aviludo-Louletano) mt
7º Ivo Oliveira (Equipa Portugal) mt
8º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos) mt
9º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt
10º Pedro Paulinho (Efapel) mt
Geral Sub-23:
1º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos)
Geral Equipas:
1ª Equipa Portugal
Comentários
Enviar um comentário