Avançar para o conteúdo principal

Rui Oliveira sprinta para a vitória na abertura da época lusa


Este domingo, deu-se o tiro de partida à época lusa de estrada e, tal como no ano passado, foi a Selecção Nacional quem agarrou a vitória da Prova de Abertura – Região de Aveiro. O internacional de 22 anos Rui Oliveira, que este ano faz a sua estreia no WorldTour com a equipa emiradense UAE Team Emirates, conquistou a meta em Estarreja, após um sprint a alta velocidade, que deixou nos demais lugares do pódio César Martingil (Sporting-Tavira) e Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista).

Rui Oliveira teve uma pré-época bastante ocupada pelas competições de pista, não só em Portugal, como também nas Taças do Mundo, importantes para a qualificação do país para os Jogos Olímpicos de 2020. Tanto em território nacional como além-fronteiras, o prodígio da pista brilhou no velódromo, sagrando-se campeão nacional de omnium e ficando à porta do pódio na disciplina olímpica de madison em Hong Kong, na Taça do Mundo, onde fechou em quarto lugar em dupla com João Matias (Vito-Feirense-Pnb), exactamente o mesmo lugar feito hoje em Estarreja pelo corredor da equipa feirense.

Após iniciar a época de estrada no Challenge Mallorca com a UAE Team Emirates, onde correu dois dos quatro troféus (Palma e Ses Salines), Rui Oliveira voltou a integrar a Selecção, desta feita de estrada, para disputar a Prova de Abertura. Com um início bastante chuvoso, a jornada de 162,4 quilómetros, entre Sever do Vouga e Estarreja, fez-se a um ritmo de 42,157 km/h, rumo a uma chegada ao sprint. Uma fuga ainda foi tentada, terminando a cerca de 20 quilómetros do epílogo.

Com a vitória nos pedais, Rui Oliveira fez questão de destacar nas redes sociais o agradecimento ao trabalho dos companheiros de Selecção: o irmão Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Miguel do Rego (CM Aubervilliers) e os betetistas José Dias e Tiago Ferreira (DMT Racing Team), que em 2016 conquistou o título mundial de maratonas.

“Aquela sensação de vitória. É muita emoção conseguir a vitória na corrida de abertura da época de estrada aqui em Portugal. Obrigado aos meus incríveis companheiros por cuidarem de mim o dia todo. Espero manter estas boas sensações ao longo do ano”, publicou Rui Oliveira no Instagram.



Classificação Geral:
1º Rui Oliveira (Equipa Portugal) 3h51m08s
2º César Martingil (Sporting-Tavira) mt
3º Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista) mt
4º João Matias (Vito-Feirense-Pnb) mt
5º Leonel Coutinho (Aviludo-Louletano) mt
6º Francisco Rus (Aviludo-Louletano) mt
7º Ivo Oliveira (Equipa Portugal) mt
8º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos) mt
9º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt
10º Pedro Paulinho (Efapel) mt

Geral Sub-23:
1º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos)

Geral Equipas:
1ª Equipa Portugal

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.