Avançar para o conteúdo principal

Rui Oliveira sprinta para a vitória na abertura da época lusa


Este domingo, deu-se o tiro de partida à época lusa de estrada e, tal como no ano passado, foi a Selecção Nacional quem agarrou a vitória da Prova de Abertura – Região de Aveiro. O internacional de 22 anos Rui Oliveira, que este ano faz a sua estreia no WorldTour com a equipa emiradense UAE Team Emirates, conquistou a meta em Estarreja, após um sprint a alta velocidade, que deixou nos demais lugares do pódio César Martingil (Sporting-Tavira) e Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista).

Rui Oliveira teve uma pré-época bastante ocupada pelas competições de pista, não só em Portugal, como também nas Taças do Mundo, importantes para a qualificação do país para os Jogos Olímpicos de 2020. Tanto em território nacional como além-fronteiras, o prodígio da pista brilhou no velódromo, sagrando-se campeão nacional de omnium e ficando à porta do pódio na disciplina olímpica de madison em Hong Kong, na Taça do Mundo, onde fechou em quarto lugar em dupla com João Matias (Vito-Feirense-Pnb), exactamente o mesmo lugar feito hoje em Estarreja pelo corredor da equipa feirense.

Após iniciar a época de estrada no Challenge Mallorca com a UAE Team Emirates, onde correu dois dos quatro troféus (Palma e Ses Salines), Rui Oliveira voltou a integrar a Selecção, desta feita de estrada, para disputar a Prova de Abertura. Com um início bastante chuvoso, a jornada de 162,4 quilómetros, entre Sever do Vouga e Estarreja, fez-se a um ritmo de 42,157 km/h, rumo a uma chegada ao sprint. Uma fuga ainda foi tentada, terminando a cerca de 20 quilómetros do epílogo.

Com a vitória nos pedais, Rui Oliveira fez questão de destacar nas redes sociais o agradecimento ao trabalho dos companheiros de Selecção: o irmão Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Miguel do Rego (CM Aubervilliers) e os betetistas José Dias e Tiago Ferreira (DMT Racing Team), que em 2016 conquistou o título mundial de maratonas.

“Aquela sensação de vitória. É muita emoção conseguir a vitória na corrida de abertura da época de estrada aqui em Portugal. Obrigado aos meus incríveis companheiros por cuidarem de mim o dia todo. Espero manter estas boas sensações ao longo do ano”, publicou Rui Oliveira no Instagram.



Classificação Geral:
1º Rui Oliveira (Equipa Portugal) 3h51m08s
2º César Martingil (Sporting-Tavira) mt
3º Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista) mt
4º João Matias (Vito-Feirense-Pnb) mt
5º Leonel Coutinho (Aviludo-Louletano) mt
6º Francisco Rus (Aviludo-Louletano) mt
7º Ivo Oliveira (Equipa Portugal) mt
8º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos) mt
9º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) mt
10º Pedro Paulinho (Efapel) mt

Geral Sub-23:
1º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos)

Geral Equipas:
1ª Equipa Portugal

Comentários

Artigos Mais Lidos

David Rodrigues vence prova da Taça em Mortágua

Uma fuga de sucesso deu à equipa RP-Boavista a primeira vitória da temporada pelos pedais de David Rodrigues no 17º Grande Prémio Mortágua. Sobre a linha de meta bateu ao sprint o companheiro de fuga Joaquim Silva (W52-FC Porto) e a 5 segundos chegou o pelotão a alta velocidade com Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a fechar o pódio da jornada. Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) segurou o comando da Taça de Portugal em Elite e Xuban Errazkin (RP-Boavista) em Sub-23.

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).