Avançar para o conteúdo principal

O arranque do sonho Vito-Feirense-Pnb 2019



Cada início de época tem um significado especial para equipa, ciclistas, patrocinadores, familiares, adeptos. Tudo gira à volta de uma máquina, a bicicleta, revestida de um mar de emoções desenhado a suor, lágrimas e, por vezes, sangue, daqueles que nos fazem vibrar com a sua força de vontade em nunca desistir e sempre persistir até à linha de meta, tudo pelo sonho de vencer, seja por si ou pela equipa. Este é o inexplicável mundo do ciclismo.

Presente em mais uma apresentação de equipa, a Vito-Feirense-Pnb, dei comigo a tentar perceber o que passa pela cabeça dos ciclistas a cada início de época. Para uns, é mais um ano como profissional de uma das mais duras profissões desportivas. Para outros, é o começar de um caminho há muito desejado. Para todos, é o abrir de uma porta atrás da qual tentam descortinar o que os espera ao longo de um ano de exigentes competições. Nada é cem por cento garantido. A única garantia que detêm nas suas mãos é a coragem que emanam diariamente em busca dos objectivos delineados.

Deixar tudo na estrada por um companheiro de equipa, vencer etapas, conquistar a camisola amarela de uma prova, sagrar-se campeão nacional, agarrar com todas as forças o título mundial de pista, ou tão simplesmente terminar uma corrida quando o corpo grita para parar… olho para os treze corredores profissionais que tenho à minha frente e admiro a esperança e a garra com que olham à nova temporada.

O realizar do sonho de ocupar o lugar numa equipa profissional chega este ano para João Barbosa, vindo da formação da Maia, onde se destacou como um dos mais promissores sub-23 do nosso pelotão, e também para António Ferreira e Pedro Andrade, talentos vindos da formação júnior Feirense, protagonistas de excelentes exibições e até a conquista do título nacional pelo jovem Andrade.

João Santos e Bernardo Saavedra (também conhecido por João Leite) continuam o duro caminho de crescer no meio profissional e fazer valer a sua potencialidade, tal como Xuban Errazkin, melhor jovem em 2018 da Volta a Portugal e um basco que ainda promete dar muitas glórias à grande potência que é o ciclismo espanhol. De Espanha temos também Jesús del Pino e Oscar Pelegrí, ambos já conhecedores do sabor da vitória nos seus próprios pedais.

Luís Afonso e Rui Rodrigues têm dado tudo de si em prol da equipa que representam, ano após ano, vivendo como suas as vitórias que ajudaram os seus líderes a conquistar. Já o alemão Björn Thurau faz a sua estreia no pelotão nacional, embora já seja conhecedor de provas como a Volta a Portugal, pedalada em 2017 com a Kuwait-Cartucho.es, ou a Volta ao Algarve, aquando do seu estatuto de corredor do WorldTour, em equipas como Bora-Argon18 e Europcar.

Depois de tantos anos como ciclista, Filipe Cardoso, o 'senhor da Grandíssima' e da Sra. da Graça, veste pela primeira vez como profissional a camisola de uma equipa da sua terra natal, após ter iniciado a sua formação no clube que tem ligação com a Vito-Feirense-Pnb, o histórico Sport Ciclismo S. João de Ver.

E o que dizer de João Matias? Mais do que as vitórias já conquistadas em estrada e pista, ou a forma exemplar com que representa Portugal nos velódromos mundiais, o que prende a atenção neste corredor é a inesgotável fonte de entusiasmo e amor pelo ciclismo. Se alguém não gosta deste desporto, basta passar uns minutos à conversa com Matias para querer acompanhar e saber cada vez mais acerca desta modalidade.

Sob o comando desportivo de Joaquim Andrade, um dos maiores nomes do ciclismo luso, estes treze heróis irão pedalar "De Castelo Ao Peito".

Desejo uma excelente época a toda a equipa Vito-Feirense-Pnb!

Galeria completa de fotos da apresentação Vito-Feirense-Pnb, CLICAR AQUI!



 


   


Vito-Feirense-Pnb (CDF)
Bicicleta Cannondale
Director Desportivo Joaquim Andrade |POR 16/08/1969
Ciclistas Equipa Profissional:
António Ferreira |POR 03/04/2000 (Vito-Feirense júnior)
Bernardo Saavedra |POR 01/05/1998 (Vito-Feirense)
Björn Thurau |GER 23/07/1988 (Holdsworth)
Filipe Cardoso |POR 15/05/1984 (RP-Boavista)
Jesús del Pino |ESP 09/09/1990 (Efapel)
João Barbosa |POR 21/12/1997 (Fortunna-Maia)
João Matias |POR 26/05/1991 (Vito-Feirense)
João Santos |POR 29/04/1995 (Vito-Feirense)
Luís Afonso |POR 14/01/1990 (Vito-Feirense)
Oscar Pelegrí |ESP 30/05/1994 (RP-Boavista)
Pedro Andrade |POR 31/05/2000 (Vito-Feirense júnior)
Rui Rodrigues |POR 15/01/1992 (Aviludo-Louletano-Uli)
Xuban Errazkin |ESP 25/08/1996 (Vito-Feirense)

Ciclistas Sub-23:
Francisco Pereira
José Pereira
Leonardo Soares
Luís Cabral
Ciclistas Juniores:
César Costa
Daniel Carvalho
Diogo Faustino
Francisco Gouveia
Henrique Pereira
João António
José Macedo
Miguel Maia
Ciclistas Cadetes:
Carlos Petiz
Diogo Oliveira
Gabriel Mota
Gonçalo Rocha
João Silva
Nuno Oliveira
Sérgio Magalhães
Escolas – Juvenis:
David Ferreira
Pedro Brandão
Pedro Caetano
Escolas – Infantis:
Hugo Andrade
Jéssica Oliveira
João Azevedo
Rafael Maia
Escolas – Benjamins:
Rodrigo Brandão
Salomé Teles

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...