Avançar para o conteúdo principal

De pequenino se ama o ciclismo



Encontro Nacional de Escolas 2013. Foto: UVP/FPC

O ciclismo português tem tido avanços e recuos, mais promessas do que realidades. A luta contínua por melhorar o estado desta modalidade tem sido, por vezes, invisível em alguns aspectos, mas não podemos fechar os olhos ao que de bom se tem produzido a bem do futuro deste desporto em território nacional, como é o caso do ciclismo de iniciação.

Um dos aspectos positivos é o projecto desenvolvido pela Federação Portuguesa de Ciclismo, intitulado ‘Escolas de Ciclismo’, com o qual se tem vindo a incentivar as crianças para a prática da modalidade. Este projecto tem visto crescer o interesse por parte das crianças e dos próprios Clubes, levando a um aumento significativo no chamado ciclismo de iniciação, que engloba as categorias de pupilos (5-6 anos), benjamins (7-8 anos), iniciados (9-10 anos), infantis (11-12 anos) e juvenis (13-14 anos).

Os dados dos últimos anos comprovam-no. O número de participantes no Encontro Nacional de Escolas cresceu significativamente de 371 em 2011, 434 em 2012 para um total de 507 em 2013. Se retrocedermos mais no tempo, verificamos com entusiasmo que o ciclismo está a enraizar-se nas camadas mais jovens da população portuguesa como uma prática desportiva imprescindível ao desenvolvimento saudável dos mais novos, contando em 2002 com cerca de 400 atletas de escolas de ciclismo e em 2013 quase a atingir os 1200. Estes números demonstram que este projecto deve ser fomentado e cimentado pelos Clubes, Associações e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, pois como a própria refere o Encontro Nacional de Escolas é um «verdadeiro bálsamo de motivação para todos aqueles que acreditam no futuro desta modalidade».

Evolução do número de atletas das escolas de ciclismo

Assim sendo, a Federação juntamente com as Associações Regionais oferecem às crianças dois calendários de ciclismo de Estrada e BTT, pois de pequenino se ama o ciclismo!

Calendário Escolas de Ciclismo 2014 
23/03 1º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona A (AC Porto)
29/03 1º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona B (AC Algarve)
13/04 2º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona A (AC Aveiro)
27/04 2º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona B (AC Setúbal)
17/05 3º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona B (AC Lisboa / UDO)
25/05 3º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona A (AC Minho)
08/06 4º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona A (AC Vila Real)
15/06 4º Encontro Inter-Regional de Escolas – Zona B (AC Santarém)
26-27/07 Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo (UVP / FPC) 

Calendário Escolar BTT 2014 
15/02 1ª Prova Desporto Escolar BTT Braga (AC Minho)
22/02 1ª Prova Desporto Escolar BTT Douro (AC Porto)
08/03 2ª Prova Desporto Escolar BTT Braga (AC Minho)
03/05 2ª Prova Desporto Escolar BTT Douro (BTT ADSL)
24/05 Campeonato Regional BTT Douro/Braga (ASC BravusCuras)
10/05 Prova Desporto Escolar BTT Setúbal (AC Setúbal)
24/05 Prova Desporto Escolar BTT Aveiro (AC Aveiro)


[Fonte Gráfico: “Plano de Actividades e Orçamento 2014” da FPC] 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).