Avançar para o conteúdo principal

Grande Prémio JN: W52-Quinta da Lixa abraça vitória sublime

A 25ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias teve como grande vencedor António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), uma vitória fruto da exibição de qualidade e força da equipa. A amarela conquistada sábado com primazia foi defendida este domingo até ao cruzar final da meta instalada na Avenida 25 de Abril, e não na apoteótica Avenida dos Aliados como era tradição em pleno Porto.

Neste regresso do Grande Prémio JN à estrada, o pelotão fez frente a três jornadas num total de 284,7 km. No meio está a virtude e, assim sendo, na primeira etapa após o prólogo António Carvalho conseguiu uma importante vitória que iria ditar o triunfo final desta edição.

Dada a curta distância de 1,24 km do contra-relógio inicial, o dia inaugural não produziu distâncias significativas a marcar a geral. Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) triunfou em Viana do Castelo, deixando a 1 e 2 segundos Diego Rubio (Efapel) e Daniel Mestre (Team Tavira). António Carvalho acabou o esforço individual na 21ª posição, mas somente a 5 segundos da amarela, nada que a montanha do dia seguinte não pudesse desfazer no asfalto.

A primeira etapa viveu-se ao longo de 164 km entre Ovar e Braga, cenário dos Campeonatos Nacionais Elite/Sub-23 deste ano e a disputar no próximo fim-de-semana. Nesta dura jornada, após um sobe e desce constante, o pelotão tinha no final duas escaladas de 2ª categoria, a última das quais a coincidir com a meta no Sameiro. No alto, António Carvalho fez a diferença nos 100 metros finais golpeando os pedais com uma força incapaz de ser batida pelos mais directos adversários Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), Jóni Brandão e Diego Rubio (Efapel). Como fez questão de frisar, esta vitória teve uma construção sublime dos companheiros da W52-Quinta da Lixa, evidenciando a presença atenta de Rui Vinhas e Samuel Caldeira nas fugas ao longo da etapa, Luís Fernandes a anular os cortes que se produziam no pelotão, os ataques de Hélder Oliveira e Raúl Alarcón, o trabalho incondicional de Ángel Sánchez no apoio à sua colocação e ida ao carro buscar abastecimento, culminando no aumentar de ritmo por parte de Joaquim Silva nos derradeiros 2 quilómetros até cerca de 500m da linha de todas as decisões, na qual António Carvalho imperou para a liderança da amarela, assinalando: “A minha vitória foi fruto de todo o trabalho de equipa. O ciclismo é todo um trabalho de equipa, por isso, esta camisola é de todos vocês. Obrigado por tudo, foram fantásticos”. 

Abraço emotivo de António Carvalho e Joaquim Silva
no final da 1ª etapa (foto Pedro Vidinha)
Partindo para a última etapa com menos de 10 segundos de vantagem na geral, António Carvalho conseguiu superar na 5ª posição a derradeira jornada de 119,5 km, entre Lordelo e Porto, com o mesmo tempo do vencedor João Benta (Louletano-Ray Just Energy) e da dupla seguinte na meta, Diego Rubio e Domingos Gonçalves (Efapel). Com esta vitória, a W52-Quinta da Lixa soma já cinco triunfos nesta temporada, além de dez camisolas secundárias e uma vitória por equipas.

António Carvalho juntou à amarela o triunfo por pontos e a geral completou-se com Diego Rubio (Efapel) no 2º lugar e Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) a fechar o pódio. A camisola da montanha ficou nas mãos de Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte), as metas volantes em Jaime Vergara (Rimo-Construcciones Paulino-Oviedo.es) e a Efapel triunfou no colectivo.

Entre os mais jovens promissores do pelotão, Rui Carvalho (Anicolor) brilhou no primeiro lugar dos Sub-23, após destronar da liderança Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM) no final do segundo dia, que finalizou em 4º desta classificação precedido por Paulo Silva (Liberty Seguros-Carglass) em 2º e Júlio Gonçalves (Anicolor) a fechar o pódio da juventude. 

António Carvalho conquista Grande Prémio Jornal de Notícias
(foto UVP-FPC)
Geral Grande Prémio JN
1º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa 7:05:17
2º Diego Rubio (Esp) Efapel +3”
3º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +3”
4º Jóni Brandão (Por) Efapel +6”
5º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +8”
6º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +18”
7º Arkaitz Durán (Esp) Efapel +20”
8º Domingos Gonçalves (Por) Efapel +22”
9º Rui Carvalho (Por) Anicolor +29”
10º Sandro Pinto (Por) Louletano-Ray Just Energy +32”
Resultados completos aqui

Geral Juventude
1º Rui Carvalho (Por) Anicolor
2º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
3º Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
4º Tiago Ferreira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
5º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
6º Hugo Brito (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
7º Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
8º Ricardo Teixeira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
9º João Maio (Por) Anicolor
10º José Fernandes (Por) Anicolor
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.