Avançar para o conteúdo principal

Luís Fernandes: «Sinto que estou a evoluir como atleta e como homem»

Desde o início da temporada, Luís Fernandes (OFM-Quinta da Lixa) mantém a consistente liderança do Ranking Equipier do Ano, promovido pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. Em Maio consolidou o primeiro lugar com 29 pontos, estando a 10 de Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim) e a 13 de César Fonte (Rádio Popular-Boavista), que ocupam a segunda e terceira posições.
 
Luís Fernandes, 2º no Challenge de Loulé (Foto @UCMaia)

Para Luís Fernandes, esta liderança tem servido de incentivo extra em competição, somada à «confiança e motivação que a equipa me tem dado para continuar a trabalhar. Os meus companheiros confiam em mim como eu confio neles, sabendo que se fizer bem o meu trabalho eles podem chegar à vitória».

Precisamente a 25 de Maio, o corredor da OFM-Quinta da Lixa viu a sua dedicação e empenho recompensados pela equipa ao ser a aposta do director desportivo José Barros para disputar a vitória do Challenge de Loulé, correspondendo da melhor forma ao terminar no pódio: «O director e os meus companheiros quiseram dar-me uma oportunidade, sabendo que o circuito era ao meu jeito. O 2º lugar que alcancei é de toda a equipa!».

Pelo terceiro ano a vestir a camisola da equipa de Sobrado, Luís Fernandes pedalou o primeiro ano ainda como amador, acompanhando o salto da formação ao escalão continental em 2013. «Cada ano que passa, sinto que estou a evoluir como atleta e como homem. E ensinaram-me uma coisa aqui… primeiro trabalhas para depois trabalharem para ti».

Luís Fernandes prepara já as próximas competições de Junho, que serão o «GP Abimota, as provas da Taça de Portugal, nomeadamente Oliveira de Azeméis, Memorial Bruno Neves e Albergaria-a-Velha, e também os Campeonatos Nacionais no dia 29. Espero poder discutir o Memorial Bruno Neves, é uma corrida um pouco ao meu jeito e sei que vou ter a minha oportunidade».
  

______
Entrevista realizada para APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.