Avançar para o conteúdo principal

Pode João Almeida repetir o seu Giro de 2020?

O português João Almeida tornou-se numa das estrelas da Deceuninck-QuickStep, após um triunfal Giro d'Italia protagonizado em 2020. Os 15 dias na liderança da prova e o quarto lugar na classificação geral final levaram Portugal à loucura pelo corredor natural das Caldas da Rainha. Em 2021, regressa à Corsa Rosa como líder da equipa belga para tentar um novo assalto à camisola rosa, que também foi envergada por outro português, Acácio da Silva em 1989.
 
João Almeida (© Tim De Waele/Getty Images)


Na 104ª edição, que se celebrará entre 8 e 30 de Maio, João Almeida contará com rivais de alto nível. A RCS Sport, organizadora do Giro, deu recentemente a conhecer a lista provisória de corredores inscritos e entre os nomes divulgados destaca-se o colombiano de 24 anos Egan Bernal, vencedor do Tour de France e que irá levar o dorsal 1 pela Ineos-Grenadiers. O italiano de 36 anos Vincenzo Nibali e o holandês de 34 Bauke Molema são dois dos homens fortes da Trek-Segafredo, com o primeiro a já ter conquistado as três grandes voltas, embora ainda esteja em dúvida a sua presença por estar a recuperar da fractura no pulso direito num acidente de treino em Abril, e o segundo a estar sempre presente como candidato ao pódio.
 
Outro dos nomes destacados é o do britânico de 28 anos Simon Yates, da equipa BikeExchange, vencedor da Vuelta a España e que este ano conta com a vitória do Tour of the Alps. A Team DSM apresenta-se com dois importantes nomes, o australiano de 24 anos Jai Hindley, que o ano passado terminou o Giro em segundo da geral, e o francês de 30 anos Romain Bardet, que já terminou por duas vezes o Tour de France no pódio. A Bahrain-Victorious vai estar com uma forte dupla espanhola e ambos de 31 anos: Mikel Landa, vencedor de três etapas e um pódio, e Pello Bilbao, vencedor de duas etapas e quinto à geral na edição transacta.
 
João Almeida terá a seu lado o companheiro Remco Evenepoel, belga de 21 anos, que regressa à competição, após o grave acidente que sofreu na clássica Il Lombardia em 2020. Esta jovem dupla promete dar muitas dores de cabeça aos adversários, que irão olhar para Almeida com uma atenção mais aprimorada, depois do feito alcançado no Giro passado. O corredor português já não é um desconhecido, sendo a sua qualidade reconhecida e até bastante cobiçada por algumas equipas rivais.
 


O traçado do Giro d’Italia conta com algumas diferenças relativamente à edição transacta. Com dois contra-relógios em vez de três, um na primeira etapa em Torino (curto de 9 km) e outro na última etapa de Senago a Milão (de 29,4 km), é aí que Almeida tenciona fazer a diferença, aproveitando esta que é a sua especialidade e onde tudo fará para ganhar vantagem. Aliás, já este ano vestiu a liderança da Volta a Catalunya, após uma exibição de fazer inveja no contra-relógio, onde pedalou o terceiro melhor tempo, sendo apenas superado pelo companheiro Rémi Cavagna e o bi-campeão do mundo da especialidade Rohan Dennis (Ineos-Grenadiers).
 
Na alta montanha João Almeida sofre um pouco mais, mas contrabalança com uma fortíssima capacidade de resiliência, não se rendendo à dureza do traçado que se lhe apresenta pela frente. Isso vimos o ano passado e esperamos voltar a ver este ano. Almeida assinala nesta edição como crucial a etapa 11, entre Perugia e Montalcino, que inclui vários troços da clássica Strade Bianche, e principalmente a etapa 16, entre Sacile e Cortina d’Ampezzo, que será a etapa-rainha deste ano com as subidas de Passo Pordoi (2,239m, Cima Coppi), Passo Fedaia, Passo Giau e o final em Cortina D’Ampezzo, num total de 212 quilómetros em plena cadeia montanhosa das Dolomitas, assemelhando-se a sua dureza à da jornada do ano passado com passagem pelo Stelvio, na qual o português fechou em sétimo na meta. Este ano, a referida etapa-rainha chegará após uma 14ª jornada com final no poderoso Monte Zoncolan.
 
João Almeida tem apenas 22 anos de idade e consegue transparecer uma tranquilidade quanto à responsabilidade que adquiriu dentro da equipa Deceuninck-Quick Step. Mostra-se confiante no trabalho desenvolvido até ao momento e com a forma no ponto onde quer para enfrentar as três semanas da exigente Corsa Rosa. Chegará ao Giro com cinco corridas realizadas este ano. Começou com o seu primeiro pódio numa corrida WorldTour, nomeadamente 3º no UAE Tour, 6º no Tirreno-Adriático, 7º na Volta a Catalunya com vitória da camisola da juventude, 37º na Strade Bianche e 65º na Liège-Bastogne-Liège.
 
Afirma-se de pés bem assentes na terra, sabendo que tudo pode acontecer numa Grande Volta, não querendo deste modo assumir o grande objectivo de alcançar o pódio e dizendo apenas que dará o seu melhor na 104ª edição do Giro d’Italia, que poderá contar com mais dois corredores lusos no pelotão, o vencedor de uma etapa e rei da montanha de 2020 Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) e Nelson Oliveira (Movistar Team).



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.