Avançar para o conteúdo principal

Bruno Silva e Vítor Santos vencedores no ciclocrosse de Marrazes

Bruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) venceu a penúltima prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, cruzando a linha com o companheiro de equipa Vítor Santos, que festejou em Marrazes a vitória antecipada do troféu. No lado feminino, a vitória sorriu a Daniela Pereira (Saertex Portugal-Edaetech), vendo reforçada a liderança da geral.

Com o segundo lugar obtido na quarta prova pontuável, o vencedor das três anteriores corridas, Vítor Santos, terminou com qualquer dúvida sobre a conquista da Taça. O companheiro Bruno Silva agarrou a vitória em Marrazes, deixando na 3ª posição Fábio Ribeiro (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group), a 8 segundos.

Na quarta prova da Taça estiveram presentes os ciclistas de estrada Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano), 5º na meta, e Paul Ferreira (Jorbi-Team José Maria Nicolau), 13º.

Em elite feminina, Daniela Pereira repetiu a vitória da prova anterior, ficando a 4m03s Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) e a 6m26s Nádia Mendes (Transfor/Fátima BTT). Em sub-23, o triunfo coube a Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde), deixando a 2m40s Débora Figueiredo (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias & Araújo|Frulact).

Entre os mais novos, Hélder Gonçalves (Seissa-KTM Bikeseven-Matias & Araújo-Frulact) manteve-se no comando em juniores, com a vitória de hoje a sorrir a Guilherme Mota (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). Em cadetes, Diogo Neves (BTT Loulé/BPI/Elevis) e Ana Santos (ASC-Focus Team-Vila do Conde) agarraram o triunfo, mantendo o comando da geral.

Michel Machado (Individual) venceu em master 30 com Rúben Nunes (ASC/Focus-Vila do Conde) a manter o comando, Hugo Moreira (Individual) em master 40 com Nuno Inácio (Individual) no comando, Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) em master 50 com António Moreira (Individual) na liderança, e Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde) em master feminina.

Tomás Mota brilhou em juvenil, enquanto na categoria promoção a vitória coube a David Raquel (Viseu 2001).

A quinta e última prova da Taça da Portugal de Ciclocrosse irá realizar-se a 21 de Janeiro, em Valongo, uma prova de categoria internacional, sendo antecedida pelo Campeonato Nacional a 14 de Janeiro, em Melgaço.

Resultados completos, aqui.
Ranking Taça de Portugal de Ciclocrosse, aqui.

Bruno Silva e Vítor Santos vencedores no ciclocrosse de Marrazes (© FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...