Avançar para o conteúdo principal

Vitória de Vítor Santos e Ana Rita Vigário em Águeda

Mais de uma centena de atletas disputaram a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, onde Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) triunfaram em elites.
 
A abertura da Taça estava marcada para Vouzela, mas os incêndios que fustigaram a região levaram à mudança de local para o circuito de 2 km no Águeda Bike Park, que contou com a presença dos ciclistas de estrada Márcio Barbosa (ACDC Trofa) e o internacional Ricardo Vilela (Manzana Postobón), 8º e 17º respectivamente.

Em elites, Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) venceu este domingo a prova inaugural da Taça, dando continuidade à boa forma apresentada na recente prova do Open Sentir Penafiel, na qual assumiu a liderança desse troféu. No segundo lugar ficou o campeão nacional Ricardo Marinheiro (Maiatos/Reabnorte), a 9 segundos, e em terceiro Roberto Ferreira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), a 29 segundos.

Em elites femininas, Ana Rita Vigário (Sporting-Tavira) continuou a senda de vitórias iniciada no Open de Penafiel, conquistando mais um triunfo na vertente de inverno. Em Águeda, a ciclista leonina deixou a 14 segundos Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) e a 5 minutos e 1 segundo Fátima Vida (Individual).

Entre os mais novos, Débora Figueiredo (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias & Araújo|Frulact) foi a única participante em sub-23. Em júnior, a vitória coube a Rodolfo Serafin (BTT Loulé/BPI/Elevis), em cadetes ficou nos pedais de Diogo Neves (BTT Loulé/BPI/Elevis) e Ana Santos (ASC/Focus Team-Vila do Conde).

Rúben Nunes (ASC/Focus Team-Vila do Conde) venceu em master 30, Nuno Inácio (Individual), em master 40, António Moreira (Individual) em master 50 e Raquel Marques (ASC/Focus Team-Vila do Conde) em master feminina.

Tomás Carvalho (Maiatos/Reabnorte) brilhou na categoria juvenil e Fábio Resende (CC Bairrada) em promoção.

A segunda prova da Taça da Portugal de Ciclocrosse está marcada para o próximo dia 26 de Novembro, em Torre de Dona Chama, Mirandela.

Resultados completos aqui.

Pódio elites femininas (© FPC)

Pódio elites masculinos (© FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.