Avançar para o conteúdo principal

Retrospectiva 2016: Louletano-Hospital de Loulé

TEMPORADA POSITIVA

No seguimento da série de artigos contemplando uma retrospectiva da temporada 2016 das equipas continentais portuguesas, abordamos a esquadra Louletano-Hospital de Loulé, que fechou o Ranking APCP Equipa do Ano no 3º lugar.

O grupo Louletano-Hospital de Loulé, dirigido por Jorge Piedade, protagonizou uma temporada positiva. Três foram as vitórias alcançadas nas competições nacionais, dividindo João Benta e Vicente de Mateos o protagonismo nos triunfos. O português venceu a etapa com final no alto de Montejunto do Troféu Joaquim Agostinho e a geral do Circuito do Bombarral. O espanhol conquistou uma etapa na Volta a Portugal, prova onde finalizou em 8º da geral.

Com maior destaque, Vicente de Mateos logrou para a equipa um total de 25 lugares no Top 10 de provas nacionais e internacionais, incluindo 3º no Grande Prémio Liberty Seguros e no Grande Prémio Jornal de Notícias, 5º no Memorial Bruno Neves, 6º no Campeonato Nacional de Fundo de Espanha, 8º na Volta a Portugal, Volta a Albergaria e Vuelta a La Rioja, 13º na Vuelta a Madrid e 16º na Klasika Primavera Amorebieta.

João Benta protagonizou performances de destaque em provas da Taça de Portugal e nos Circuitos de fim de época, assinalando-se o desempenho no Troféu Joaquim Agostinho, onde finalizou em 4º da geral, o mesmo lugar conquistado na Clássica de Amarante, 2º no Circuito Ribeiro da Silva, 5º no Grande Prémio Mortágua, 9º no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela e no Circuito de S. Bernardo.

Entre os elementos da equipa, assinala-se o desempenho de Micael Isidoro, que chegou à vitória de uma classificação secundária no Grande Prémio Abimota e esteve perto de vencer etapas na Volta a Portugal (5º na Et3) e no Grande Prémio Jornal de Notícias (7º na Et1). Também José de Segovia evidenciou-se nos lugares cimeiros de algumas provas nacionais, assegurando entre outros resultados o 6º lugar no Grande Prémio do Dão e o 9º na Volta à Bairrada e no Troféu Joaquim Agostinho.

O ano da equipa de Loulé ficou ainda marcado pela ausência prematura de um dos seus mais importantes elementos. Sandro Pinto ausentou-se das estradas desde a queda sofrida em Maio, no Grande Prémio do Dão, levando-o a um longo período de recuperação, que se estendeu até ao final da temporada.

Em termos colectivos, o grupo impôs-se no 3º lugar do pódio por equipas em duas provas pontuáveis da Taça de Portugal e no Troféu Joaquim Agostinho.

Louletano-Hospital de Loulé finalizou 2016 no 3º lugar
do Ranking APCP Equipa do Ano.

Segue-se uma lista dos principais resultados da equipa Louletano-Hospital de Loulé em 2016, contemplando o Top 10 das provas nacionais (incluindo classificação geral, etapas e classificação da juventude) e Top 20 da geral das provas internacionais:

João Benta CG Circuito do Bombarral
João Benta Et1 Troféu Joaquim Agostinho
Vicente de Mateos Et5 Volta a Portugal
Vicente de Mateos *Pontos GP Liberty Seguros
Micael Isidoro *Bolinhas GP Abimota
João Benta CG Troféu Azeméis 2ªprova Taça de Portugal
João Benta CG Circuito Ribeiro da Silva
Vicente de Mateos Et2 GP Jornal de Notícias
Vicente de Mateos CG GP Liberty Seguros
Vicente de Mateos CG GP Jornal de Notícias
Vicente de Mateos Et1 GP Liberty Seguros
Vicente de Mateos Et2 GP Liberty Seguros
Vicente de Mateos Prólogo GP Jornal de Notícias
Vicente de Mateos Et2 Volta a Portugal
José de Segovia Et3 GP do Dão
Equipa CG Troféu Azeméis 2ªprova Taça de Portugal
Equipa CG Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal
Equipa CG Troféu Joaquim Agostinho
Vicente de Mateos Et1 GP Beiras e Serra da Estrela
Vicente de Mateos Et4 GP Jornal de Notícias
Vicente de Mateos Et6 Volta a Portugal
João Benta CG Clássica de Amarante
João Benta CG Troféu Joaquim Agostinho
Cristian Cañada Et3 GP Abimota
José de Segovia Et1 Troféu Joaquim Agostinho
Micael Isidoro CG 100Voltas Festival de Pista de Tavira
Vicente de Mateos CG Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal
Vicente de Mateos Et1 GP Abimota
João Benta CG GP Mortágua 4ªprova Taça de Portugal
José de Segovia Prólogo GP Jornal de Notícias
Micael Isidoro Et3 Volta a Portugal
Vicente de Mateos Campeonato Nacional Espanha de Fundo
Vicente de Mateos Et2 GP Beiras e Serra da Estrela
Vicente de Mateos Et2 Troféu Joaquim Agostinho
Vicente de Mateos Prólogo Volta a Portugal
José de Segovia CG GP do Dão
José de Segovia Et2 GP do Dão
João Benta Et3 Troféu Joaquim Agostinho
Micael Isidoro Et1 GP Jornal de Notícias
Vicente de Mateos Et9 Volta a Portugal
Vicente de Mateos CG Vuelta a La Rioja (Espanha)
Vicente de Mateos CG Volta a Albergaria 1ªprova Taça de Portugal
Vicente de Mateos CG Volta a Portugal
Vicente de Mateos Et1 Volta a Portugal
João Benta Et4 Volta a Portugal
José de Segovia Et3 Volta à Bairrada
Micael Isidoro CG Circuito de Nafarros
Samuel Magalhães CG 100Voltas Festival de Pista de Tavira
José de Segovia CG Volta à Bairrada
José de Segovia CG Troféu Joaquim Agostinho
José de Segovia Prólogo Troféu Joaquim Agostinho
João Benta CG GP Beiras e Serra da Estrela
João Benta CG Circuito S. Bernardo
Cristian Cañada CG Memorial Bruno Neves 3ªprova Taça de Portugal
Vicente de Mateos Et3 Volta a Portugal
10º Vicente de Mateos Et3 GP Jornal de Notícias
10º Vicente de Mateos Et4 Volta a Portugal
10º João Benta Et3 GP Beiras e Serra da Estrela
10º José de Segovia CG Clássica de Amarante
13º Vicente de Mateos CG Vuelta a Madrid (Espanha)
16º Vicente de Mateos CG Klasika Primavera Amorebieta (Espanha)

______
Retrospectiva 2016: W52-FC Porto | Máxima Ganhadora
Retrospectiva 2016: Efapel | Máxima Rival
Retrospectiva 2016: GoldWin-Team José Maria Nicolau
Retrospectiva 2016: Liberty Seguros-Carglass
Retrospectiva 2016: Sicasal-Constantinos-Udo
Retrospectiva 2016: Anicolor
Retrospectiva 2016: Maia e ACDC Trofa

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro