Avançar para o conteúdo principal

Balanço positivo da Selecção no Europeu de Pista

A Selecção Nacional Liberty Seguros esteve presente no Campeonato da Europa de Pista em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, entre os dias 19 e 23 de Outubro. Embora não chegando às medalhas, o quarteto composto por Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), João Matias (Supermercados Froiz), António Barbio e Rafael Silva (Efapel) teve um desempenho bastante positivo nas várias disciplinas, neste que foi um Europeu de elevado nível competitivo.

Selecção Nacional Liberty Seguros no Europeu de Pista,
em França. (foto FPC)

No primeiro dia na pista, António Barbio conseguiu na sua estreia um 21º lugar em Scratch [15 km, 60 voltas], ficando o ouro nas mãos do suíço Gael Suter, a prata para o polaco Adrian Teklinski e o bronze para o holandês Wim Stroetinga. Na prova de 1 km contra-relógio [4 voltas], Ivo Oliveira foi 11º (+2,035s) e João Matias 21º (+5,842s), que bateu o seu recorde pessoal numa disciplina na qual não é especialista. A vitória coube ao francês Quentin Lafargue com um tempo de 1:00.685, seguido do alemão Eric Engler (+0,122s) e do checo Tomas Babek (+0,281s).

O segundo dia ficou reservado à excelente prestação de João Matias na prova de Eliminação, terminando em 5º entre 18 pistards. O ouro pertenceu ao suíço Loic Perizzolo, a prata ao grego Christos Volikakis e o bronze ao checo Jiri Hochmann.

Rafael Silva disputou no terceiro dia as quatro provas pontuáveis em Omnium, terminando no 17º lugar. O espanhol Albert Torres conquistou o ouro, a prata para o suíço Gael Suter e o bronze para o francês Benjamin Thomas. Num novo formato de quatro provas pontuáveis, Rafael foi 19º no Scratch [10 km, 40 voltas], seguindo-se 15º na Tempo Race, 15º em Eliminação e 17º na Corrida por Pontos [25 km, 100 voltas].

Chegados ao quarto dia de provas, Portugal esteve muito perto de disputar a final em Perseguição Individual [4 km, 16 voltas]. Ivo Oliveira foi brilhante, ficando a escassos 4 centésimos de segundo do 4º lugar e consecutivamente da disputa do bronze ao finalizar na prova de qualificação no 5º lugar, enquanto António Barbio terminou em 30º. Seguiu-se Rafael Silva na final da Corrida por Pontos [40 km, 160 voltas], obtendo o 20º lugar com 1 ponto. A vitória ficou nas mãos do dinamarquês Niklas Larsen com 83 pontos, seguido do belga Kenny de Ketele com 53 pontos e do bielorrusso Raman Ramanau com 36 pontos.

No quinto e último dia de pista, a dupla formada por Ivo Oliveira e João Matias competiu em Madison [50 km, 200 voltas], fechando a participação lusa neste Europeu com um 13º lugar. A dupla espanhola Albert Torres e Sebastián Mora revalidou a medalha de ouro, a prata ficou nos pedais dos franceses Benjamin Thomas e Morgan Kneisky e o bronze com os belgas Moreno De Pauw e Kenny De Ketele.

Declarações dos protagonistas:

No regresso à pista, vertente onde já foi campeão nacional em sub-23 no ano de 2012, Rafael Silva fez o balanço de objectivo cumprido: “Terminou o Europeu para mim com o 20º lugar nas 160 voltas da corrida por pontos! Objectivo cumprido, pontuar num sprint, um ponto, e sem ser dobrado. Temos de começar por algum lado e só de estar aqui já é um orgulho, porque não é fácil competir de igual para igual com os melhores dos melhores. Falta melhorar muito tacticamente e tecnicamente para ombrear da melhor forma, mas eu acredito nisso. Basta continuar a correr a este nível, porque só assim dá para evoluir. Obrigado a todos os portugueses que surpreendentemente apareceram em bom número para puxar por Portugal e a todos que puxam por nós. Fica a promessa que irei continuar a trabalhar para melhorar e arrependido de ter estado afastado da pista 4 anos.

João Matias mostrou-se satisfeito com a sua prestação: “Muito feliz e orgulhoso pelo resultado obtido, depois de todo o trabalho e dedicação para estar a 100% neste Campeonato da Europa!”

Campeão do Mundo e da Europa em Perseguição Individual no escalão júnior, o sub-23 Ivo Oliveira esteve bem neste Europeu, mas a sua ambição e vontade de superar-se a cada competição levaram-no a querer mais do que foi alcançado: “Dia frustrante… 5º lugar em Perseguição Individual, apenas a 0,044s da final. Lutei pelo meu objectivo, mas não foi o suficiente. Para a próxima será melhor, espero! Obrigado a todos pelo apoio!”

Resumo dos resultados lusos:
Resultados completos aqui

1º DIA
Scratch:
21º António Barbio
1 km CR:
11º Ivo Oliveira
21º João Matias

2º DIA
Eliminação:
5º João Matias

3º DIA
Omnium:
17º Rafael Silva
Provas pontuáveis para Omnium
Scratch:
19º Rafael Silva
Tempo Race:
15º Rafael Silva
Eliminação:
15º Rafael Silva
Corrida por Pontos:
17º Rafael Silva

4º DIA
Perseguição Individual:
5º Ivo Oliveira
30º António Barbio
Corrida por Pontos:
20º Rafael Silva

5º DIA
Madison:
13º Dupla com Ivo Oliveira e João Matias

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.