Avançar para o conteúdo principal

Reconhecimento a Jose Manuel Gutiérrez

O ciclista espanhol Jose Manuel Gutiérrez recebeu o Troféu Reconhecimento pela boa temporada realizada em 2016, na 4ª edição da Gala Pedaleo “Valores e Reconhecimentos”, a qual distingue anualmente as personalidades que marcaram a época desportiva, tendo já premiado em 2013 como Clube do Ano o nosso Sport Ciclismo S. João de Ver.

Jose Manuel Gutiérrez ao lado do ex-ciclista profissional
Eduardo Chozas na entrega do Troféu Reconhecimento.
(foto Pedaleo)

Um ciclista nunca desiste ao primeiro percalço que encontra pelo caminho. Quem vive o ciclismo de perto sabe que esta frase é das maiores verdades deste desporto. Jose Manuel Gutiérrez é um desses exemplos que marcam quem acompanha mais afincadamente a modalidade. Temporada após temporada, ‘El Gallu’ supera obstáculos, golpes no corpo provocados pelas incontornáveis quedas e feridas na alma por ter experimentado o sabor de correr a nível profissional [na equipa Tusnad] onde espera regressar pelo seu talento, garra e maestria na obtenção de resultados. Como escrevemos em 2014, “o coração comanda os seus passos” e é assim até aos dias de hoje.

O ano de 2016 foi vivido na equipa galega CC Rias Baixas, com a qual protagonizou uma época desportiva tão positiva, que o levou a fechar no 5º lugar do Ranking Elite/Sub-23 elaborado pela RFEC – Real Federación Española de Ciclismo, ficando a equipa no 3º lugar do Ranking colectivo.

Entre os resultados mais proeminentes contam-se as vitórias na Clásica de Ascensión, em Santiago de Compostela, e na segunda etapa da Vuelta a Zamora, com chegada a Trabazos. Além dos triunfos, somou importantes resultados como o 2º lugar na Clásica Primavera (Ontur), 2º na Clásica de la Chuleta (Cuellar), 2º na Volta Coruña, 4º na Clásica de Pascua (Padrón), 4º na Vuelta a Zamora, 4º no Memorial Santiesteban (Colindres) e 5º na Vuelta a los Pinares (Segovia), referindo apenas alguns dos mais destacáveis lugares.

Jose Manuel Gutiérrez dividiu a atenção entre Espanha e Portugal, conseguindo em território lusitano destacadas performances como na Volta às Terras de Santa Maria, prova por etapas na qual lutou pela geral, finalizando em 5º, e bateu-se pela vitória das três jornadas, finalizando sempre entre os primeiros na meta. Já no Grande Prémio do Dão, uma das mais duras competições por etapas disputadas em Portugal, ‘El Gallu’ fechou na parte cimeira da tabela classificativa na 19ª posição.

Na sua página de facebook, escreveu recentemente: “Na passada Vuelta a Galicia deixámos cair o pano a esta temporada 2016. Uma bonita temporada, com bons e maus momentos, mas na qual desfrutei muito a cada dia. Cada viagem ou cada jantar foi uma nova aventura com os rapazes, são sobretudo esses momentos que guardo acima de qualquer conquista desportiva, que foram muitas e boas individual e colectivamente.”

Pelo caminho traçado ao longo dos anos e por tudo o que foi alcançado na presente época desportiva, no passado dia 15 de Outubro no Auditório do C.T.L.B de Benavente, em Zamora, o Clube Pedaleo entregou pelas mãos do ex-ciclista profissional Antonio Civantos o Troféu Reconhecimento a Jose Manuel Gutiérrez.

Jose Manuel Gutiérrez a receber o Troféu Reconhecimento
pelas mãos do ex-ciclista profissional Antonio Civantos.
(foto Pedaleo)
Jose Manuel Gutiérrez na luta pela 1ª etapa na
Volta às Terras de Santa Maria, em Portugal.
(foto Helena Dias)

Principais resultados alcançados em 2016:
CG Clásica de Ascensión, Santiago de Compostela
Et2 Vuelta a Zamora
CG Clásica Primavera, Ontur
CG Clásica de la Chuleta, Cuellar
Et3 Volta a Coruña
CG Volta Coruña
Et1 Volta a Coruña
Et1 Volta a Galicia CRE
CG Clásica de Pascua, Padrón
CG Vuelta a Zamora
Et1 Volta às Terras de Sta. Maria, Portugal
Et2b Volta às Terras de Sta. Maria, Portugal
Campeonato de España CRI Elite
Et1B Vuelta a Zamora
CG Memorial Santiesteban, Colindres
CG Volta às Terras de Sta. Maria, Portugal
CG Vuelta a los Pinares, Segovia
Et2 Volta a Coruña
Ranking RFEC
Et1 GP Vila Real
CG GP Vila Real
CG Klasika Loinaz, Beasain
Aguilar de Campo, 1º MV
Et1 Vuelta a Tenerife
CG Trofeo Iberdrola Zamora
Et1 GP do Dão, Portugal
10º Et3 Vuelta a Tenerife
11º CG Trofeo Santiago
12º Et2 Vuelta a Toledo
12º CG Trofeo Luis Sanchez Huergo, Mareo
13º CG Trofeo San Antonio en Renedo
15º CG Vuelta a Toledo
15º Et4 Vuelta a Zamora
16º Et2a Volta às Terras de Sta. Maria, Portugal
18º CG Vuelta a Tenerife
18º Et3 Vuelta a Galicia
18º Et2 GP Vila Real
19º Et2 Vuelta a Tenerife
19º CG GP do Dão, Portugal
19º CG Circuito de Escalante
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.