Avançar para o conteúdo principal

Tiago Antunes conquista GP Gondomar

Tiago Antunes alcançou para a Sicasal-Constantinos-Udo a primeira grande vitória da temporada, conquistando o Grande Prémio de Gondomar, após a vitória do contra-relógio. Gonçalo Carvalho (Anicolor) triunfou na etapa em linha e finalizou em 3º da geral, precedido pelo companheiro Jorge Magalhães.

Tiago Antunes conquista GP Gondomar
(foto Helena Dias)

O pelotão de juniores de 2º ano e sub-23, que ontem finalizou a Volta dos Campeões ganha por Fábio Mansilhas (Anicolor), disputou hoje a 48ª edição do Grande Prémio Centro Ciclista de Gondomar.

Na manhã deste domingo, Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Udo) venceu o contra-relógio individual de 5,5 km em Gondomar, gastando 6m58s a uma média de 44,785 km/h. O vice-campeão nacional da especialidade Jorge Magalhães (Anicolor) ficou em 2º com o mesmo tempo e André Ramalho (GoldWin-Team José Maria Nicolau) em 3º lugar a 6s. O campeão nacional júnior João Almeida (Bairrada) seguiu-se em 4º lugar, gastando mais 14s. Também em destaque esteve a Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade a terminar com 5 corredores no Top 10.

De tarde, a vitória da etapa em linha de 82 km sorriu a Gonçalo Carvalho (Anicolor), recente vencedor da Volta à Madeira. O jovem corredor triunfou isolado na meta, cruzando em seguida a meta a 29s o grupo perseguidor encabeçado pelo companheiro Fábio Mansilhas e Francisco Campos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Tiago Antunes chegou nesse grupo perseguidor, cruzou a linha em 8º e segurou a liderança, conquistando em definitivo o 48º GP Gondomar. O pódio da geral ficou completo pela dupla da Anicolor, Jorge Magalhães e Gonçalo Carvalho, que agarrou a classificação por pontos e das metas volantes.

À semelhança do dia de ontem, José Dias (Maia) conquistou a camisola da montanha. Ricardo Teixeira (Anicolor) recebeu o prémio de melhor atleta Gondomarense. A Anicolor voltou a ser a equipa mais forte, seguida da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e da GoldWin-Team José Maria Nicolau.

Entre os juniores de 2º ano, Jorge Alves (Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel) venceu a classificação da juventude, seguido da dupla da Bairrada, João Almeida e Daniel Viegas.

Resultados CRI
1º Tiago Antunes (Por) Sisacal-Constantinos-Udo 0:06:58
2º Jorge Magalhães (Por) Anicolor m.t.
3º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +6”
4º João Almeida (Por) Bairrada +14”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +15”
6º Daniel Viegas (Por) Bairrada +17”
7º João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +21”
8º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +24”
9º Augusto Vitorino (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +25”
10º Pedro Henriques (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +25”

Resultados Etapa em Linha
1º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor 2:08:19
2º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor +29”
3º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +29”
4º Jorge Magalhães (Por) Anicolor +29”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +29”
6º Sergio Prado (Esp) CC Vigues +29”
7º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +29”
8º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +29”
9º Hugo Nunes (Por) Anicolor +29”
10º Jorge Alves (Por) Silva & Vinha-Adrap-Sentir Penafiel +46”

C. Geral Final
1º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo 2:15:46
2º Jorge Magalhães (Por) Anicolor m.t.
3º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +4”
4º André Ramalho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +6”
5º Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +15”
6º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +24”
7º Fábio Mansilhas (Por) Anicolor +30”
8º Hugo Nunes (Por) Anicolor +31”
9º Sergio Prado (Esp) CC Vigues +37”
10º João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +53”
Resultados completos aqui
Resultados CRI

Resultados Etapa em Linha e Geral

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.