Avançar para o conteúdo principal

Tiago Ferreira agarra ouro no Mundial de Maratonas

Tiago Ferreira sagrou-se este domingo Campeão do Mundo de Maratonas BTT (XCM). O título alcançado pelo português de 27 anos é o segundo a nível mundial de elite alcançado por Portugal, depois de Rui Costa (Lampre-Merida) brilhar em 2013 no Mundial de Estrada.

Ao serviço da Selecção Nacional em Laissac, França, Tiago Ferreira agarrou a medalha de ouro cruzando a meta em solitário ao final de 90 km, deixando a 19s o austríaco Alban Lakata e a 56s o checo Kristian Hynek, prata e bronze respectivamente.

Actual campeão nacional de XCM, título alcançado três vezes sendo as duas últimas consecutivas, Tiago Ferreira soma ao ouro mundial a recente medalha de prata alcançada no Europeu disputado na Letónia, onde a vitória sorriu ao estoniano Peeter Pruus.

Estas conquistas são promissoras para o próximo grande desafio de Tiago Ferreira, convocado juntamente com David Rosa para defender em XCO (cross country olímpico) as cores lusitanas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Tiago Ferreira agarra ouro no Mundial de Maratonas
(foto facebook)
Momento da vitória de Tiago Ferreira
(foto UCI)

Tiago Ferreira, Campeão do Mundo de Maratonas
(foto FPC)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.